[DICA] - Troca do filtro de combustível

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
Washington_SFC
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quarta-feira 12 2011f Outubro 2011 09:03:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DICA] - Troca do filtro de combustível

Mensagem por Washington_SFC »

Bom dia, amigos

Ontem (11/01) realizei por conta própria a troca do filtro de gasolina do meu Corsa, uma vez que o procedimento é muito simples, bastando ficar atento para não inverter a entrada e saída de combustível do filtro e depois de instalado, verificar se não há vazamentos.
Até aí tudo bem... o que me surpreendeu foi a quantidade de sujeira que saiu do filtro antigo que, embora tenha sido trocado há um ano, não rodou nem 1000 Km, visto que meu carro é um carro de garagem (e olha que só abasteço em um posto aqui perto de casa, onde nenhum dos meus vizinhos que abastecem lá reclamou, eu mesmo nunca tive problemas com a gasolina de lá). Um detalhe é que após trocar o filtro e dar partida no motor, percebi que a rotação do motor ficou melhor, antes o motor ameaçava morrer.
A minha dica é que esqueçam quilometragem para substituir o filtro de combustível. Reconheço que o que estou escrevendo aqui parece ser obvio, mas nossa gasolina não vale nada, é cheia de impurezas e sei que tem amigos por aí que não atentam para o filtro de combustível como deveria. Um filtro não custa mais que R$ 13,00, já uma bomba de combustível custa muito mais, isso fora o fato dessa sujeira acabar indo parar no bico injetor e uma consequente dor de cabeça maior.


FabioeIvani
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Segunda-feira 03 2013f Junho 2013 05:19:12 PM
Localização: Diadema - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por FabioeIvani »

Me surpreendeu o tao pouco que vc rodou com o carro e foi traido pelo filtro. Falando ainda sobre gasolina, a única vez que eu abasteci em um posto desconhecido tive que limpar os bicos e trocar os cabos de vela.....Agora só abasteço na rede EXTRA ou CARREFOUR...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

FabioeIvani escreveu:Me surpreendeu o tao pouco que vc rodou com o carro e foi traido pelo filtro. Falando ainda sobre gasolina, a única vez que eu abasteci em um posto desconhecido tive que limpar os bicos e trocar os cabos de vela.....Agora só abasteço na rede EXTRA ou CARREFOUR...
Gasolina ruim não estraga cabo de vela... a dificuldade na queima deve ter só evidenciado o problema que já estava lá. O cabo de vela estraga porque a vela está ruim, elas devem ser trocadas a cada 30.000 km e verificadas a cada 10.000 km.

Da mesma forma a bobina, quem estraga ela são cabos ou velas ruins, que forçam ela provocando defeitos.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

O cabo de vela estraga porque a vela está ruim, elas devem ser trocadas a cada 30.000 km e verificadas a cada 10.000 km.
É uma das coisas mais baratas na manutenção, pelo menos aqui no RJ pago em torno de R$ 35,00 o jogo e troco pelo menos a cada seis meses (mesmo porque uso GNV).
Não dá tempo nem de sentir diferença pois acabo tirando as velas ainda boas, mas mantenho a qualidade no meu carro.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

quem usa só etanol o filtro tende a ficar mais limpo?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

raphael.mendes, depende do que chama de limpo... na verdade não, o etanol forma uma gelatina dentro do filtro. E os meus na troca sempre tem bastante sujeira. A recomendação até é trocar em prazos as curtos com etanol.


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

FabioeIvani escreveu:Me surpreendeu o tao pouco que vc rodou com o carro e foi traido pelo filtro. Falando ainda sobre gasolina, a única vez que eu abasteci em um posto desconhecido tive que limpar os bicos e trocar os cabos de vela.....Agora só abasteço na rede EXTRA ou CARREFOUR...

O problema foi a "validade" da gasolina e nao a qualidade. independente de colocou comum ou aditivada de qualquer bandeira que seja SHELL, BR, IPIRANGA, ALE ou mesmo BRANCA a gasolina pode estar tudo certinho dentro da lei mas ela oxida dentro do tanque...

se nao estou enganado a gasolina nao é pra ficar mais que 3 meses dentro do tanque (o mesmo vale pro tanquinho flex)

a unica gasolina que serviria neste caso seria a Podium da BR que tem validade de 1 ano sem nenhuma (ou quase minima) de oxidacao dentro do periodo.


abs


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

awaked escreveu:raphael.mendes, depende do que chama de limpo... na verdade não, o etanol forma uma gelatina dentro do filtro. E os meus na troca sempre tem bastante sujeira. A recomendação até é trocar em prazos as curtos com etanol.

entendi, ja tinha ouvido falar mas achei que a goma se formava na presença de algum metal e iria causar isso la no bico e nao no filtro que é de plastico


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

raphael.mendes, forma bem menos do que no contato com metal, mas forma.


monal-zn-sp
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 31 2013f Dezembro 2012 09:11:55 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por monal-zn-sp »

Opa blz

Minha duvida è existe alguma marca boa, tanto de filtro, bela e cabo de velas para ser trocado !?!?!?!?!

Abraco


Wilson ZN sao paulo santana


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”