[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25401
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Terça-feira 31st 2012f Janeiro 2012 12:40:31 PM

trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes

a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....

acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....

ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...

mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30th 2012f Janeiro 2012 10:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor sergioluiscs » Terça-feira 31st 2012f Janeiro 2012 01:16:10 PM

SemControle escreveu:trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes

a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....

acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....

ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...

mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
SemControle, E sobre montar meu motor com os pistões do GLS de 9,8:1, fica bom?

A potencia que eu perco é muito notoria? o carro fica fora de enquadramento?

Hoje achei os pistões por importação, GSi 79,5mm 4v 10,5:1 o prazo de 2 semanas e preço R$1300 que mata!

Qual seria o pistão sobre medida que vc me indica?

Abraço


Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25401
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Terça-feira 31st 2012f Janeiro 2012 11:40:26 PM

tem varias empresas q fazem, mas o valor deve ficar mais salgado q esse, o q complica ainda mais é o fator dessa taxa e as cavas das valvulas......eskeci o nome, na argentina tem uma empresa, mas o foco deles é mais os fiats...

usar os pistoes do GLS vc vai destaxar seu motor, vai render como um gls, possivelmente um pouco mais por conta de outros aspectos melhorados no gsi

o enquadramento sera normal, so montar com as polias alinhadas corretamente q nao tem problema...


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23rd 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor ccca » Segunda-feira 06th 2012f Fevereiro 2012 03:51:20 PM

Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.


fabio.brandao.rs
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 20th 2018f Julho 2018 02:09:26 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Re:

Mensagempor fabio.brandao.rs » Segunda-feira 30th 2018f Julho 2018 09:13:26 PM

ccca escreveu:Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.



To vasculhando a dias na internet as bielas com medidas especiais pra usar o vb 1.6 com pistão 1.8.... onde tu mandou fazer? tbm sou de POA.




Voltar para “Projeto e Preparação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes