[SOLUÇÃO] - Corsa engasgando. O que arrumar? - Resolvido

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, peças trocadas...

Pô, se o téc. não de nenhuma luz!!!Mas vamos lá...

Vc. começou dizendo que o carro engasga e tem forte cheiro no escapamento...de gasolina??...bem deve ser de gasolina baseado no que vc. falou... "cilindros 2 e 3, não estão funcionando..." Certo??

Se sai cheiro de gasolina é porque ou ela não está sendo queimada ou está sendo injetada uma quantidade muuuito maior do que deveria...ou ainda tá muuuito fora de ponto..

Vou te solicitar umas avaliações, OK? Pergunte qualquer coisa para não ficar nada obscuro...

Retira a capa de cima da correia dentada, retire a tampa dos tuchos e todas as velas... recoloque as velas em seus cabos e garanta que a carcaça das mesmas fique aterrada... isso garantirá que a centelha pule somente do eletrodo para a ponta...coloque de maneira que vc. consiga observar a centelha pular...pode unir todas com um fio nu, mas mantenha as referências, ou na mesma ordem, dos cilindros...

Com a retirada das velas, o motor obrigatoriamente ficará levinho...

Gire o motor (não ligue a ignição agora), com uma chave de estria (preferencialmente), no mesmo sentido normal de giro, pela polia do comando... observe todos os movimentos dos cames, balancins, se tem mola quebrada, se as válvulas sobem e descem normalmente... pode dar quantas voltas achar necessário...observe algo solto, frouxo ou com movimento anormal...

Se tudo certo...

Pare a polia do comando exatamente na marca do sincronismo ( recomento ver http://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0 ), confirme se o 1º cilindro está no PMS, agora retira a capa inferior da correia e confirme se a tensão da correia está correta...retira a polia do virabrequim e confirme se a marca da pinhão está coincidindo... (não confie no que te falaram que foi feito...tenha certeza vc. mesmo comprovando...), chamo a atenção para a folga da polia na chaveta do pinhão e para aquela grande arruela... ambos mostrados no filme...

Se tudo certo até aqui...é porque seu motor está mecanicamente sincronizado...

Retire o fusível da bomba de gasolina e peça agora uma pessoa para virar e manter o motor rodando na chave e observe se as centelhas são regulares e de cor azulada para quase branca...(se pular muuuito óleo pra fora, recoloque a tampa dos tuchos).

Se houver alguma irregularidade, confira o sensor da roda fônica... ele deve estar bem fixo e distante da roda fônica +-1 a 1,5mm...confira a integridade do cabo até o conector...inspecione e/ou limpe o conector.

Veja isolação, continuidade e alimentação, tanto do cabo da roda fônica como no que vem da ECU para a bobina...inspecione e/ou limpe o conector.

Nos dê retorno para prosseguir ou diga-nos onde estava o problema...

Boa sorte!


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

leonartera escreveu:valeu irmão
mas ele já trocou colocou 3 bobinas originais do corsa e o problema perciste
fico com receio de fala pra Vcs o que já fiz pq parece que estou brincando com os conhecimentos de Vcs Pq já fiz muita coisa msm e nada
o que Vc falo tem rasão msm
os testes apontaram que meu modulo``central´´ esta em perfeito estado
O problema pode não ser a bobina, mas o chicote que leva carga para a bobina. As cargas não são jogadas todas de uma vez, Se é uma bobina com 4 fios, um deles pode não estar levando carga (menos o neutro, é claro).
Nesse caso não é coisa para mecânico, mas sim para um bom eletricista.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


leonartera
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 30 2014f Janeiro 2014 10:09:43 PM
Localização: Matão - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonartera »

raphael.mendes escreveu:cara... nao é por nada mas doeu meu olho de tanto erro de português.. contei uns 7 brincando e não é erro de vírgula ou coisa complexa... é erro primário....

eu sei que tem muita gente que não tem oportunidade de ter estudo (meu pai mesmo, taxista com ensino médio e supletivo que fez depois de véio) mas cara.. o próprio texto fica com sublinhado vermelho quando tem erro é só ter vontade e clicar pra ele mostrar a forma correta e vc APRENDER, cara da raiva de ler isso com tanto erro grotesco.

CARA com todo respeito se Vc ve isso é sinal que Vc é todo certinho Ok tudo bem
Vc que que eu escreva corretamente Vou atender seu pedido
Me manda sua MÃE OU TUA MUNHER OU ATÉ MESMO SUA IRMÃ
AQUI EM CASA PRA PODE ME DÁ AULAS DE PORTUGUÊS oK GOSTOZÃO
QUEM DENTRE NÓ É O PERFEITO SER E NUNCA COMETEU ERROS VAMOS EM FRENTE QUE ATIRE A PRIMEIRA CORREÇÃO ORTOGRÁFICA, FILHINHO DE MAMÃE javascript:emoticon(':evil:')


leonartera
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 30 2014f Janeiro 2014 10:09:43 PM
Localização: Matão - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonartera »

Bange escreveu:OK, peças trocadas...

Pô, se o téc. não de nenhuma luz!!!Mas vamos lá...

Vc. começou dizendo que o carro engasga e tem forte cheiro no escapamento...de gasolina??...bem deve ser de gasolina baseado no que vc. falou... "cilindros 2 e 3, não estão funcionando..." Certo??

Se sai cheiro de gasolina é porque ou ela não está sendo queimada ou está sendo injetada uma quantidade muuuito maior do que deveria...ou ainda tá muuuito fora de ponto..

Vou te solicitar umas avaliações, OK? Pergunte qualquer coisa para não ficar nada obscuro...

