Reparo no alternador Bosch 70A

Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Reparo no alternador Bosch 70A

Mensagem por Bange »

Sábado (31/03/18), reparei que a lâmpadinha da bateria estava acendendo bem fraca com o carro em movimento e não acendia quando ligava apenas a chave...como a bateria é nova, danou-se...é o alternador...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não deu outra e uma manutenção completa se fez necessária...

Bobinas de campo OK, bobina do rotor aberta, carvão bem gasto e um dos rolamentos chiando.

Não consegui comprar o carvão do regulador, rotor Bosch novo e nem rolamentos de renome...e ainda apanhei bastante para testar a placa de diodos, mas no final deu tudo certo...

https://www.youtube.com/watch?v=EMmOEUcD-y4&t=4s

Esquema físico e elétrico da placa de diodos (placa retificadora).
Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rodando por Jacarepaguá, passei num eletricista e oerguntei onde comprar carvão para motores...ele me deu uma loja - Parada 282, na Geremário Dantas, 282...com o pretexto de retirar a escova, perguntei se ele me daria um regulador que estava jogado numa caixa cheia de peças velhas (parecia lixo)...e ele me deu.

O regulador era igual ao meu, com o código final diferente, mas com a mesma tensão.

Imagem
O meu é o da esquerda, com as duas escovas menores...
Imagem

Na loja eu encontrei uma escova igual, mas com molas menores e mais grossas, da Sulcarbon SVX-7...comprei 2 jogos por 10 Reais...

Ao chegar em casa, fiz medidas estáticas (com ohmímetro) no regulador que ganhei e estão iguais ao meu, que está bom (o problema são as ecovas bem gastas), vou montar as escovas em ambos e testar com uma fonte variável de 0 a 15VDC...não vou testar no alternador, que já está montado no carro e funcionando com um regulador da Gauss.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

As escovas compradas não tem as mesmas medidas das originais, tornando-se necessário um pequeno lixamento nas latetais...coisa de milímetros...
Imagem

Escovas colocadas...
Imagem

E reguladores testados...
https://youtu.be/cnxmxFXyYK4
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

....pra quem não tinha nem carvão, agora tô com estoque de regulador.... :mrgreen:
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tô ressuscitando esse tópico, depois de 15 meses, pois o assunto é uma continuidade...
Retornando de Sampa, parei em Nova Iguaçu para abastecer com GNV... ao dar a partida o motor de arranque não girou... como estava na bomba, os frentistas deram um empurrão, o carro pegou e continuei meu retorno.
Chegando em casa, o motor morreu na garagem... tentei triscar e nada... bateria arriada.
Na terça dei uma carga lenta de 24h, em casa mesmo... na quarta o motor pegou, mas o alternador não estava carregando a bateria... deve ser aquela porcaria do regulador da Gauss, e não deu outra...
https://youtu.be/5xjm-CyM--I
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não fiz o serviço hj, mas tenho um serviço de elétrica pra fazer na moto....da saída do retificador pra bateria to com 0,5V de queda, lavei pra tirar toda aquela poeira, ai ficou mais evidente, vou eliminar alguns engates rápidos com solda mesmo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”