[DÚVIDA] - Teste de manometro na bomba combustivel

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Teste de manometro na bomba combustivel

Mensagem por almoxerife »

Ola pessoal,

Tenho um corsa 96 1.0 8V MPFI gasolina, e fiz alguns testes com manômetro e quero ter opinião dos amigos para que eu possa tomar alguma atitude antes de trocar peças a toa.

Fiz no final de semana um teste com manômetro (0 a 10 bar) com registro de abre e fecha na linha de combustível, pois bem, seja os resultados:

- Manômetro instalado entre a mangueira de combustível e a flauta, motor ligado em marcha lenta, pressão em 2,2 bar, desligado o motor cai para 1,5 bar e permaneceu.

- Manômetro instalado entre a mangueira de combustível e a flauta, motor ligado em marcha lenta, pressão 2,2 bar e fechado o registro pressão não se alterou, ficou em 2,2 bar

- Manômetro instalado entre a mangueira de combustível e a flauta, motor ligado em marcha lenta, foi retirado à mangueira que sai do coletor para o regulador de pressão, pressão aumentou para 2,5 bar aproximadamente

- Manômetro não estava instalado, motor ligado em marcha lenta, foi realizado teste de vazão de combustível na mangueira de retorno depois do regulador de pressão, motor trabalhando em 00:01:30 (um minuto e meio), e não chegou a 1 litro de vazão

- Manômetro instalado entre a mangueira de combustível e antes do filtro de combustível, motor ligado em marcha lenta, pressão de 2,8 bar, fechado o registro pressão subiu para 3,0 bar

- Manômetro instalado entre a mangueira de combustível e a flauta, motor ligado em marcha lenta, pressão 2,2 bar e foi acelerado gradativamente e a pressão foi subindo gradativamente também.

Retirei o regulador de pressão para dar uma olhada na telinha e estava tudo ok, pois acho que o regulador de pressão é muito velho, só que não observei se estava gotejando o regulador.
A bomba de combustível que está no carro é uma GAUSS gi-3103 3003110

Agora o que será que pode estar acontecendo, indo pressão um pouco baixa na flauta, linha de retorno com pouco combustível e bomba com pressão normal ?

OBS: Realizei os testes sozinho e estava com medo de estourar uma mangueira do manômetro e fogar muito combustível fora e de acontecer algo mais perigoso como pegar fogo.

Essa parte é para informação em geral:
Em outro final de semana passado (22/03/14) troquei o óleo, o filtro de óleo do motor e a junta do carter para poder dar como está o estado em geral na parte de baixo do motor e o pescador também, as peças do bloco estão ok, mais o pescador tinha um furo muito grande na telinha, pois arrumei a telinha porque quando retirei o carter para ver o pescador era 18:00 hs de sábado, fechei o carter com junta nova e usei uma cola semi secativa (sei que não é a cola ideal, mais foi o tinha para usar na hora), limpei todo o carter, foi óleo novo, filtro óleo novo e adorei ter feito o serviço, mais só que agora está pingando óleo um ponto na junta depois que o motor esquenta, fiz o aperto dos parafusos em “X” sem torquimetro, na próxima troca do óleo irei abrir de novo o carter trocar o pescador e a cola especifica.

Desde já agradeço a atenção


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Então o torquímetro ajuda, porque como vais aber se apertou pouco ou se apertou demais e estrangulou a junta?

Eu acredito que quando usa junta não vai cola. Normalmente cola é cola e junta é junta.

Eu não sei a pressão da bomba nova pra saber se a sua está dentro do parâmetro, mas trocou o filtro de combustível?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Almoxarife,

Veja a tabela da Kitest....http://kitest.com.br/pdf/manuais/KA-015-17-manual.pdf

O teste é feito só antes de entrar na flauta...dali se concluí o restante... mas cair a pressão ao desligar...tá errado...pode até ser, mas depois de horas....

O meu bateu mais de 5Bar de pressão máxima quando fecho a saída...esta pressão é atingida muito rápido, antes até do carro morrer...

