Pq Luz de teto não funciona após "curto"?

Responder
Dorocinski
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 15 2013f Julho 2013 12:10:07 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Pq Luz de teto não funciona após "curto"?

Mensagem por Dorocinski »

Fala galera!
Na semana passada, fui até um ferro velho aqui da cidade e comprei um Plafonier do modelo do Vectra/Astra para adaptar no meu Corsa C. Segui o tutorial de forma correta e obtive êxito, funcionou perfeitamente. Porém, acabei fazendo uma ligação dos fios bem porcamente, devo assumir, sem pingo de solda ou algo assim, protegendo apenas com a isolante.
Nessa semana, fui trocar as lampadas do plafonier e, como os fios do chicote adaptado são curtos, acabou que se soltaram e fechou um pequeno curto que pude ver, quando um encostou no outro e deu aquele "choquezinho". Depois disso, não consegui mais ligar o plafonier. Já desfiz toda a ligação, cortei pontas novas dos fios e tudo mais. Cheguei a pegar um novo plafonier mas continua com defeito. Troquei o fusivel e nada também.

Segue as observações:
Como agora o plafonier que peguei para testar é sem o botão de alarme, ficou ligado da seguinte forma:
- Pino 1 (Cinza) - Negativo do Interruptor das portas (Fio Cinza Existente);
- Pino 2 (Preto) - +12V (Fio vermelho existente);
- Pino 3 (Marrom/Branco) - Não foi utilizado;
- Pino 4 (Vermelho/Azul) - Não foi utilizado;
- Pino 5 (Vermelho/Branco) - Carcaça(NEGATIVO);
- Pino 6 (Marrom Claro) - Não foi utilizado;
- Pino 7 (Preto/Roxo) - 12v (Fio vermelho existente);
- Pino 8 (Marrom) - Carcaça (Negativo);
- Pino 9 (Vermelho) - +12v (Fio vermelho existente);


- Sempre quando ligo o plafonier no chicote, o vidro do carro dá uma leve abaixada, igual se abrissemos a porta.
- Ao acionar o alarme, a buzina emite o aviso sonoro igual quando fechamos com a porta aberta.
- Fiz alguns testes com os fios, e esses detalhes acima só acontecem quando ligo os fios vermelhos. Se eu deixar todos ligados, menos o vermelho do chicote no 12v do carro, não acontece nada. Basta eu encostar os fios vermelhos que o vidro abaixa.


Se alguém ja passou por isso ou imaginar o que possa ser, eu agradeceria muito!
Abraço!
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

tentou desligar a bateria por um tempo e resetar a centralina?

Ela controla o alarme e os vidros e parece que o curto deixou ela meio confusa.

O curto queima o fusil instantaneamente, e impede que algo pior ocorra. Mas há sempre risco, porque é um componente mecanico que pode nao agir tao rápido quanto necessário e o curto comprometer alguma coisa.

Por isto que sere recomenda desligar o polo da bateria ao fazer qualquer coisa na parte elétrica.
Dorocinski
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 15 2013f Julho 2013 12:10:07 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dorocinski »

Denrrou escreveu:tentou desligar a bateria por um tempo e resetar a centralina?

Ela controla o alarme e os vidros e parece que o curto deixou ela meio confusa.

O curto queima o fusil instantaneamente, e impede que algo pior ocorra. Mas há sempre risco, porque é um componente mecanico que pode nao agir tao rápido quanto necessário e o curto comprometer alguma coisa.

Por isto que sere recomenda desligar o polo da bateria ao fazer qualquer coisa na parte elétrica.
Onde fica a Centralina?
E no caso de resetar ela, ele ajustaria esse problema do Alarme, correto? Dai teria que ser feita a analise pra encontrar o problema da luz de teto ainda, certo?
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

No meu fica em baixo do painel no lado do motorista, mas já vi em alguns corsas no lado do passageiro.

De qualquer maneira, o nao precisa mecher nela para dar o reset.

Basta desconectar a bateria, e entao subir os vidros até o fechamento e segurar uns 10 segundos, e depois descer até a abertura total e também segurar uns 10 segundos. Isto em cada um dos vidros.

Isto irá reabilitar as funcoes inteigentes, tipo anti vácuo, anti esmagamento, subida / descida com um toque, fechamento no alerme....

Caso esteja tudo bem com a centralina, em principio deveria resolver sim.

Dorocinski escreveu: Onde fica a Centralina?
E no caso de resetar ela, ele ajustaria esse problema do Alarme, correto? Dai teria que ser feita a analise pra encontrar o problema da luz de teto ainda, certo?
Dorocinski
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 15 2013f Julho 2013 12:10:07 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dorocinski »

Valeu pela ajuda, mas realmente não solucionou :?
Essa semana acho que vou levar em uma auto elétrica
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”