Retira a capa de cima da correia dentada, retire a tampa dos tuchos e todas as velas... recoloque as velas em seus cabos e garanta que a carcaça das mesmas fique aterrada... isso garantirá que a centelha pule somente do eletrodo para a ponta...coloque de maneira que vc. consiga observar a centelha pular...pode unir todas com um fio nu, mas mantenha as referências, ou na mesma ordem, dos cilindros...

Com a retirada das velas, o motor obrigatoriamente ficará levinho...

Gire o motor (não ligue a ignição agora), com uma chave de estria (preferencialmente), no mesmo sentido normal de giro, pela polia do comando... observe todos os movimentos dos cames, balancins, se tem mola quebrada, se as válvulas sobem e descem normalmente... pode dar quantas voltas achar necessário...observe algo solto, frouxo ou com movimento anormal...

Se tudo certo...

Pare a polia do comando exatamente na marca do sincronismo ( recomento ver http://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0 ), confirme se o 1º cilindro está no PMS, agora retira a capa inferior da correia e confirme se a tensão da correia está correta...retira a polia do virabrequim e confirme se a marca da pinhão está coincidindo... (não confie no que te falaram que foi feito...tenha certeza vc. mesmo comprovando...), chamo a atenção para a folga da polia na chaveta do pinhão e para aquela grande arruela... ambos mostrados no filme...

Se tudo certo até aqui...é porque seu motor está mecanicamente sincronizado...

Retire o fusível da bomba de gasolina e peça agora uma pessoa para virar e manter o motor rodando na chave e observe se as centelhas são regulares e de cor azulada para quase branca...(se pular muuuito óleo pra fora, recoloque a tampa dos tuchos).

Se houver alguma irregularidade, confira o sensor da roda fônica... ele deve estar bem fixo e distante da roda fônica +-1 a 1,5mm...confira a integridade do cabo até o conector...inspecione e/ou limpe o conector.

Veja isolação, continuidade e alimentação, tanto do cabo da roda fônica como no que vem da ECU para a bobina...inspecione e/ou limpe o conector.

Nos dê retorno para prosseguir ou diga-nos onde estava o problema...

Boa sorte!
Caros recentes amigos do corsa clube ,é com grande satisfação que vos escrevo para agradecer por toda a atenção prestada a minha pessoa
Valeu irmão eu fiz esatamente oque Vc me pediu e estava tudo dentro dos parâmetros
cara como disse na minha primeira postagem GASTEI Lindo com meu corsa R$ 3.200
e tudo não passaria de R$ 250.00 Graças a o querido iluminado amigo do corsa clube
foi encontrado o problema era mesmo a bobina javascript:emoticon('\\:D/')

Conclusão
quando ele parou de funcionar os cilindros 2 e 3 Tambem deu pau no Driver do módulo
ai sim surgiu uma luz em trocar novamente a bobina e esta constatado que minha bobina estava deixando o módulo maluco com pouca força que ela estava javascript:emoticon(':D') :D Sou muito grato mesmo a atenção que Vc amigo que me mandou esse monte de dicas
enquanto Vc pensa em ajudar e solucionar o problema do seu próximo, outros só pensam em criticar os erros de português, uso isso como pedras prara continuar a construir meu castelo
Que DEUS TE ABÊNÇOE MUITO MESMO!!
TUDO DE BOM PRA Vc,


leonartera
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 30 2014f Janeiro 2014 10:09:43 PM
Localização: Matão - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonartera »

leonartera escreveu:
raphael.mendes escreveu:cara... nao é por nada mas doeu meu olho de tanto erro de português.. contei uns 7 brincando e não é erro de vírgula ou coisa complexa... é erro primário....

eu sei que tem muita gente que não tem oportunidade de ter estudo (meu pai mesmo, taxista com ensino médio e supletivo que fez depois de véio) mas cara.. o próprio texto fica com sublinhado vermelho quando tem erro é só ter vontade e clicar pra ele mostrar a forma correta e vc APRENDER, cara da raiva de ler isso com tanto erro grotesco.
VC MESMO ACABOU DE COMETER UM ``PECADAÇO´´
NÃO É VEIO MÁS SIM VELHO, QUANDO SE REFERE A SEU PÁI POR AI JÁ VEMOS O TIPO DE SER UMANO QUE VC É


leonartera
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 30 2014f Janeiro 2014 10:09:43 PM
Localização: Matão - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonartera »

SemControle escreveu:se nao queima esse par de cil é bobina sim, ou o sinal da central pra esse par nao esta chegando na bobina, sao 2 sinais da central, 1 pra cada par de cil, se nao to muito errado é 1-4 2-3 os pares
VALEU IRMÃO ERA A BOBINA MESMO MUITO OBRIGADO ('\\:D/')('\\:D/')


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

leonartera escreveu:
leonartera escreveu:[POR AI JÁ VEMOS O TIPO DE SER UMANO QUE VC É

UMANO

vou falar o que para um ser desse, moderação?


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

cara, se você não tem estudo, qual a dificuldade de olhar a palavra sublinhada em vermelho pelo corretor e substituir pela forma correta?

Você é um analfabeto funcional cara, mude isso e mude já para o seu próprio bem. Estou imaginando você trabalhando e fazendo um relatório pro chefe... eu dava justa causa na hora kkkkkkkkkkkk


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pessoal, parem com isso.

Se for para dar uma ideia para o camarada, manda uma MP.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Leo,

Fico contente de ter contribuído para resolver o problema... e é como eu sempre digo...analisar a causa com paciência e não sair trocando tudo...infelizmente no seu caso o valor foi significativo, mas uma coisa é certa...aliás duas... vai ser difícil vc. cair em outra...e vc. também aprendeu pacas a mexer no seu xodó... :thumbright:


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”