Estatuto do Corsa Clube do Brasil

Leia com atenção antes de utilizar o Fórum do Corsa Clube Brasil.
Trancado
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1108
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Estatuto do Corsa Clube do Brasil

Mensagem por Eduardo Sauner »

ESTATUTO DO CORSA CLUBE DO BRASIL

Regras de Convivência e Funcionamento do Clube, Site e Fórum de Discussão


1 - Apresentação

Bem vindo ao Corsa Clube do Brasil. Aqui você pode aprender e trocar experiências com todos os demais membros sobre o nosso querido carro, o Chevrolet Corsa. Antes de começar efetivamente sua participação, recomendamos uma leitura clara do estatuto do clube e das regras a seguir mencionadas, que regem o seu funcionamento.

Ao participar do Corsa Clube do Brasil, você está concordando com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário. Caso alguma das regras descritas seja desrespeitada, os Administradores ou Moderadores, dentro das atribuições que lhe são outorgadas, reservam-se ao direito de intervir e tomar as decisões cabíveis para solucionar cada caso, visando o bem estar dos demais usuários do clube e do fórum.


2 – Estrutura e Organização

O Corsa Clube do Brasil é um clube sem fins lucrativos e sem patrocínio, que visa unicamente reunir os apaixonados pelo Chevrolet Corsa promover a integração entre eles, através de encontros, eventos e trocas de informações. O clube possui abrangência em todo o Brasil e também no exterior.

Dentro do território nacional, onde o clube atua efetivamente, existem representantes regionais, que são coordenados pela administração geral do clube. Esses representantes, por sua vez, podem formar equipes de apoio, a fim de agilizar as atividades regionais e ajudar a promover com maior eficiência o clube e o site.

Cada representante fica responsável por coordenar as ações da equipe, podendo também ter alguma função operacional, se preferir.


2.1 - Estrutura das Equipes

Basicamente, a equipe pode se estruturar da seguinte forma, sendo que cada função pode ser exercida por uma pessoa ou mais:

- Encontros e Eventos: Devem ser feitos em locais apropriados e com autorização do proprietário (caso em local particular) e devem respeitar as leis e promover a harmonia e integração dos membros e não estimular atos ilícitos.

- Adesivos, camisetas e afins: O responsável por esta função deve se cuidar da confecção e distribuição dos mesmos, de acordo com o padrão dos logotipos do clube.

- Divulgação: Pode ser feita de acordo com as condições da equipe, ou seja, pode ser feita de várias formas, através de anúncios, panfletos, etc.

Fica a critério da equipe definir cada uma dessas funções e seus respectivos responsáveis.

Cada área pode ter autonomia, mas cabe ao representante organizar cuidar para que tudo seja feito em ordem.

O site hoje possui milhares acessos mensais. Não é fácil manter essa página no ar. Para isso, precisamos de uma banda relativamente boa. Como o site não tem nenhum patrocínio, mantemos ele até hoje com a ajuda dos amigos e com a venda de adesivos e camisetas. Como essas vendas estão regionalizadas agora, as contribuições para o site também serão mudadas.

Os representantes são encarregados de repassar uma pequena quantia mensal para a manutenção do site. Esse valor pode ser dividido entre o representante e o resto da equipe, se for o caso. O clube irá fornecer todo o material digital para que o representante ou membro da equipe possa confeccionar os adesivos e camisetas. Uma vez contribuindo, a equipe regional ganha um espaço próprio no fórum de discussão. Esse espaço fica disponível para uso da equipe enquanto esta estiver contribuindo.

Caso a equipe atrase até 3 (três) contribuições, o fórum regional fica bloqueado até a regularização da situação. No quarto mês, caso a equipe realmente não tenha a intenção de continuar suas atividades ou não manifeste interesse em regularizar sua situação, o respectivo fórum regional poderá ser excluído definitivamente. Esse tipo de controle é feito para garantir que a equipe regional realmente esteja realizando as atividades para as quais foi criada e pra que existam apenas equipes realmente engajadas em divulgar o clube e integrar os membros.

O que o representante arrecadar com os adesivos e camisetas não importa, desde que repasse o valor definido para o site. Dessa forma, o representante ou a equipe poderá até usar o ganho restante para investir em divulgação, brindes, anúncios, etc.

