[SOLUÇÃO] - Ventilador disparando aos 100°C - CORSA GSI
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sendo um sistema fechado, e trabalhando sob pressao, o ponto de ebulicao da agua é muito maior q o normal a 100ºC, acho q esta tudo dentro dos conformes.....da uma passada num mecanico e pergunta pra ele se é normal ir até tal lugar o ponteiro, baixar tanto, essas coisas
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eu tava com um defeito tipo desses ai, atemperatura ia ate 100/102 ai começava a ferver ,dai descobri que quando mechia na chave da igniçao a ventuinha armava tava com mau contato no tambo de igniçao. troquei ficou zero agora a ventuinha arma em 95/96 certinho isso pode ser que ajude
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olha soh o mecanico mediu com o scaner e disse que a temp. está normal...
so que no ponteiro do painel a ventuinha ta disparando em 100º e no aparelho dele ta marcando 98º so que agora ele ja ta indo no vermelho e ta disparando em 104º
será problema no painel?
so que no ponteiro do painel a ventuinha ta disparando em 100º e no aparelho dele ta marcando 98º so que agora ele ja ta indo no vermelho e ta disparando em 104º
será problema no painel?
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mas 104 real?alan gledson escreveu:olha soh o mecanico mediu com o scaner e disse que a temp. está normal...
so que no ponteiro do painel a ventuinha ta disparando em 100º e no aparelho dele ta marcando 98º so que agora ele ja ta indo no vermelho e ta disparando em 104º
será problema no painel?
se for ta esquentando demais
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DESENTERRANDO POR UM BOM MOTIVO, ATENÇÃO DONOS DE GSi
Passei nervoso com o meu por mais de 1 ano.... mas aqui esta a boa noticia....
Descobri o que acontecia no meu e espero q sirva no de vcs tbm....
O Corsa GSi tem dois termostatos que servem para ligar a ventoinha do radiador, esses sensores são diferentes do Corsa comum, muitos mexanicos e auto-peças passam os sensores errados e assim faz o GSi trabalhar em 95 a 98 graus em media. O meu carro ficava manco nessa temperatura... as vezes nem ligava o primeiro estagio da ventoinha e ja entrava o segundo estagio barulhento.
Solução foi trocar o termostato do primeiro estagio (dois fios) que é o mesmo do vectra 16v,Corsa GSi e astra 95. Faixa de trabalho é: 88°c liga e desliga em 85°c COD GM.:90.357.30 (paguei R$48,07 da marca Wahler na mercadocar).
O termostato do segundo estagio, possui 3 fios e serve tbm para ativar a ventoinha do ar condicionado. Faixa de trabalho é: 100°c liga e desliga em 95°c. (R$58,00 na mercadocar, não conferi o codigo e nao tenho certeza se é o mesmo, pois nao precisei deste)
Se foi colocado o termostado de 2 fios, do primeiro estagio a peça errada do corsa comum o seu GSi estando com o segundo estagio orginal de GSi mesmo, acarreta a entrada do segundo estagio do ventilador do radiador antes mesmo do primeiro estagio ou a entrada do primeiro estagio por pouco tempo e logo em seguida ja entra o segundo estagio, pois o do corsa comum liga apenas em 100°c e não 88°c.
Agora o carro trabalha em 90°c e parado no transito intenso chega a 95 e entra o segundo estagio.... Está uma beleza o carro e deixou de ser manco.
Tabela de aplicação (observe a pagina 32-b):
http://www.thomson-net.com.br/download/ ... ratura.pdf
Obs.: não sei pq, mais o Corsa GSi esta com a descrição de S/AR... mas sei que ficou otimo agora.
Certo:
GM CORSA origem: BR GSI 16V ano 94/95 90.357.303 faixa de trabalho 88°c / 83°c
Errado:
GM CORSA BR 1.6L MPFI 16V Gas. 94/98 C/ - S/ Ar 90.242.277 100 / 95
Passei nervoso com o meu por mais de 1 ano.... mas aqui esta a boa noticia....
