Pessoal, instalei esse conforto no meu Classic. Para quem tem conhecimento em elétrica e eletrônica fica tranquilo.
Materiais:
relé temporizador dos faróis do Monza (DNI0411);
terminais para relé, com as capas;
5 fios de cores diferentes, para as ligações (uns 2m de cada);
paciência.
Ligação: o relé possui 5 pinos, identificados por 15, 30, 31, 87 e S. No pino 15 é ligado um +12V pós chave. No pino 30, é ligado um +12V direto. No pino 31 é ligado o negativo. No pino S, é ligado um +12V que comanda a abertura das travas elétricas. No pino 87, é ligado no fio cinza/amarelo da chave do farol.
Funcionamento: ao desligar o alarme, o pulso positivo para levantar as travas elétricas aciona o relé, que manda o sinal para a chave do farol, acendendo as luzes de posição (farolete). O relé conta um tempo de ~14s.
Obs: se seu alarme comanda o travamento das portas após ligar a ignição, ao desligar a ignição as luzes vão acender;
se quiser tb acionar os faróis (farei isso no meu carro depois), terá que ligar o fio vindo do pino 87 no fio amarelo/branco da chave dos faróis. Terá que colocar diodos 6A10 antes de chegar nos fios cinza/amarelo e amarelo/branco. Se não colocar os diodos, ao ligar a luz de posição, já acendem os faróis baixos.
http://youtu.be/iyqraidv8Bc
Quem tiver dúvidas, pode perguntar a vontade.
[DICA] - Acendendo a iluminação externa ao desligar o alarme
- José Leal
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[DICA] - Acendendo a iluminação externa ao desligar o alarme
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Excelente resposta!!!! Copiei e coloquei aqui nos meus tuturiais
Valeu José Leal!
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Volante do Vectra funcionando! Veja: http://youtube.com/watch?v=JZsV6EZW69o
Encontro 10 anos: http://youtu.be/B3zmFIu6GKQ
Ups 2013 ! http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... &start=240
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- José Leal
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Pessoal, preciso de uma ajudinha aqui. Conforme falei no primeiro post, para acender os faróis, precisaria de colocar diodos, para não dar retorno do farolete no farol. Só que os diodos 6A10 ainda fornecem uma resistência, fazendo com que os faróis não acendam com todo o brilho e ainda eles esquentam muito, o que pode queima-los ou até ocasionar um incêndio.
Então, se alguém puder me ajudar, qual diodo que eu posso usar para alimentar os faróis? Lembrando que eles devem suportar uma corrente de no mínimo 20A.
Então, se alguém puder me ajudar, qual diodo que eu posso usar para alimentar os faróis? Lembrando que eles devem suportar uma corrente de no mínimo 20A.
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José,José Leal escreveu:Pessoal, preciso de uma ajudinha aqui. Conforme falei no primeiro post, para acender os faróis, precisaria de colocar diodos, para não dar retorno do farolete no farol. Só que os diodos 6A10 ainda fornecem uma resistência, fazendo com que os faróis não acendam com todo o brilho e ainda eles esquentam muito, o que pode queima-los ou até ocasionar um incêndio.
Então, se alguém puder me ajudar, qual diodo que eu posso usar para alimentar os faróis? Lembrando que eles devem suportar uma corrente de no mínimo 20A.
Neste caso não é melhor usar um rele?
Os doidos alimentam um rele, que para a parte de sinal usa uma corrente minima, e os farois vem apartir do sinal que sai do rele.
Acho mais seguro hein!
Abraços,
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José. Instalei o alarme da positron Px 300 este fim de semana e o esquema que usei não foi necessário diodo (achei que precisaria pelo retorno) peguei pela luz baixa (amarelo) no interruptor e utilizei um relê universal. Está funcionando perfeito. Agora tenho 2 sistema de "folow me" pelo controle remoto do alarme e pelo sinal de luz alta o qual adaptei do monza (rele marrom).
Volante do Vectra funcionando! Veja: http://youtube.com/watch?v=JZsV6EZW69o
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Lirani, já pegando a dica do Julio, parece que não vai precisar de diodo. O problema é que vai encher de relés a caixa de fusíveis. Aliás, tentei colocar o temporizador em um dos locais vagos, mas os terminais que tenho aqui não serviram.
Amanhã farei um teste, ligando o temporizador direto na chave.
Amanhã farei um teste, ligando o temporizador direto na chave.
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Pessoal, peguei uma dica com um amigo que tem um Meriva, com a função iluminação ao desligar o alarme, e parece que ela é controlada pelo BCM. Vou ver se consigo montar um circuito que faça a mesma função do BCM, usando relés. Assim vai acender além das luzes externas, a luz interna e o hodômetro no painel. Originalmente acende tb o TID, mas não sei se coloco essa função.
Aguardem cenas dos prôximos capítulos
Aguardem cenas dos prôximos capítulos
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- José Leal
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Pessoal, sobre o BCM para o Classic, pedi para que o amigo que possui o Meriva descrevesse como funciona o sistema:
As imagens estão em tamanho grande, para mostrar detalhes.
A diferença é que no meu esquema, vai acender o TID ao desligar o alarme, enquanto no original, acende o TID apenas quando abre a porta.
O que vcs podem me dizer sobre o esquema? Está certo ou vai incendiar o carro?
Um abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda.
Deste modo, bolei o seguinte esquema:Testei lá.
Ao desligar o alarme, acende externamente: o farol baixo, as lanternas traseiras e a luz da placa.
Internamente: as luzes do teto e o display do odometro total/parcial. (apenas o display, o resto da iluminação fica desligado)
Ao abrir a porta, enquanto os faróis estão acesos, o aviso de farol ligado Não bipa.
As imagens estão em tamanho grande, para mostrar detalhes.
A diferença é que no meu esquema, vai acender o TID ao desligar o alarme, enquanto no original, acende o TID apenas quando abre a porta.
O que vcs podem me dizer sobre o esquema? Está certo ou vai incendiar o carro?
Um abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda.
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Bom Dia, tudo bem?
Estou querendo fazer a função das luzes internas, porém agora surgiu uma dúvida, qual relé você usou o DNI 0411 para farol ou o DNI 0305 para Luz interna?
Abraços
Estou querendo fazer a função das luzes internas, porém agora surgiu uma dúvida, qual relé você usou o DNI 0411 para farol ou o DNI 0305 para Luz interna?
Abraços
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