Materiais necessários:
- Multímetro Analógico ou Digital com pontas de prova vermelha e preta
- Estilete
- 3,5 m de cabo flexível (1 mm)
- Fita isolante
Esquema de Ligação:
Esse é um Multímetro Digital facilmente encontrado em lojas de eletrônica.Custa, em média, R$ 15,00.
Primeiramente, vamos conectar a ponta de prova vermelha no borner onde está escrito V (tensão) e a ponta preta no borner escrito COM (terra). Vamos utilizar a escala de Corrente Contínua (DC), conforme mostrado na foto abaixo:
Na foto abaixo, o círculo verde mostra onde está localizada a sonda no coletor de escape. O fio roxo que vai ligado nela é o que vamos utilizar, desencape 10 mm do fio e faça uma derivação (emenda) com o fio comprado. Isole com a fita isolante, tomando o cuidado de não deixar encostado no coletor de escape. Passe o fio para o interior do veículo.
Esse é o esquema simplificado:
Depois, fixe o multímetro em algum lugar de fácil visualização no painel. Ligue o fio que você passou para o interior na ponta vermelha do Multímetro e isole com fita isolante. A ponta preta você aterra em qualquer parte da lata do veículo.
Importante: O Multímetro só deve ser ligado e desligado com o motor parado, do contrário você queimará o fusível do Multímetro. Então, na hora de ligar, ligue primeiro o Multímetro e depois o Motor, e, na hora de desligar, desligue primeiro o Motor e depois o Multímetro.
Vamos testar:
Ligue o Multímetro girando o botão até na escala 2000 mv (milivolt) e dê a partida no carro. A partir de agora você tem a leitura da sonda através do multímetro. De acordo com o valor da tensão no visor do Multímetro, você vai saber se a mistura ar/combustivel está rica, pobre ou ideal. Segue a tabela dos valores correspondentes:
Velocidade constante: Oscila de 200 mv à 800 mv = Ideal
Aceleração plena: Fixa em 850 mv
Sonda em fase de aquecimento: Fixa em 450 mv durante 1 minuto
100 mv: Pico Pobre
950 mv: Pico Rica
Elaboração: Edu do Corsa
[TUTORIAL] - Utilizando Multímetro como Hallmeter
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Ótimo tutorial!!! Há poucos dias fiz a troca da sonda do meu corsa 1.4 95 por conta própria após o teste do lampejamento. Tinha feito a limpeza da sonda e após uma volta,apresentou falha de acordo com teste sitado acima. O carro não alterou seu funcionamento após essa limpeza,mas,após acusar falha,resolvi troca-la. Vc poderia postar mais testes em outros sensores com o multímetro? Ficaria muito agradecido!!!
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nem todo sensor é simples assim, muitos vc pode conferir a resistencia, e até a tensao q chega no chicote.....nos manuais de injecao tem varios esqueminhas de testes de sensores....
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alguem sabe quais cores dos dios da sonda e qtos fios sao no corsa (frente montana 1. ? e eu pego o sinal de qual sonda ? antes do catalisador ou depois ? abraços !!!!
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