Descobri o que acontecia no meu e espero q sirva no de vcs tbm....
O Corsa GSi tem dois termostatos que servem para ligar a ventoinha do radiador, esses sensores são diferentes do Corsa comum, muitos mexanicos e auto-peças passam os sensores errados e assim faz o GSi trabalhar em 95 a 98 graus em media. O meu carro ficava manco nessa temperatura... as vezes nem ligava o primeiro estagio da ventoinha e ja entrava o segundo estagio barulhento.
Solução foi trocar o termostato do primeiro estagio (dois fios) que é o mesmo do vectra 16v,Corsa GSi e astra 95. Faixa de trabalho é: 88°c liga e desliga em 85°c COD GM.:90.357.30 (paguei R$48,07 da marca Wahler na mercadocar).
O termostato do segundo estagio, possui 3 fios e serve tbm para ativar a ventoinha do ar condicionado. Faixa de trabalho é: 100°c liga e desliga em 95°c. (R$58,00 na mercadocar, não conferi o codigo e nao tenho certeza se é o mesmo, pois nao precisei deste)
Se foi colocado o termostado de 2 fios, do primeiro estagio a peça errada do corsa comum o seu GSi estando com o segundo estagio orginal de GSi mesmo, acarreta a entrada do segundo estagio do ventilador do radiador antes mesmo do primeiro estagio ou a entrada do primeiro estagio por pouco tempo e logo em seguida ja entra o segundo estagio, pois o do corsa comum liga apenas em 100°c e não 88°c.
Agora o carro trabalha em 90°c e parado no transito intenso chega a 95 e entra o segundo estagio.... Está uma beleza o carro e deixou de ser manco.
Tabela de aplicação (observe a pagina 32-b):
http://www.thomson-net.com.br/download/ ... ratura.pdf
Obs.: não sei pq, mais o Corsa GSi esta com a descrição de S/AR... mas sei que ficou otimo agora.
Certo:
GM CORSA origem: BR GSI 16V ano 94/95 90.357.303 faixa de trabalho 88°c / 83°c
Errado:
GM CORSA BR 1.6L MPFI 16V Gas. 94/98 C/ - S/ Ar 90.242.277 100 / 95
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ola amiguinho....
eu tinha o mesmo problema que vc....e mais uns par que eu vi aqui no forum...de tanto ler, e ter duvidas, tanto pelo seu problema, e de tanto tomar patada de tecnicos e lugares que nao sabem de nada, eu descobri sozinho como funciona esse diabo de 1º e 2º estagio....funciona assim:
o corsa, com ar condicionado, tem seus reles em cima do porta luvas, vc tem que tirar o porta luvas, que tem 4 parafusos, da uma olhada pra cima que vc os ve...bem.. la tem 6 reles....
o primeiro, é o azul, que liga o ar condicionado...
o segundo, é verde, que so liga a velocidade 4 do ar interno..( a de dentro do carro )
o terceiro, é amarelo, esse liga o 2º estagio da ventoinha do radiador...( como assim liga o 2º estagio? simples...se falhar de ligar o 1º estagio, ( que é entre 93º - 95º ), se liga o 2º estagio perto dos 100º + / - ....como segurança...
o quarto, é cinza, esse é o rele de duplo-contato, quando vc liga o ar, ele ja funciona fraquinho,( como no 1 do ar de dentro do carro )
o quinto, é preto, rele reversivel....deve reverter alguma coisa....
o sexto, é verde, esse, liga o 1º estagio da ventoinha do radiador, ( esse rele, quando a temperatura do carro chega no meio, ele que faz a ventoinha ligar fraca, para controlar a temperatura ), funciona assim, quando da perto de 96º, ela liga a ventoinha, e quando chega em 93º-94º ela desliga a ventoinha....
se esse rele, na posição 6, estiver queimado, o 1º estagio nao é acionado...( obvio ), dai, como nao controlou a temperatura nesse ponto, o carro continua esquentando...e quando chega perto dos 100º ele aciona o 2º estagio.....
