[DÚVIDA] - Corsa GL 1.6 morrendo quando esquenta e não fuciona mais

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Igorbaiano123
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[DÚVIDA] - Corsa GL 1.6 morrendo quando esquenta e não fuciona mais

Mensagem por Igorbaiano123 »

Bom dia galera

Estou com uma dor de cabeça faz algum tempo e ninguém consegue arrumar. É o seguinte, possuo um corsa gl 1.6 mpfi 96 que quando beira 70 graus~90 ele morre como estivesse desligado o carro e não liga.

No aparelho nao mostra erros, é como estivesse desligado mesmo. Mecânico ja olhou relê da bomba de combustível, limpou o tanque de combustível, trocou filtros dele, testou bomba tbm, modulo está normal, ja trocamos velas e cabo, diz a lenda que viu aterramento tbm mas acho que não, fusíveis estão ok, óleo e agua do motor ok tbm.

Existiam vezes que ele morria, cujo logo que tentava religar, ele dava um pipoco no escapamento, e não ligava.

Agora ele falou que teríamos que chutar no escuro porque no aparelho não aparece, então acha que é bobina.

Comentei com outro mecânico, ele acha que é sensor de rotação mas se não for, pode ser bobina também ou questão elétrica envolvendo o chicote e caixa dos fusíveis.

Gostaria de saber se alguém daqui ja passou por algo relacionado ou saiba oq poderia ser para me ajudar, fico meio assim de chutar no escuro sem ter mais informações.

OBS: O motor está com uma pequena queima de óleo, não sei se é relevante pois os mecanicos falaram que não causaria o problema, mas eu não manjo, então seria bom deixar relatado também kkk


Desde já, agradecido.


Bange
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Mensagem por Bange »

Perguntando assim, vai aparecer até o parafuso da rebimboca da parafuseta como responsável...rs!
Mas de fato, podem ter diversas causas e algum procedimento técnico deve ser adotado para a pesquisa... nunca o "achômetro".
Motor em perfeito sincronismo (sem folgas em polias)
Combustível disponível em pressão e vazão (sem adulteração)
Centelha nos momentos certos e com qualidade (azul esbranquiçada é a melhor)

Não tem como o motor não pegar...

O que falta ou está errado neste momento? Cabe ao mecânico monitorar (ter os recursos de instrumental) e descobrir o erro.
Penso que um manômetro na flauta (para monitorar a pressão do combustível) e um osciloscópio (para monitorar o momento certo e a intensidade da centelha, assim como os pulsos para os bicos), sejam fundamentais para o caso.
Se for algo com a centelha, nem sempre será a bobina... a informação nasce na roda fônica, vai para a ECU, que comanda o excitamento da bobina.
Se for algo na pressão do combustível, nem sempre será a bomba...a ECU deve manter o relé operado, a bomba tem que funcionar direto, o regulador de pressão deve estrangular o retorno e não pode haver obstrução nos filtros (pré e pós bomba)...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

a explosão no escap qnd tenta ligar é um forte indicador de problemas com a queima do combustível....
é um problema bem comum, e com forte fortíssima indicação pra bobina....
deixe o carro com o mecânico, ele vai ter q rodar com seu carro pra fazer os testes apos a troca, se o problema continuar nao é bobina, ele deve retornar a sua e não cobrar troca alguma....e ai continuar com os diagnósticos e testes pra achar o defeito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Igorbaiano123
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Mensagem por Igorbaiano123 »

Salve galera! Agradeço ai as dicas, acabei resolvendo trocando a bobina mesmo.

Levei em um eletricista mesmo, ele fez um teste interessante e que poderia ajudar alguém com o mesmo problema onde poderia ser a bobina ou módulo.

- Depois que o carro morrer, tentar ligar ele não liga, ai tira um cabo da vela e segura com o alicate isolante perto das velas;
- Tenta dar partida desta forma, se não emitir faísca ou choques é porque o modulo não esta mandando sinal em temperatura alta ou a bobina nao consegue nesta situação.

🙏🏻🙏🏻🙏🏻


Bange
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Mensagem por Bange »

Levei em um eletricista mesmo, ele fez um teste interessante e que poderia ajudar alguém com o mesmo problema onde poderia ser a bobina ou módulo.
Ainda bem que o problema interrompeu completamente a centelha... se a alteração fosse na potência ou defasagem no momento, sem instrumental, seria bem difícil identificar e ainda assim, poderia ser sensor da roda fônica , ECU ou mau contato neste caminho... o que também causaria a falta da centelha... ele, se não mediu antes da bobina, foi no mais lógico e mais provável de defeito...
Quanto a "temperatura" do sinal, não há sentido nisso...um sinal elétrico tem várias características... intensidade, largura, forma...mas temperatura não é uma delas.


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