Queda na Voltagem do alternador no Corsa B. O q fazer?

Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Queda na Voltagem do alternador no Corsa B

Mensagem por Bange »

Sim, se mesmo variando estiver dentro do que comentei acima, o consumo excessivo tem outra causa...

É até possível que o problema com o alternador gere perturbações de curtíssima duração (chamados de espúrios), o que deixa qualquer equipamento eletrônico louco, mas creio que neste caso seja pouco provável...só verificando com equipamento mais preciso, tipo osciloscópio.
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

Obrigado... Vou comprar um alternador de 120A que sai o mesmo valor que mandar arrumar o meu alternador.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sugiro vc confirmar e comprar o adequado a sua necessidade, pois quanto maior a capacidade de um alternador em Amperes, mais ele rouba da potência do motor..não existe almoço grátis...
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

mas meu carro tem som (Modulo de 1200 + 2 6x9 + 1 subwoofer) ar condicionado... nesses últimos dias o farol começou a piscar com a musica tocando no carro, acho que meu alternador por estar ruim, minha bateria esta perdendo "potencia". Um conhecido colocou um alternador de 120A e resolvel o problema. Ou uma de 100A esta bom? Oque você faria?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, isso depende de valores...e de como vc usa o som...com motor ligado ou desligado, por quanto tempo...

O alternador, a bateria, fios, fusíveis, foram projetados para suprir toda a demanda do carro de forma original, considerando terem ou não acessórios de fábrica, e com reserva praticamente nula...ou seja, se vc ligar tudo, em tese não deveria ter perda de performance em nada, porém a probabilidade de ter tudo ligado e ao mesmo tempo é bem remota e se ocorrer será por pouco tempo e a bateria complementa este pouco tempo.

Se vc coloca um adicional há necessidade de recálculo do alternador e da bateria.

Ex.: Seu carro veio com um alternador de 54A e uma bateria de 54Ah, aí vc coloca um som de 400WRMS (200W/canal), cujo consumo é de aprox. 58A...

Com o motor ligado, só o som já consumiria mais do que o alternador é capaz de fornecer e a bateria iría complementar os 4A da diferença por 13,5 horas...e não se carregaria...a partir daí a performance do som vai caindo e o seu carro provavelmente não vai pegar se o motor for desligado.

Mas isso é teórico, na realidade tais valores entram no cálculo, mas...seu som não funciona o tempo todo consumindo 58A, pois isto depende da música, que nunca tem um sinal constante com nível máximo...mas já deu pra perceber que vc não terá nem um som legal, nem bateria e alternador por muito tempo, pois nem levamos em consideração que o próprio carro em seu funcionamento já tem algum consumo (12A cada ventoinha, 10A de faróis, 6A de lanternas, etc...).

Com o motor desligado, a bateria já sairia no prejuízo de 4Ah, e vc teria um som por menos de 1 hora...novamente partindo-se do cálculo teórico...mas não duraria muito não e o som iria perdendo gradativamente a potência...e vc não conseguirá ligar o carro com a bateria descarregada.

Então, para se ter um som potente, como parece ser o seu caso, há que se estabelecer parâmetros de uso e valores do tipo:

Consumo máximo (em Watts RMS ou em Amperes), do som.
Tempo de uso com o motor desligado (preferencialmente com uma ou mais baterias só para o som), para não correr o risco de descarregar a bateria e o carro não pegar.

Deve-se ter em mente também que quanto maior a capacidade do alternador, maior será o peso que ele fará no motor e consequentemente maior será o consumo de combustível...não tenho informação e nem dados práticos para o acréscimo, mas ele ocorrerá, pois como eu disse antes, não existe almoço grátis, e ele será pago sempre, mesmo que não se utilize o som.

Vc informou módulo de 1200 + 2 de 6x9 + 1 sub-woofer...estes dados nada representam para o cálculo...o fabricante do módulo tem que fornecer, dentre outros dados, a potência em RMS ou a amperagem, e quais os valores de impedância (resistência), dos falantes, pois estes tem peso significativo no consumo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não da ideia, fui tentar explicar outro dia o fulano me aparece com 2 baterias e jura q resolveu o problema....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Uai...pode ter resolvido sim...vai vê ele carrega as baterias toda noite no AC de casa...e usa meia hora de pancadão... :twisted:
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

Para minha alegria essa semana eu tirei o alternador da caranga e pela minha surpresa o alternador já é de 120A. Levei até ao eletricista e o alternador esta funcionado corretamente e a fiação também esta correta. Esse final de semana vou verificar o ponto do motor para ver se não esta fora de ponto, pois sempre fica gravado um cod. 12 no sinal dos lampejamento do painel. Talvez seja fora de ponto do motor, e por esta com a lenta irregular as vezes. Vou ter que conferir eu mesmo porque nos mecânicos que ele já passou, segundo eles esta correto o ponto do motor.
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

Até hj não resolvi o problema, vou ter que testar para cabos se à residência e conferir se à oscilação de + na saído do alternador.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”