Olha, vou te falar que sentia a mesma falta e por isso comprei um mini osciloscópio no AliExpress, vou te falar que o modelo que peguei ta me atendendo muito bem.Bange escreveu:a única coisa de que sinto falta realmemte é de um osciloscópio, insubstituível pelo multímetro.
Depois da uma olhada:
http://www.miniware.com.cn/product-cate ... illoscope/
Peguei o modelo DS202 que custou na casa dos 300 reais, curti muito ele.
Sobre o tópico, eu já estudei o assunto e é bem o que o SemControle falou, existem diversos protocolos diferentes por aí. Antigamente cada montadora fazia um protocolo específico pros seus carros e só de uns anos pra cá elas começaram a padronizar isso, hoje o protocolo do momento é o CAN-BUS. Só que os carros antigos continuaram com seus protocolos antigos, e isso inclui o corsa classic do autor do tópico.
A consequência disso é que esses leitores OBD2 (desculpe, mas não são scanners) são pra uso amador e foram feitos pra serem baratos então eles vão ler só os protocolos mais comuns atualmente como o CAN-BUS, KWP, etc. A maioria desses leitores é baseada no ELM327. Do outro lado estão os scanners profissionais como o P D L, mas como o autor do tópico viu, eles são caros, e o motivo é simples, eles foram feitos pra serem usados em oficinas mecânicas onde vai aparecer todo tipo de carro de tudo quanto é época, e essa é a razão deles trabalharem inclusive com os protocolos mais incomuns.
A opção que eu daria é ir atrás de um Opcom que eu acho ser o mais viável. Gastar uma nota em scanner profissional pra ler o próprio carro acho que é inviável.