blz...ligou o 2º estagio...refrigerou ate perto de 97º, ( ai nesse ponto, ja desligou o 2º estagio, mas continuou o 1º estagio, ate normalizar e quando atingir 93º-94º, o 1º estagio tbm desliga ).
supomos, que mesmo com o 1º estagio funcionando certinho, seu carro supostamente chegue a 100º ou perto, ele tbm aciona o 2º estagio pra garantir...
consegue entender? pareçe meio confuso, mas no meu corsa acontecia isso....nao ligava o 1º estagio...ia pro segundo nos 100º graus...fui em um monte de tudo o que se possa imaginar, ler nos post's por ai, video no google, fui ate em vidente, pra ter visao do futuro e passado....e nada....por causa dos que se dizem TECNICOS ESPECIALIZADOS, eu morri num sensor de temperatura novo, ( original gm ), uma valvula termostatica nova, ( tbm original gm ), velas...( acredite se quiser, pois me disseram que poderiam ter colocado velas mais quentes....), enfim....dai um dia eu deitado pra dormir, tive a brilhante ideia que se tivesse 2 velocidades, era controlado por alguem, e que pra isso, tbm tinha rele....demorou pra eu achar ele, e por fim era o rele....
sou o segundo dono do carro, pra quem tem duvida de como elas devem funcionar, elas trabalham assim:
o carro atinge 95º + / -, liga o 1º estagio ( ventoinha do radiador, e ventoinha do ar condicionado junto )
vc ligou o ar condicionado, ( tanto faz se seu carro vc deu a primeira partida do dia, ele totalmente frio...), vc ligou o ar condicionado, ele liga sim a ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador do ar juntos, no 1º estagio....
o carro esquentou por algum motivo...perto dos 100º ( subida de serra...bla bla bla...( tbm tanto faz se o ar estiver ligado ou nao....se estiver ligado, vai estar no 1º estagio..), nesse ponto, se liga o 2º estagio, e as ventoinhas do radiador e ar condicionado juntas aumentam a velicidade....
deu pra entender mais ou menos? eu sei que ficou enorme o post, mas eu quis fazer bem explicadinho, pq tem quem diz que sabe e nao tem nem ideia de como fucniona.....teve tbm, quem quis por o kit verao....e depois de conclusoes, o kit verao se serra uma mangueira, poe um cano com um cebolao, e o cebolao ( pasmem ), é ligado no rele do 1º estagio.....entenderam? se o rele nao funcionar, o kit tbm nao serve de nada....
ou seja, isso tudo vc ja tem no seu carro, so que eletronicamente, ( que é 1 milhao de vezes melhor ), mas por ignorancia é mais facil fazer gambiarras....gambiarras nao, soluçoes mal-planejadas e executadas....
fica ai a dica... espero ter ajudado....e se alguem que ler isso, tiver esse problema...ou vi um topico com alguem com o mesmo ploblema, ou discute o assunto por ai, sinta-se a vontade pra copias e colar aonde for...o intuito e a deia, é RESOLVER O PROBLEMA de forma original, se corte de fios, junta aqui, poe ali.. essas coisas...
blzinha? um abraço a todos...
SR. SINISTRO
eu tinha o mesmo problema que vc....e mais uns par que eu vi aqui no forum...de tanto ler, e ter duvidas, tanto pelo seu problema, e de tanto tomar patada de tecnicos e lugares que nao sabem de nada, eu descobri sozinho como funciona esse diabo de 1º e 2º estagio....funciona assim:
o corsa, com ar condicionado, tem seus reles em cima do porta luvas, vc tem que tirar o porta luvas, que tem 4 parafusos, da uma olhada pra cima que vc os ve...bem.. la tem 6 reles....
o primeiro, é o azul, que liga o ar condicionado...
o segundo, é verde, que so liga a velocidade 4 do ar interno..( a de dentro do carro )
o terceiro, é amarelo, esse liga o 2º estagio da ventoinha do radiador...( como assim liga o 2º estagio? simples...se falhar de ligar o 1º estagio, ( que é entre 93º - 95º ), se liga o 2º estagio perto dos 100º + / - ....como segurança...