Vale lembrar que não é proibida a confecção por conta própria de adesivos e camisetas, porém é importante que a equipe regional disponha desses produtos, pois com certeza muitos membros não querem ter o trabalho de procurar um fornecedor e mandar confeccionar esses produtos. Muitos preferem adquiri-los já prontos, da própria equipe.

Apenas as equipes regionais que possuem área no fórum de discussão são reconhecidas pelo clube como tal. Em outras palavras, o clube não permite equipes paralelas que não sejam oficialmente suportadas por ele. Qualquer outro grupo de pessoas, de qualquer unidade da federação, que se intitular equipe do Corsa Clube do Brasil e promover eventos e encontros sem que possua uma área no fórum e que não contribua com o site, não é considerada como parte dele. Portanto, as atividades dessas equipes não podem e não devem ser atribuídas ao clube.



3 - Regras Gerais do Clube

O Corsa Clube do Brasil possui grande parte de suas atividades na Internet, através de seu site e seu fórum de discussão. Mas o clube não é apenas virtual. Grande parte de suas atividades estão relacionadas à realização e participação em encontros e eventos por todo o Brasil. Dessa forma, algumas regras devem ser observadas para que esses encontros e eventos ocorram de forma mais produtiva e correta possível.


3.1 - Conduta para Encontros e Eventos

Ao participar de encontros e eventos em que o clube seja realizador ou apenas participante, é imprescindível que sejam respeitadas as seguintes recomendações:

- Não chegar acelerando;

- Não praticar manobras perigosas, como burn-out, esticadas e etc;

- Estacionar seu carro junto com os demais carro do Clube, respeitando os espaços tomados;

- Não sair acelerando ou esticando;

Estas são algumas medidas de bom comportamento que o bom senso exige e valem tanto para encontros em postos, supermercados e para outros locais onde realizamos encontros ou eventos. Todos os membros e participantes devem segui-las, cabendo aos representantes regionais cuidar para que isso ocorra e administrar quaisquer situações adversas que possam ocorrer.

Colabore com a organização do Corsa Clube e o esforço dos demais Clubes envolvidos para que sempre tenhamos um espaço tranqüilo e amigável, evitando problemas com freqüentadores, moradores, demais clubes e policia.

A violação de qualquer uma das regras acima não será admitida e providencias serão tomadas mediante ao membro causador da violação.


3.2 - Rachas, Pegas e Assemelhados

O Corsa Clube do Brasil não incentiva e não apóia práticas ilegais como rachas, pegas, etc em vias públicas. Recomendamos aos amigos que sempre recorram a autódromos caso queiram testar a potência e velocidade de seus carros na pista. Autódromos possuem regras e normas claras de segurança, além de estrutura compatível com esse tipo de prática. Dirigir com segurança e responsabilidade é um dever de todos os que participam do clube. Membros que forem vistos ou pegos cometendo esse tipo de infração serão automaticamente BANIDOS definitivamente, sem suspensão prévia.

E para os membros que fizerem apologia a esse tipo de ato, serão aplicadas as penalidades cabíveis (ver item 4.1.1).


3.3 - Formato dos Encontros e Eventos

Basiamente, o clube participa de três tipos de atividades de integração: Encontros Oficiais, Mini-Encontros e Eventos.


3.3.1 - Encontros Oficiais

Os Encontros Oficiais são aqueles que têm por objetivo reunir um maior número de participantes, promover o clube e a interação entre os mesmos. Podem ocorrer regionalmente (em nível estadual) ou nacionalmente (em nível nacional). São os principais eventos do clube e somente estes podem ser considerados como Oficiais. Nesse sentido, é importante observar que nenhum encontro que não esteja sendo organizado por um representante estadual oficial do clube (ou tenha participação direta dele) poderá ser considerado Oficial.

Por serem os principais eventos do clube, devem ocorrem, no mínimo, em nível estadual. Isso significa que se em um estado houver mais de uma região que possua representante oficial e que realize seus encontros regionais, todas elas reunir-se-ão para a realização do encontro oficial. Nesse caso, todos os representantes poderão ajudar, sendo o representante do estado o responsável direto.

Outra alteranativa, mais complexa, é a realização de Encontros Oficiais em nível nacional, reunindo todas as regiões de todos os estados. Nesse caso, cada estado deverá organizar a sua parte com os seus representantes e entrar em contato com a administração nacional do clube, que deverá ser a responsável pela realização de tal evento.

Os Encontros Oficiais devem ser sempre promovidos ou pelo menos organizados por algum responsável pelo clube na região, seja ele moderador, administrador ou representante.

