Boa tarde pessoal!
Socorrinho rápido aki, gostaria de resetar a central de IE do meu corsa (96 - 1.0 MPFI 8V), a tempos estava meio loukinho: gastava, "embrulhava", roncava e num andava. Um dia parou por causa do alarme (a relé que fecha a bomba queimou aberta)... Consertei e ficou joinha, detalhe como retirei todos os fuziveis para teste, acho que ele acabou resetando alguma coisa e retornou inclusive mais economico, mas agora (umas 3 semanas depois) esta com os mesmos erros. Um amigo mexanico de final de semana me indicou fazer um reset geral tirando o cabo da bateria, ligando a chave 13 vezes ou fazendo um jumper entre uns determinados contatos...
Alguém sabe como ?
Abraço
[DÚVIDA] - COMO FAZER O RESET DA CENTRAL DE INJEÇÃO?
- Rei_Panda
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Desliga a bateria por 20 minutos, pronto está zerado. Pode ligar a bateria novamente.
Isso reseta a central, o aparelho de som...
Mas não quer dizer que o carro voltará a ficar econômico, talvez seja combustível ruim, filtros que devem ser substituídos, bicos sujos, velas, cabos, rodas desalinhadas ou desbalanceadas, pneus sem calibragem correta...
Isso reseta a central, o aparelho de som...
Mas não quer dizer que o carro voltará a ficar econômico, talvez seja combustível ruim, filtros que devem ser substituídos, bicos sujos, velas, cabos, rodas desalinhadas ou desbalanceadas, pneus sem calibragem correta...
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foi respondido aki, o lugar mais certo, apaguei de motor e preparacao
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Continuando aki enton...(tudo blz, no stress)!
Mais uma cocita básica: Qdo tinha um Tipo 1.6 IE os mecânicos fizer um reset da central tbm, e qdo a religaram fizeram 10 Km a 80 e mais 10 a 100 Km/h...seundo eles para que a centra remapeasse os sensores e refizesse os cálculos, devo fazer isto no corsa tbm?
Detalhe, antes comentei que fiz aquele processo qdo pifou o alarme e que o carro ficou bom (inclusive andou mais), porque agora ele retornou o problema... sempre abasteço no mesmo posto (o mesmo que meu cunhado utliza, tbm tem um corsa e sem problemas, assim descartando a hipotese do combustível)...será que tem algum sensor ou componente indo pro pais celestial das injeções eletrônicas e afins ????? Qual poderia (detalhe, olhei a Sonda e aquela capinha metálica que fica logo atraz da porca de encaixe no coletor esta solta, algum problema será ???)
Mui Grato...
Mais uma cocita básica: Qdo tinha um Tipo 1.6 IE os mecânicos fizer um reset da central tbm, e qdo a religaram fizeram 10 Km a 80 e mais 10 a 100 Km/h...seundo eles para que a centra remapeasse os sensores e refizesse os cálculos, devo fazer isto no corsa tbm?
Detalhe, antes comentei que fiz aquele processo qdo pifou o alarme e que o carro ficou bom (inclusive andou mais), porque agora ele retornou o problema... sempre abasteço no mesmo posto (o mesmo que meu cunhado utliza, tbm tem um corsa e sem problemas, assim descartando a hipotese do combustível)...será que tem algum sensor ou componente indo pro pais celestial das injeções eletrônicas e afins ????? Qual poderia (detalhe, olhei a Sonda e aquela capinha metálica que fica logo atraz da porca de encaixe no coletor esta solta, algum problema será ???)
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hunnnf! Lá o assunto estava mais adiantado, podia ter movido para cá.corsomovel escreveu:foi respondido aki, o lugar mais certo, apaguei de motor e preparacao
Pois bem, a questão que se seguiu foi se era necessário algum procedimento específico pós-reset.
O procedimento mais adequado depois de religar a bateria é ligar o motor, aguardar uns instantes para lubrificação, acelerar a mais de 3000rpm, manter por uns 5 segundos, a central recalcula todos os parâmetros em 2 segundos, tudo diagnosticado, o carro está pronto para ser usado normalmente.
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entao nao precisa nao, o corsa ja se auto ajusta ao modo de direcaosaiberscs escreveu:Continuando aki enton...(tudo blz, no stress)!
Mais uma cocita básica: Qdo tinha um Tipo 1.6 IE os mecânicos fizer um reset da central tbm, e qdo a religaram fizeram 10 Km a 80 e mais 10 a 100 Km/h...seundo eles para que a centra remapeasse os sensores e refizesse os cálculos, devo fazer isto no corsa tbm?
Detalhe, antes comentei que fiz aquele processo qdo pifou o alarme e que o carro ficou bom (inclusive andou mais), porque agora ele retornou o problema... sempre abasteço no mesmo posto (o mesmo que meu cunhado utliza, tbm tem um corsa e sem problemas, assim descartando a hipotese do combustível)...será que tem algum sensor ou componente indo pro pais celestial das injeções eletrônicas e afins ????? Qual poderia (detalhe, olhei a Sonda e aquela capinha metálica que fica logo atraz da porca de encaixe no coletor esta solta, algum problema será ???)
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Provavelmente não, a capa metálica deve proteger a saída do fio evitando que este se quebre caso algo atinja sua base de passagem.saiberscs escreveu:(detalhe, olhei a Sonda e aquela capinha metálica que fica logo atraz da porca de encaixe no coletor esta solta, algum problema será ???)
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Me surgiu uma curiosidade !! Esse ajuste eh atualizado cada vez q eu ligo a ignição ou depois d cada reset ?!entao nao precisa nao, o corsa ja se auto ajusta ao modo de direcao
Antigo e feliz proprietário de um Corsa Windsuper 2P - 1.0 - E.F.I , hoje de Palio 1.6 16V.
- Rei_Panda
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A central trabalha em transferência banco a banco, quer dizer, resetada se adapta imediatamente pois não existem valores prévios a serem comparados, exceto os da memória não volátil.RM escreveu:Me surgiu uma curiosidade !! Esse ajuste eh atualizado cada vez q eu ligo a ignição ou depois d cada reset ?!entao nao precisa nao, o corsa ja se auto ajusta ao modo de direcao
Quando não, a adaptação é lenta, uma vez que ela não confia muito nos sensores então fica algum tempo baseando-se nos valores já gravados até ter certeza de que não foi falha de sensores.
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Hum... muito interessante....Rei_Panda escreveu:A central trabalha em transferência banco a banco, quer dizer, resetada se adapta imediatamente pois não existem valores prévios a serem comparados, exceto os da memória não volátil.RM escreveu:Me surgiu uma curiosidade !! Esse ajuste eh atualizado cada vez q eu ligo a ignição ou depois d cada reset ?!entao nao precisa nao, o corsa ja se auto ajusta ao modo de direcao
Quando não, a adaptação é lenta, uma vez que ela não confia muito nos sensores então fica algum tempo baseando-se nos valores já gravados até ter certeza de que não foi falha de sensores.
E sobre "unir" os cabos da bateria (sem a bateria claro) para resetar? Não é necessário?
Basta mesmo apenas desconectar a bateria?
Já ouvi também que têm que desligar os cabos da bateria e ligar o cabo positivo no negativo da bateria e deixar o cabo negativo desligado por um tempo pra resetar!!!
Acho que vou tentar só desconectar os cabos da bateria, fico com medo de dar "M"..
Alguém já fez esse lence de juntar os cabos ou ligar no negativo e deu certo?
Abraços...
Ass: Adão Eisenhower
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