Corsa 1.0 morrendo ao reduzir a marcha. O que fazer?

Responder
Yurisoares22
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 18 2018f Fevereiro 2018 10:24:35 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND SUPER 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Corsa 1.0 morrendo ao reduzir a marcha. O que fazer?

Mensagem por Yurisoares22 »

Olá amigos , bom dia tenho um Corsa Wind super 95 , eu viajei com meu carro até tudo bem voltando meu botão do alerta quebrou tive que ficar segurando o botão até chegar ao meu destino chegando eu botei um cálcio pra segurar o botão e fui pra casa mas ele caiu e o carro ficou com o alerta piscando umas 6 horas até eu ver fui e tirei o botão do lugar no outro dia botei ele novamente dai pra frente só problemas ao sair com o carro ele sai de primeira quando eu jogava a 2 marcha ele morria então eu tirei o botão e o carro voltou a anda normal achei um botão novo botei no lugar o carro andou normal mas depois voltou o problema já levei passei aparelho e não tem erros já troquei os cabos do alternador que não estava carregando a bateria direito e nada resolvido alguém já passou por isso me ajudem por favor muito obrigado a todos um bom dia .
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tem muita informação sem lógica...se o carro estava bom até o problema do botão do alerta, ao trocá-lo vc inseriu um defeito...que nada tem a ver com o cabo do alternador para a bateria, pois com o motor funcionando, pode jogar a bateria fora...ela só serve pra dar a partida...

Ou é uma baita coincidência de aparecer um defeito dentro desse tempo ou realmente vc inseriu um defeito que só vc pode desfazer.
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Isso só indica a necessidade de reforçar o aterramento (negativo) e ligar mais um fio positivo (todos os fios de 10mm) da bateria ao alternador. Fiz isso no meu Wind e está 100%.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O que indica essa necessidade?
Aumentou a amperagem da bateria e do alternador?
Colocou uma bateria extra?
A corrente está maior que a capacidade do fio?
Foi uma recomendação da GM?
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Isso é maldição de qualquer carro antigo, os fios vão perdendo a eficiência e infelizmente temos que fazer isso para não ficar no caminho. O que importa para GM é poder fabricar o veículo de forma eficiente e barato, não caia nesse conto da "recomendação da fabricante" caro Bange. Cabe a nós reninar, reforçar, melhorar, etc. o que não dava na fábrica. Não explodiu até o momento. :)
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Concordo, mas isso deve sempre ser baseado em alguma técnica ou raciocínio lógico...meu carro, por exemplo,tem mais de 20 anos e vejo que apresenta menos defeitos até que muitos mais novos...(no caso específico nunca)...já vi relatos aqui de que o cabo terra do alternador frita...mas fritou por um sub dimensionamento da GM (erro de projeto), foi uma série com terminais mal prensados ou por estar torqueado de menos (alta amperagem e mal conectado, esquenta mesmo), ou ainda por uma manutenção mal feita ou falta de percepção de alguma diferença que vai se agravando?

Lembro de ter levado meu carro a um eletricista para acertar meu alternador, que não estava carregando propriamente...isso ele descobriu certinho...algumas espiras em curto...e quando comentei sobre a temperatura do motor, ele falou que resolveria com um kit verão (eu estava prestes a viajar, sem tempo de análise), e aceitei...resultado: pouco tempo após retornar, o que ele fez não estava dando certo...

Não deu certo por duas razões:
1 - Não colocou relé auxiliar (consultei o fabricante - MTE - que me disse a corrente do contato do cebolão = 5A...a ventoinha consome 12A!...babou...)
2 - Escolheu um valor de cebolão anterior a abertura da VT (92°C)...enquanto funcionou, o motor nunca chegou na temperatura normal de trabalho (entre a abertura da VT e +- 98°C).

Depois que analisei o sistema do carro, descobri o erro e acertei...também coloquei um relé auxiliar no kit e alterei o cebolão para 100°C, ou seja, ele só funciona se o sistema normal do carro não funcionar, ligando a ventoinha principal e me alertando com LED's...o kit virou um alarme.

Como um leigo eu estaria condenando o arrefecimento original e o paliativo do kit, quando na verdade o arrefecimento estava com defeito e o kit foi mal implementado...e por um eletricista!!!
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Bange escreveu:Concordo, mas isso deve sempre ser baseado em alguma técnica ou raciocínio lógico...meu carro, por exemplo,tem mais de 20 anos e vejo que apresenta menos defeitos até que muitos mais novos...(no caso específico nunca)...já vi relatos aqui de que o cabo terra do alternador frita...mas fritou por um sub dimensionamento da GM (erro de projeto), foi uma série com terminais mal prensados ou por estar torqueado de menos (alta amperagem e mal conectado, esquenta mesmo), ou ainda por uma manutenção mal feita ou falta de percepção de alguma diferença que vai se agravando?

Lembro de ter levado meu carro a um eletricista para acertar meu alternador, que não estava carregando propriamente...isso ele descobriu certinho...algumas espiras em curto...e quando comentei sobre a temperatura do motor, ele falou que resolveria com um kit verão (eu estava prestes a viajar, sem tempo de análise), e aceitei...resultado: pouco tempo após retornar, o que ele fez não estava dando certo...

Não deu certo por duas razões:
1 - Não colocou relé auxiliar (consultei o fabricante - MTE - que me disse a corrente do contato do cebolão = 5A...a ventoinha consome 12A!...babou...)
2 - Escolheu um valor de cebolão anterior a abertura da VT (92°C)...enquanto funcionou, o motor nunca chegou na temperatura normal de trabalho (entre a abertura da VT e +- 98°C).

Depois que analisei o sistema do carro, descobri o erro e acertei...também coloquei um relé auxiliar no kit e alterei o cebolão para 100°C, ou seja, ele só funciona se o sistema normal do carro não funcionar, ligando a ventoinha principal e me alertando com LED's...o kit virou um alarme.

Como um leigo eu estaria condenando o arrefecimento original e o paliativo do kit, quando na verdade o arrefecimento estava com defeito e o kit foi mal implementado...e por um eletricista!!!
Com certeza será baseada na lógica e consultando o material técnico para evitar erros. :)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”