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=


Quanto a usar algum produto adicional na junta do cárter... não usei nada além da própria junta (original), e onde merejou algum óleo, dei mais 1/2 volta no ponto e nos laterais...parou e nunca mais saiu nada...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a inicial do MPFI não lembro mais, acho q é 2.4 e a alta 2.8 bar....
se antes do filtro tem mais pressão q depois vc já sabe q seu filtro é um ponto de problema....
como a vazão da bomba deve estar baixa, ainda é o suficiente pra manter a pressão na linha e retornar o mínimo possível ao tanque.....
primeiro troque o filtro q é barato, mas já se prepare pra refazer o teste e quase certo trocar a bomba e já verificar o prefiltro dentro do tanque
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

Ola Awaked, tenho a consciência de que um trabalho sem o torquimetro é como andar no escuro, mais a pressão da bomba de combustível para corsa B é de 2.8 a 3.2 bar, o pré-filtro cado a 2 meses e o filtro de combustível a menos de um ano.

Ola Bange, o teste com o manômetro foi realizado antes de chagar na flauta e só fiz o teste em aproximadamente 5 minutos, pois o tanque estava na reserva e a pressão nem chegou a subir quando fechei o registro e isso se deu em aproximadamente 1 minuto.

Ola SemControle, a pressão é de 2.8 a 3.2 bar, antes do filtro a pressão foi boa, ótima 2.8 bar e quando o registro fechado deu 3.0 bar, só fiquei preocupado com a linha de retorno que não deu a vazão certa, o pré-filtro é novo trocado a 2 meses e o filtro de combustível trocado a menos de uma ano, vou trocar o filtro de combustível e realizar novos teste.

Obrigados a todos.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

almoxerife, tá, mas veja. Depende o quanto roda em 1 ano o filtro está podre. O manual fala em troca a cada 5000 km com etanol e 10000 km com gasolina. No fim o esquema é trocar o filtro com toda troca de óleo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não é tudo isso não, procurei rápido, uma fonte não muito confiável e trabalha entre 2,4 e 2,6bar....já não ta bom assim, se for levar em conta a pressão q vc encontrou de trabalho, ta bem ruim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

Ola Awaked, pois bem, rodei um pouco mais de 10000km, mais foi tudo dentro da cidade e esse esquema de cada 10000km para trocar o filtro para carro em gasolina eu não sabia, mais a troca do óleo do motor do meu carro eu troco a cada 5000km ou 6 meses (o que chegar primeiro), vou trocar o filtro combustível e refazer os testes.

Ola Semcontrole, o teste realizado na bomba antes de chegar no filtro combustível deu 2.8 bar (para mim esse resultado está ótimo), o teste realizado n mangueira lá no motor antes de chegar na flauta deu 2.2 bar (para mim esse resultado está razoável) e a vazão de retorno deu menos de 1 litro para 1 minuto e 30 segundos (para mim esse resultado é muito negativo), retirei o regulador de pressão até então está ok com a peça mais acho que o regulador está no carro a muitos anos, pois vou fazer assim, que nem comentei para o Awaked, vou trocar o filtro de combustível no fim de semana e realizar novos testes.

Obrigado a todos.


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

O filtro deve estar bem sujo, pra dar uma perda de 0.6bar, a função dele é filtrar e não reduzir a pressão, troque-o vai melhorar bem o retorno também, sem contar que dessa forma está sobrecarregando a bomba.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qnd surge a pressão?
qnd a vazão preenche toda a linha e começa a mandar combustível além desse q foi usado pra preencher.....
se a bomba ta no sacrifício pra mandar esse combustível a mais, já começa q deve ta aquecendo....
o regulador é mecânico, não estraga tao fácil na questão de estrangular o retorno, o q causaria aumento excessivo de pressão na linha e diminuição do retorno, seria mais fácil ele não ter pressão pra reter o combustível na linha e a pressão na linha cair com o aumento da vazão no retorno....
não sei se certo ou não, mas seu regulador deve estar calibrado pra trabalhar em 2.2 bar, pq ainda esta dando retorno....se for os 2.4 bar q achei, sua linha ia esta a 2.2 sem retorno algum, pq a passagem da linha pro retorno so se da qnd a pressão esta acima do determinado pelo regulador....

so pensar, vc abre a mangueira pra lavar o carro, a agua sai sem pressão e abundante, qnd vc poe o dedo fechado a saída da mangueira a pressão no interior da mangueira sobe e a saída de agua na mangueira se torna pouca, seu dedo seria o regulador de pressão, a bomba seria o sistema de alimentação de agua da sua casa......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”