[TUTORIAL] - [Personalização] Switch na iluminação do teto do carro!

Responder
ThiiShuffler
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 24 2012f Fevereiro 2012 08:49:11 PM
Localização: São Pedro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - [Personalização] Switch na iluminação do teto d

Mensagem por ThiiShuffler »

Olá a todos.

Recentemente eu estava me incomodando com a iluminação do teto do carro ligando toda hora que abria uma porta, principalmente ultimamente que fui fazendo customizações durante o dia e começou dar agonia da bateria arriar, e a noite o pessoal olhando pra dentro do carro toda hora.

Enfim, nesse tópico irei mostrar uma personalização que fiz agorinha (saiu do forno agora), para controlar quando a iluminação deve ser acesa.


Materiais:
1 - Chave de fenda
1 - Switch (qualquer modelo que faça a tarefa de cortar uma corrente)
* - Criatividade para fazer de um jeito que lhe agrade.

Vamos começar mostrando a iluminação funcionando:
Imagem

Agora use a chave de fenda para retirar o acrílico da base:
Imagem

Acrílicos sendo removidos:
Imagem

Nesse momento você terá acesso as travas que seguram a base no teto, use a chave de fenda para "soltalos" do forro do teto, empurrando-os para dentro (recomendo que faça primeiro os de baixo, depois os de cima):
Imagem

Após removido ficará assim:
Imagem

Solte o chicote da placa puxando-o:
Imagem

Ele fica conectado nessa parte preta da placa:
Imagem

Corte o fio mais grosso (o meu é o vermelho), pois ele é o responsável por passar a carga positiva:
Imagem

Descasque suas pontas:
Imagem

O Switch deve ser conectado no meio dessas duas pontas, fazendo sua função de cortar/passar a corrente elétrica de acordo com nossa vontade:
Imagem

Usei um pedaço de uns 5cm para conectar o Switch às pontas dos fios do chicote, não importa a polaridade/lado que você colocar, ele fará a função dele independente disso:
Imagem

Agora entra a parte de criatividade, você pode fazer um buraco no acabamento pro botão ficar acoplado, pode por ele no lugar do outro botãozinho inútil ali (não sei o que aquilo faz, ou fazia), e por aí vai, e depois monte-o de volta:
Imagem

O meu eu coloquei escondido atrás do acabamento curvado, escondido:
Imagem

Após os testes, coloquei os acrílicos novamente:
Imagem


Fiz um vídeo mostrando o funcionamento:
[youtube]0mRYhZQJxAc[/youtube]

PS: Está havendo um mal contato estúpido quando as lampadas são desligadas e ligadas (como podem ver no vídeo), no qual volta a funcionar só quando da um tapinha, receio que isso seja porque os sockets não esteja segurando as lampadas direito, pois estão no limite já, vou verificar isso durante o dia.
Só para esclarecer que isso não há nada haver com a customização, antes de fazer ela já acontecia isso.

Obrigado, e espero ter contribuído!
Luzan.spa
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 09 2020f Janeiro 2020 08:16:55 PM
Localização: Pedra Bonita - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Luzan.spa »

Isso é algo que me incomoda.
Valeu pela ideia.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Personalização”