Se forem realizados em local que necessite de autorização, cabe aos responsáveis cuidar dessa parte e para que o encontro ocorra respeitando as regras do clube.

Os Encontros Oficiais devem ser realizados com um espaço de tempo maior, justamente para que possam reunir uma quantidade maior de participantes. A freqüência mínima recomendada para os Encontros Oficiais em nível estadual é a cada 2 (dois) meses. Em regiões onde a quantidade de membros for muito grande, pode-se realizar esse tipo de encontro com intervalos de tempo maiores, como , por exemplo, a cada 6 (seis) meses. Para os Encontros Oficiais em nível nacional a freqüência sugerida é a de uma vez por ano.

Recomenda-se que os Encontros Oficiais sejam comunicados com pelo menos 15 dias de antecedência aos membros, para que haja tempo de reunir e mobilizar os participantes.


3.3.2 - Eventos

O Corsa Clube do Brasil é freqüentemente convidado a participar de eventos automotivos diversos em todo o país. É uma forma de buscar integração entre os membros e com outros clubes. Sempre que o clube for convidado, é importante que os responsáveis na região estejam informados sobre as regras do evento e dos clubes anfitriões.

Não há freqüência mínima ou máxima para esse tipo de evento. O clube pode participar a qualquer hora, desde que seja convidado.


3.3.3 - Mini-Encontros

Os Mini-Encontros são encontros mais informais, que geralmente ocorrem em espaços menores de tempo. Por esse motivo e por visarem apenas a integração entre os membros, não são considerados oficiais. Podem ocorrer semanalmente ou de acordo com a característica de cada região. Pode existir mais de uma região por estado onde os encontros sejam realizados, lembrando de que elas devem se reunir quando houver Encontros Oficiais. Os Mini-Encontros não necessitam ser marcados ou organizados pelos responsáveis, mas é recomendado que isso ocorra. Mesmo assim, as regras de convivência devem ser observadas.


3.3.4 - Fotos dos Encontros e Eventos

O site disponibilia espaço para que os encontros e eventos sejam divulgados. Cada região pode disponibilizar fotos de seus eventos no site. No entanto, apenas serão divulgadas no site as fotos dos Encontros Oficiais e Eventos Automotivos que o clube participar ou promover. Fotos de Mini Encontros devem ser trocadas entre os membros.


3.4 - Imagem do Clube e Parcerias

3.4.1 - O Corsa Clube do Brasil não permite que sua imagem ou site/fórum sejam usados para promoção pessoal ou de qualquer entidade que não tenha autorização para fazê-lo e que possa tirar alguma vantagem com essa promoção. No caso de tópicos no fórum com esse conteúdo, estes serão imediatamente excluídos, podendo o usuário responsável ser advertido e ou suspenso/ banido.

3.4.2 - No caso de serem detectados usuários que estejam utilizando suas assinaturas ou avatares no fórum para fins de promoção pessoal ou de entidades, sem que tenham autorização para isso, estes serão advertidos e será solicitado a eles que retirem tais expressões ou imagens de suas assinaturas ou avatares. Caso não ocorra a retirada ou haja reincidência na infração, estes poderão ser suspensos/banidos, conforme as regras do clube.

3.4.3 - Cabe ressaltar que o clube é aberto a estabelecer parcerias ou a ceder materiais ou conteúdo que lhe pertençam para utilização, desde que previamente autorizados.



4 – Regras do Fórum de Discussão

4.1 – Regras Gerais para Postagem de Mensagens

4.1.1 - O fórum é aberto a todos, isto significa que também pode ser acessado por crianças. Por isso, NÃO é permitido:

- Postar qualquer tipo de link ou material pornográfico, incluindo textos com caráter sexual ou ofensas verbais.

- Palavras de baixo calão, ofensivas e outras “pérolas” da má educação.

- Posts que incitem a discriminação racial, sexual, religiosa ou partidária.

- Posts que façam apologia ao crime ou a qualquer tipo de contravenção ou ato ilegal.

Qualquer mensagem desse tipo poderá ser editada ou deletada. Seu autor será avisado e advertido. Caso repita a má conduta, será suspenso por uma semana. Em caso de nova reincidência, o membro será BANIDO de nossa comunidade. Dependendo da gravidade da situação, a administração tem poderes para tomar essas medidas sem a necessidade de um aviso prévio.

