Troca da junta da tampa da carcaça do comando de válvulas

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Ôps, retiro o que disse sobre mais aperto...existe um limitador ou espaçador em cada olhal...


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luciano.well
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Mensagem por luciano.well »

Bange escreveu:Luciano,

Me desculpe a pergunta, pois meu corsa tem o filtro que permite manutenção e só verifiquei que estava impregnado quando desmontei...

Esse teu modelo, que me parece ser o que não permite manutenção, tem como verificar se está ou não impregnado ? Tenho visto a turma mencionar que esse tipo se troca direto...pela foto e pela idade de seu carro e presumo que esteja limpo, mas suponha que vc. fizesse essa manutenção daqui a uns 5 anos...como concluir se deve ou não trocar?
Fala Bange! Blz cara?! Utilizei o processo mais simples possível para verificar: dei uma sobradinha na mangueira que leva os gases do cárter para a tampa, e da tampa para o corpo de borboletas. Como em ambas as mangueiras o ar passou sem nenhuma dificuldade, concluí que seria prudente não tentar abrir a tampa sob o risco de danificá-la e ter de comprar outra nova pelos "olhos da cara" na concessionária...

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Bange
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Mensagem por Bange »

Sim Luciano, tudo bom...eu não conheço essa ligação direta do cárter com a tampa...acho que meu motor não tem ou se tem eu nunca reparei, mas seu método não deixa de ser um procedimento de avaliação...empírico, mas é...

Acho que o esquecimento proposital é o mis correto...e agente ó...sabe o que né...

Pelo que falam, essa parte não tem como abrir, o material deve ser soldado por fusão do plástico, se tentar acho que a quebra é inevitável.


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luciano.well
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Mensagem por luciano.well »

Bange escreveu:Sim Luciano, tudo bom...eu não conheço essa ligação direta do cárter com a tampa...acho que meu motor não tem ou se tem eu nunca reparei, mas seu método não deixa de ser um procedimento de avaliação...empírico, mas é...

Acho que o esquecimento proposital é o mis correto...e agente ó...sabe o que né...

Pelo que falam, essa parte não tem como abrir, o material deve ser soldado por fusão do plástico, se tentar acho que a quebra é inevitável.

Pois é Bange... Foi a mesma impressão que tive ao retirá-la. Parece mesmo que essa tampa não permite a abertura para manutenção.

Por hora, vou continuar utilizando o método "sopradinha" nas mangueiras para avaliar o grau de obstrução do antichamas.

Mas quando eu notar algum sinal de etupimento, vou mergulhá-la num desengraxante para ver se resolve. Se resolver, será lucro. Se não, não haverá prejuízo, já que a compra da tampa seria mesmo inevitável.

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Bange
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Mensagem por Bange »

Estive pensando e lendo sobre o assunto e me vieram várias indagações a respeito...

1 - Nome pelo qual chamamos...filtro...genericamente falando, ou anti-chamas...

O nome filtro eu acho impróprio, pois o que se imagina ser o elemento filtrante, no meu modo de pensar, é tão somente obstruções à passagem dos vapores de óleo do motor, que carregados de gotículas dos compostos, colidem e se acumulam nas paredes dos obstáculos, crescendo em volume e densidade até que formam gotas que são retornadas por gravidade e voltam a se juntar ao óleo na sua forma líquida.

Ainda mais porque,vagamente lembrando do meu caso, na tampa não existe uma canalização dos vapores de modo a que 100% dele seja obrigado a colidir com os obstáculos, existindo passagens completamente desprovidas de tais obstáculos... o que seria um "filtro" com buracos?

Mas o fato é que quando tais obstáculos estão bem obstruídos, cria-se uma pressão além do normal dentro do motor e como uma das consequências, em carros já bem rodados, é o vazamento de óleo pela tampa de reposição, pela vedação da tampa dos tuchos, pelos retentores do eixo de comando e até pela vareta de verificação de nível...ou seja, o primeiro que estiver com menos vedação...

Obs.: existe sempre uma pressão normal, produzida não só pelo aquecimento do óleo pelo motor, mas também alguns escapes pelos anéis do pistão, pois na câmara a pressão produzida chega a casa das toneladas...

O nome anti-chamas, foi herdado da época dos carburadores, onde a distância de entrada dos vapores em relação as válvulas de admissão eram bem pequenos e como tais vapores são inflamáveis acabavam proporcionando o tal do "back fire". Um simples elemento na forma de tela espiralada resolvia essa questão e ainda resolve hoje em outros motores...

2 - Por que a GM, não adotou esse sistema? Seria devido ao projeto de um motor que cria vapores além do normal?

3 - Seria este sistema da GM, a razão de ser um dos motores que consomem menos óleo?

Fato é também que esses vapores a muito tempo atras, eram eliminados direto na atmosfera, depois passaram a ser injetados na admissão com o bjetivo de melhorarem a lubrificação dos eixos das válvulas e mais recentemente reforçado devido ao apelo ecológico...

4 - Este sistema da GM, pode ser completamente eliminado e colocado o velho e conhecido anti-chamas espiralado dentro da mangueira, como nos Fiat?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

luciano.well escreveu:Fala José! Tudo tranqs meu velho?! Cara... Não sou mecânico, mas juro que precisa sim. Não por acaso, a ele é dado o nome de filtro, indicando que precisa ser limpo ou trocado. O que vai variar é o tempo em que é necessária a limpeza em função de diversos fatores como: projeto do motor, tipo e intervalo de troca do óleo, combustível utilizado, forma de uso do veículo etc.(...)
Opa, por aqui tudo bem.