o quarto, é cinza, esse é o rele de duplo-contato, quando vc liga o ar, ele ja funciona fraquinho,( como no 1 do ar de dentro do carro )
o quinto, é preto, rele reversivel....deve reverter alguma coisa....
o sexto, é verde, esse, liga o 1º estagio da ventoinha do radiador, ( esse rele, quando a temperatura do carro chega no meio, ele que faz a ventoinha ligar fraca, para controlar a temperatura ), funciona assim, quando da perto de 96º, ela liga a ventoinha, e quando chega em 93º-94º ela desliga a ventoinha....
se esse rele, na posição 6, estiver queimado, o 1º estagio nao é acionado...( obvio ), dai, como nao controlou a temperatura nesse ponto, o carro continua esquentando...e quando chega perto dos 100º ele aciona o 2º estagio.....
blz...ligou o 2º estagio...refrigerou ate perto de 97º, ( ai nesse ponto, ja desligou o 2º estagio, mas continuou o 1º estagio, ate normalizar e quando atingir 93º-94º, o 1º estagio tbm desliga ).
supomos, que mesmo com o 1º estagio funcionando certinho, seu carro supostamente chegue a 100º ou perto, ele tbm aciona o 2º estagio pra garantir...
consegue entender? pareçe meio confuso, mas no meu corsa acontecia isso....nao ligava o 1º estagio...ia pro segundo nos 100º graus...fui em um monte de tudo o que se possa imaginar, ler nos post's por ai, video no google, fui ate em vidente, pra ter visao do futuro e passado....e nada....por causa dos que se dizem TECNICOS ESPECIALIZADOS, eu morri num sensor de temperatura novo, ( original gm ), uma valvula termostatica nova, ( tbm original gm ), velas...( acredite se quiser, pois me disseram que poderiam ter colocado velas mais quentes....), enfim....dai um dia eu deitado pra dormir, tive a brilhante ideia que se tivesse 2 velocidades, era controlado por alguem, e que pra isso, tbm tinha rele....demorou pra eu achar ele, e por fim era o rele....
sou o segundo dono do carro, pra quem tem duvida de como elas devem funcionar, elas trabalham assim:
o carro atinge 95º + / -, liga o 1º estagio ( ventoinha do radiador, e ventoinha do ar condicionado junto )
vc ligou o ar condicionado, ( tanto faz se seu carro vc deu a primeira partida do dia, ele totalmente frio...), vc ligou o ar condicionado, ele liga sim a ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador do ar juntos, no 1º estagio....
o carro esquentou por algum motivo...perto dos 100º ( subida de serra...bla bla bla...( tbm tanto faz se o ar estiver ligado ou nao....se estiver ligado, vai estar no 1º estagio..), nesse ponto, se liga o 2º estagio, e as ventoinhas do radiador e ar condicionado juntas aumentam a velicidade....
deu pra entender mais ou menos? eu sei que ficou enorme o post, mas eu quis fazer bem explicadinho, pq tem quem diz que sabe e nao tem nem ideia de como fucniona.....teve tbm, quem quis por o kit verao....e depois de conclusoes, o kit verao se serra uma mangueira, poe um cano com um cebolao, e o cebolao ( pasmem ), é ligado no rele do 1º estagio.....entenderam? se o rele nao funcionar, o kit tbm nao serve de nada....
ou seja, isso tudo vc ja tem no seu carro, so que eletronicamente, ( que é 1 milhao de vezes melhor ), mas por ignorancia é mais facil fazer gambiarras....gambiarras nao, soluçoes mal-planejadas e executadas....
fica ai a dica... espero ter ajudado....e se alguem que ler isso, tiver esse problema...ou vi um topico com alguem com o mesmo ploblema, ou discute o assunto por ai, sinta-se a vontade pra copias e colar aonde for...o intuito e a deia, é RESOLVER O PROBLEMA de forma original, se corte de fios, junta aqui, poe ali.. essas coisas...
blzinha? um abraço a todos...
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