Também não é permitida a criação de nomes de usuário (nicknames) que possam conter expressões que estejam incluídas nas regras de proibição citadas acima. Nesse caso, os Administradores ou Moderadores poderão solicitar ao usuário a alteração do nickname ou, se for necessário, alterá-lo e comunicar o usuário sobre o ocorrido. Em caso de reincidência, as mesmas regras de suspensão e/ou banimento já citadas poderão ser aplicadas.

Da mesma forma, não são permitidos textos ou imagens de assinaturas ou avatares dos usuários que possam conter palavras enquadradas nas regras de proibição citadas acima. Caso seja constatado que algum usuário possui em sua assinatura ou avatar tais palavras ou expressões, o mesmo será advertido, cabendo, em caso de reincidência, suspensão. Caso reincida na mesma infração, o usuário poderá ser banido do fórum.

4.1.2 – Ao postar, use sempre um título que dê uma idéia do conteúdo da mensagem e que seja o mais objetivo possível. Com isto, você conseguirá atrair um número maior de pessoas interessadas no tema.

4.1.3 – Tente evitar mensagens com títulos como: "ME AJUDE!!!", "PELO AMOR DE DEUS, ESTOU DESESPERADO!!!", "SOCORRO!", "HELP!", ou qualquer coisa similar que não possua um título esclarecedor. Isso fará com que a sua mensagem tenha menos visualizações, pois provavelmente os outros participantes já estarão fartos de ver títulos como este.

4.1.4 - Ao postar uma pergunta, seja educado e tente incluir todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema. Lembre-se de que os outros participantes do fórum não o freqüentam apenas para responder suas perguntas, mas também para aprender. Além de postar perguntas, tente sempre contribuir com algo. Os participantes mais respeitados e mais queridos são sempre os que ajudam mais.

4.1.5 - Ao responder uma mensagem, seja cortês. Jamais menospreze o outro só por que ele parece saber menos. Caso ache que a pergunta é muito básica, que o autor da pergunta não foi educado ou que a pergunta não têm a ver com o tema do grupo, simplesmente não responda nada. Guarde seu tempo para responder mensagens onde possa ajudar com algo.

4.1.6 - Tópicos postados no lugar indevido, serão movidos. Nesse caso, os moderadores estão instruídos a deixarem um “tópico fantasma”, que é um link para onde a mensagem foi movida.


4.2 – Mensagens Off-Topic (Fora do Assunto)

Nosso fórum tem o objetivo de prestar informações de qualidade e que sejam úteis a todos que o acessam. Para manter essa qualidade, não são permitidas mensagens off-topic, como piadas, brincadeiras, etc ou comentários que estejam totalmente fora do contexto e propósito do fórum. Esses tipos de mensagem poderão ser deletadas sem aviso prévio, a fim de evitar dispersão e desordem ou inverter a idéia original do fórum.


4.3 – Mensagens com Imagens Anexadas

As imagens anexas são muito importantes para quem ajuda e para quem pede ajuda aqui no Fórum. Porém, para não fazermos uso indevido desse tipo de ferramenta, criamos regras para a anexação de imagens.

As imagens em nosso fórum não são hospedadas em nosso site, sendo que para serem exibidas, é necessário que seja informada a URL da mesma no corpo da mensagem.

Não é permitida a anexação de imagens que não tenham relação com o assunto ligado ao tópico ou com conteúdo indevido, como os citados no item 4.1.1.

Seja ponderado. Se for postar uma imagem grande (wallpapers, por exemplo), coloque apenas o link para a imagem para facilitar a navegação e não deixar sua exibição lenta.

Aos que não respeitarem essas regras, os tópicos com as imagens anexas poderão ser aplicados os mesmos efeitos do item 4.1.1.


4.4 - Número de Posts, Floods e SPAM

Definição de flood: SPAM de fóruns, mensagens inúteis que atrapalham o andamento de uma discussão em fórum. Um usuário não obtém quaisquer benefícios ao possuir um elevado número de Posts dentro do Fórum.

Mensagens de SPAM serão deletadas sem aviso e encaminhadas ao provedor de acesso do emissor.

Não poste reclamando que um usuário “floodou”. Os ADM’s e MOD’s sempre percebem. Qualquer post reclamando de “floods” será deletado imediatamente sem maiores explicações.