Concordo que necessitaria de uma limpeza periódica sim, mas no caso dos nossos motores, o que limpar? Dizem que por dentro da tampa teria um labirinto que serviria para bloquear a passagem das gotículas de óleo, deixando passar somente o vapor.
Nos motores Família 2, em especial os que possuem tampa de válvulas em metal, aquele ressalto no meio da tampa (no Monza, vem escrito OHC) serve para acomodar um filtro anti-chamas. Aquele sim precisava limpar periodicamente. Depois as tampas de metal foram substituídas pelas de plástico e o anti-chamas foi banido.
Sobre instalar um filtro anti-chamas, na época do Vectra, eu instalei 2 do motor FIRE na mangueira que sai da tampa para o TBI, pois o despejo dessa mangueira ficava na boca do TBI, o que deixava tudo melecado, comprometendo até a marcha-lenta. Mas neste caso, os anti-chamas serviriam somente para manter o TBI limpo.
Nos nossos motores, talvez seria interessante instalar o anti-chamas dos FIRE na mangueira que sai do carter para a tampa de válvulas. Assim, evitaria o entupimento da tampa e consequentemente a troca da peça.
Bange escreveu:Sim Luciano, tudo bom...eu não conheço essa ligação direta do cárter com a tampa...acho que meu motor não tem ou se tem eu nunca reparei, mas seu método não deixa de ser um procedimento de avaliação...empírico, mas é... (...)
Bange, essa mangueira passa por trás do cabeçote, entre os dutos do coletor do 3º e 4º cilindro. O que estava pensando aqui seria colocar o anti-chamas nessa mangueira.
Se não me engano, os motores Famíla 2 possuem essa mangueira passando pela frente do motor, muito mais fácil de visualizar.
luciano.well escreveu:(...)Por hora, vou continuar utilizando o método "sopradinha" nas mangueiras para avaliar o grau de obstrução do antichamas.(...)
Pois essa foi a dúvida que levantei ali: onde fica instalado o anti-chamas nos nossos motores?
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Bange
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Mensagem por Bange »

Sim Zé, tô lembrando agora... é uma em 90° curtinha.... :thumbleft:

Mas nessa o anti-chama não teria efeito...tem que ser na que vai para a admissão, e acho que na maiis fina (após a borboleta... e o anti-chama não poderia ser aquele de mola... teria que ser algo que já vi em um motor da VW...parece com o da foto...

http://bimg2.mlstatic.com/valvula-anti- ... 082012.jpg


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luciano.well
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Mensagem por luciano.well »

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Galera... Dêem uma olhada no tópico abaixo para vcs verem como é o funcionamento do filtro que fica dentro da tampra. A difrença é que aquela tampa de metal mais antiga era desmontável, o que parece não acontecer com as tampas de plástico mais novas.


http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=48798

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luciano.well
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Bange escreveu:Estive pensando e lendo sobre o assunto e me vieram várias indagações a respeito...

1 - Nome pelo qual chamamos...filtro...genericamente falando, ou anti-chamas...

O nome filtro eu acho impróprio, pois o que se imagina ser o elemento filtrante, no meu modo de pensar, é tão somente obstruções à passagem dos vapores de óleo do motor, que carregados de gotículas dos compostos, colidem e se acumulam nas paredes dos obstáculos, crescendo em volume e densidade até que formam gotas que são retornadas por gravidade e voltam a se juntar ao óleo na sua forma líquida.

Ainda mais porque,vagamente lembrando do meu caso, na tampa não existe uma canalização dos vapores de modo a que 100% dele seja obrigado a colidir com os obstáculos, existindo passagens completamente desprovidas de tais obstáculos... o que seria um "filtro" com buracos?

Mas o fato é que quando tais obstáculos estão bem obstruídos, cria-se uma pressão além do normal dentro do motor e como uma das consequências, em carros já bem rodados, é o vazamento de óleo pela tampa de reposição, pela vedação da tampa dos tuchos, pelos retentores do eixo de comando e até pela vareta de verificação de nível...ou seja, o primeiro que estiver com menos vedação...

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O nome anti-chamas, foi herdado da época dos carburadores, onde a distância de entrada dos vapores em relação as válvulas de admissão eram bem pequenos e como tais vapores são inflamáveis acabavam proporcionando o tal do "back fire". Um simples elemento na forma de tela espiralada resolvia essa questão e ainda resolve hoje em outros motores...

2 - Por que a GM, não adotou esse sistema? Seria devido ao projeto de um motor que cria vapores além do normal?

3 - Seria este sistema da GM, a razão de ser um dos motores que consomem menos óleo?

Fato é também que esses vapores a muito tempo atras, eram eliminados direto na atmosfera, depois passaram a ser injetados na admissão com o bjetivo de melhorarem a lubrificação dos eixos das válvulas e mais recentemente reforçado devido ao apelo ecológico...

4 - Este sistema da GM, pode ser completamente eliminado e colocado o velho e conhecido anti-chamas espiralado dentro da mangueira, como nos Fiat?
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Realmente Bange... Vc tem razão... O antichams está mais para um condesador de vapores do que para filtro :-)


Bange
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Mensagem por Bange »

Isso Luciano, vc. deu o nome correto para a função que ele exerce!!!

E acho que o mesmo pensamento vale para o espiralado...a diferença é que o óleo não volta e ao se tornar mais denso deve perder um pouco da característica necessária ao início de uma ignição...daí o nome anti-chama...


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