Troca da junta da tampa da carcaça do comando de válvulas

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, o óleo ali não tem pressão, pois a saída dos vapores é impulsionada pela pressão interna do motor mais a sucção da admissão...se vazar já não seria um indicativo de obstrução nas mangueiras ou filtro?


Bange
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Mensagem por Bange »

... tampa idem...


awaked
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Mensagem por awaked »

A pressão (vácuo) é baixíssima, afinal o ar está entrando pelo filtro > mangueira e ali liga-se o respiro. O lance é que o óleo é danado, começa a melar, vai penetrando entre a junta no esquenta esfria (o metal e o plástico da tampa dilatam em razões diferentes).


awaked
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Mensagem por awaked »

Ah, mas pode sim, supondo que a junta esteja perfeita ainda, se o respiro entupir a pressão sobe e provoca o "vazamento".

Ou seja, pode sujar se entupir, mas suja também com o tempo, mesmo estando tudo certo.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Esse filtro que vcs estão falando seria o filtro anti-chamas, na tampa de válvulas? Se for, para o motor VHCE tb não tem nenhum tipo de manutenção.

Fiz a revisão dos 4 anos (20000KM) a uns 15 dias e questionei ao mecânico sobre a limpeza do filtro anti-chamas. Ele disse que não precisava, e ao consultar o manual, lá não fala nada tb sobre essa limpeza.
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luciano.well
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Mensagem por luciano.well »

Rafael Arcanjo escreveu:Belo tópico!

Estou movendo ele para a sessão de mecânica, pois assim organiza e facilita para possíveis pesquisas.

Abraços!

Valeu, Arcanjo! Abraços!!!

.


Bange
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Mensagem por Bange »

Então ficamos num mato sem cachorro...não tem como avaliar, troca-se quando?

Pra chegar ao ponto de entupir as mangueiras, e olha que uma delas é bem gordinha, a vaca já foi pro brejo, o TBI tá quase lacrando...tem que ter um método...ou um período igual a filtros do ar, gasolina...será que esqueceram?


awaked
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Mensagem por awaked »

Convenientemente esquecida você quer dizer? kkk.

Quando entupir dá zica = oficina.


Bange
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Mensagem por Bange »

... é bem por aí...

O tempo mais o aquecimento vai progressivamente endurecendo a junta, seja ela de borracha nitrílica (como acho que deva ser a do Luciano), ou de cortiça (se é que exista algum modelo com), necessitando de algumas gramas de aperto... se parar, acho que já sinaliza entupimento, caso contrário é partir pra loja...ou não?


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luciano.well
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Mensagem por luciano.well »

José Leal escreveu:Esse filtro que vcs estão falando seria o filtro anti-chamas, na tampa de válvulas? Se for, para o motor VHCE tb não tem nenhum tipo de manutenção.

Fiz a revisão dos 4 anos (20000KM) a uns 15 dias e questionei ao mecânico sobre a limpeza do filtro anti-chamas. Ele disse que não precisava, e ao consultar o manual, lá não fala nada tb sobre essa limpeza.

Fala José! Tudo tranqs meu velho?! Cara... Não sou mecânico, mas juro que precisa sim. Não por acaso, a ele é dado o nome de filtro, indicando que precisa ser limpo ou trocado. O que vai variar é o tempo em que é necessária a limpeza em função de diversos fatores como: projeto do motor, tipo e intervalo de troca do óleo, combustível utilizado, forma de uso do veículo etc.

Em alguns motores, a exemplo dos Ford Rocam, basta trocar uma simples espuma que fica localizada na caixa do filtro de ar para resolver o problema a um custo baixíssimo. No Fire da Fiat existe um pequeno filtro de arame que fica dentro da mangueira e pode ser trocada a um custo mínimo também. Já na família EA dos Volkswagen, existe uma caixa que funciona como filtro e pode ser lavada, mas que em muitos casos tem de ser trocada e custa os olhos da cara. Enfim, o filtro da ventilação positiva do cárter, o popular antichamas, existe em diferentes conformações de acordo com o motor.

E uma simples limpeza periódica pode evitar uma série de danos ao motor, a exemplo de tampões estourados, juntas e retentores rompidos etc.

Abraços e espero ter ajudado!

.


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