4.5 - Papel dos Administradores e Moderadores

Administradores (ADM’s):

- Cuidar do clube como um todo, incluindo a manutenção do site, gerenciamento operacional e financeiro;

- Criação de equipes regionais;

- Definir quais usuários serão MOD’s;

- Acompanhar o desempenho dos MOD’s em suas atuações;

- Responsáveis pela criação de Avisos Gerais;

- Acesso ao código e ao Banco de Dados do Fórum;

- Realização dos Backup’s dos dados;

- Responsáveis pelo contato com os responsáveis pelo servidor do Fórum;

- Estudar constantemente melhorias para o Fórum e para o site, eventualmente aplicando-as;

- Gerenciar o conteúdo do site;

- Atuar, sempre que necessário, como Moderadores em todo o Fórum.


Moderadores (MOD’s):

- Acompanhar o andamento das discussões nos tópicos, para evitar/censurar brigas, desentendimentos e atitudes que representem quebra das regras do Fórum;

- Acompanhar as criações dos tópicos, para evitar que sejam criados tópicos abordando assuntos já existentes, off-topics, ou que poderiam estar num tópico mais apropriado ou em outra seção do fórum;

Cada moderador, dentro desses princípios, tem autoridade para bloquear, apagar ou mover tópicos para os locais adequados. Os moderadores podem editar mensagens dos usuários que não seguiram as normas de conduta para evitar conseqüentes discussões, ou outros problemas previstos nas normas.

Qualquer reclamação contra um Moderador não deve ser postada no Fórum e sim enviada por Mensagem Privada para um dos ADM’s. Os MOD’s geralmente são escolhidos dentre os usuários mais maduros, confiáveis e assíduos do Fórum. Assim, é relativamente fácil se tornar um.

Características necessárias de um usuário que pode vir a se tornar um MOD:

* Maturidade;

* Conhecimento;

* Ponderação;

* Freqüência no Fórum;

* Participação nas discussões.


Fatores que NÃO influenciam na escolha de um MOD:

* Número de Posts;

* Idade;

* Opiniões pessoais;

* Sexo;

* Região de moradia;

* Tipo de conexão à Internet;

* Tempo de cadastro no Fórum.


Maneiras eficientes de NUNCA se tornar um MOD:

* “Floodar”;

* Brigar (ou seja, agredir diretamente a pessoa com que se está discutindo);

* Pedir pra ser moderador;

* Abusar da boa vontade e paciência dos demais.

Todos os ADM’s e MOD’s têm um código interno para seguirem e instruções simples e claras de como agir em determinada situação.

Os Moderadores são responsáveis apenas e tão somente pelas áreas (sub-fóruns) que moderam e não possuem responsabilidades ou direitos/poderes sobre outras áreas do Fórum.

É importante destacar que os Moderadores não possuem, como atribuição do cargo, a obrigação de serem mestres de cerimônias, de participarem direta e ativamente de todas as discussões nem de serem diplomatas. Temos pressuposto que todos os usuários do Fórum sabem se portar e se comportar, sabem como interagir uns com os outros de maneira cordial e saudável. A função dos moderadores é simplesmente manter a ordem.



4.6 - Estrutura do Fórum

O fórum do Corsa Clube do Brasil é uma criação dos responsáveis pelo clube. As divisões das subseções do fórum, suas nomenclaturas e textos introdutórios foram elaboradas exclusivamente para o site.

Qualquer outro site ou fórum que utilizar a mesma estrutura, com os mesmos nomes, divisões ou textos introdutórios, estará cometendo plágio. Por ser o fórum de acesso livre, o clube não proíbe tal reprodução, mas apenas deixa claro sua originidade nesse sentido e pede que, caso algum site ou clube queira utilizar uma estrutura igual ou muito semelhante, que pelo menos entre em contato com a administração do Corsa Clube do Brasil para manifestar sua intenção, demonstrando assim, respeito pelo trabalho realizado.



5 - Considerações Finais

O Corsa Clube do Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo postado pelos membros e reserva-se o direito de apagar, editar ou mover qualquer mensagem que julgue desrespeitar as regras descritas acima.

As regras contidas neste estatuto podem sofrer alterações, de acordo com a necessidade ou caso surja alguma situação ainda não prevista por este documento.

Lembre-se que este Fórum é um benefício e é mantido pelos Administradores e Moderadores.
Não seguir as regras do mesmo poderá acarretar na expulsão do membro infrator. De maneira bem simples, encare o Fórum como um clube da vida real do qual você participa e onde pode, além de aprender, fazer novas amizades.


Administração Corsa Clube do Brasil
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Regras do Clube e do Fórum”