Pessoal,
Esta semana notei que a braçadeira maior da minha coifa da homocinética foi pro espaço, poderia repor apenas ela, mas considerando que nunca troquei nem a homocinética e nem a coifa, vou trocar a coifa (ambas).
Como não tenho essa ferramente... http://www.youtube.com/watch?v=FaAGcklqZrI ...rsrsrs...
Não é difícil, mas tem carros que tem uma trava que só sai com um alicate especial e outras com uma pancada seca (com apoio de madeira), e não sei como é a do Corsa Wagon 1.6 8V /97.
Alguám pode me antecipar como é a tal trava?
Como trocar a homocinética ou só a coifa?
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A primeira roda já foi... só falta descobrir o torque da porca castelo, ou colocar na mesma posição que estava...
A trava deu um pouco de trabalho, porém o maior foi desmontar e montar o miolo da homocinética... que falta faz uma máquina de limpeza de peças....que cagada de graxa...
A homocinética é uma obra de engenharia e tanto...
Amanhã a outra morre fácil...
A trava deu um pouco de trabalho, porém o maior foi desmontar e montar o miolo da homocinética... que falta faz uma máquina de limpeza de peças....que cagada de graxa...
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pois meleque e bem qnd montar
Rua não é disputa, é convivência.
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Zé, nem é tanto pela grana economizada... é que gosto e agora como aposentado tenho tempo de sobra...e também corrijo umas cagadas de outros...
Por exemplo: existe um parafuso que fixa o prato no cubo (nunca entendi esse nome, pois de cubo não tem nada...), da roda, e ele antigamente era apertado até com chave de impacto de modo a deixar o disco bem justo ao cubo... pois bem, ao retirar a roda verifiquei que ele saiu quase com a mão...
Você diria... mas os parafusos da roda dão o exato ajustamento no aperto do aro... sim, mas se o parafuso não estiver bem apertado, poderá criar alí uma mínima diferença que fará o disco não ajustar ao cubo e como resultado quando vc. frear poderá ocorrer uma oscilação idêntica aquela quando vc. tem um caroço ou manchão ou ainda um defeito interno na trama de aço do pneu quando se inverte o sentido do giro... por acaso venho percebendo um crescer desse sintoma... não seria isso?
Lembro que mandei trocar o disco por duas vezes e quando novo o problema não aparece... as oficinas das trocas tem ótimos mecânicos, mas o problema é que eles deixam os muleques fazendo o serviço e esses "cabeças de bagre" é que não sabem se quer a importância de uma arruela de encosto ou pressão...e o problema surge meses depois...
Por exemplo: existe um parafuso que fixa o prato no cubo (nunca entendi esse nome, pois de cubo não tem nada...), da roda, e ele antigamente era apertado até com chave de impacto de modo a deixar o disco bem justo ao cubo... pois bem, ao retirar a roda verifiquei que ele saiu quase com a mão...
Você diria... mas os parafusos da roda dão o exato ajustamento no aperto do aro... sim, mas se o parafuso não estiver bem apertado, poderá criar alí uma mínima diferença que fará o disco não ajustar ao cubo e como resultado quando vc. frear poderá ocorrer uma oscilação idêntica aquela quando vc. tem um caroço ou manchão ou ainda um defeito interno na trama de aço do pneu quando se inverte o sentido do giro... por acaso venho percebendo um crescer desse sintoma... não seria isso?
Lembro que mandei trocar o disco por duas vezes e quando novo o problema não aparece... as oficinas das trocas tem ótimos mecânicos, mas o problema é que eles deixam os muleques fazendo o serviço e esses "cabeças de bagre" é que não sabem se quer a importância de uma arruela de encosto ou pressão...e o problema surge meses depois...
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Ontem troquei a coifa do outro lado...retirar a homocinética foi mais fácil com o aprendizado da roda anterior, até a trava foi mais fácil...mas a cagada com a graxa foi a mesma.
Essa coifa não estava sem braçadeira ou rasgada, mas no visual já apresentava sinais que a diferenciavam bem de uma nova e como no kit vem além da coifa, as braçadeiras, um anel elástico (trava) e a graxa, troca-se tudo...
Para a completa retirada da graxa antiga, quem faz isso por grana deve ou deveria ter uma máquina de limpeza química ou então literalmente meter a mão na graxa...com a máquina é mais rápido e limpo, já sem a máquina...
Pra quem não conhece uma homocinética, veja ela montada...(as fotos não são obrigatoriamente da linha GM)
...ela montada no semi-eixo (lado esquerdo, o direito vai na caixa de marchas)
...somente a ponta/taça/copo...
Ela desmontada...
E algumas substituídas por motivos óbvios...
[/url]
Existem motivos de substituição que não são óbvios visualmente, mas perceptíveis quando se faz curvas para a direita ou esquerda e surge aquele tec, tec, tec, tec... já tá mais que na hora...tem casos em que em ligeiras torções em curvas suaves já aparece, ou então um ronco quando em linha reta...mas neste caso é confundível com o rolamento...
Periodicamente supervisione a parte de baixo do carro e observe...tem muito problema que se evita o agravamento e o custo elevado, quando se percebe no início. Ao trocar ou consertar um pneu, trocar o óleo, elementos da descarga... aproveita e observa...
A troca da homocinética ou de sua coifa, requer algum ferramental, habilidade com mecânica, noções de suspensão e freio...e disposição pra encarar a sujeira... não recomendo para leigos.
Na oportunidade, pode-se inspecionar folga nos pivots, vazamento no amortecedor, vazamento do cilindro do freio, pastilhas de freio, mangote do freio...
Essa coifa não estava sem braçadeira ou rasgada, mas no visual já apresentava sinais que a diferenciavam bem de uma nova e como no kit vem além da coifa, as braçadeiras, um anel elástico (trava) e a graxa, troca-se tudo...
Para a completa retirada da graxa antiga, quem faz isso por grana deve ou deveria ter uma máquina de limpeza química ou então literalmente meter a mão na graxa...com a máquina é mais rápido e limpo, já sem a máquina...
Pra quem não conhece uma homocinética, veja ela montada...(as fotos não são obrigatoriamente da linha GM)
...ela montada no semi-eixo (lado esquerdo, o direito vai na caixa de marchas)
...somente a ponta/taça/copo...
Ela desmontada...
E algumas substituídas por motivos óbvios...
[/url]
Existem motivos de substituição que não são óbvios visualmente, mas perceptíveis quando se faz curvas para a direita ou esquerda e surge aquele tec, tec, tec, tec... já tá mais que na hora...tem casos em que em ligeiras torções em curvas suaves já aparece, ou então um ronco quando em linha reta...mas neste caso é confundível com o rolamento...
Periodicamente supervisione a parte de baixo do carro e observe...tem muito problema que se evita o agravamento e o custo elevado, quando se percebe no início. Ao trocar ou consertar um pneu, trocar o óleo, elementos da descarga... aproveita e observa...
A troca da homocinética ou de sua coifa, requer algum ferramental, habilidade com mecânica, noções de suspensão e freio...e disposição pra encarar a sujeira... não recomendo para leigos.
Na oportunidade, pode-se inspecionar folga nos pivots, vazamento no amortecedor, vazamento do cilindro do freio, pastilhas de freio, mangote do freio...
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foi trocada uma do golf pq parecia um sapo, inchadona, todos curiosos, pelo q tinha dentro, furamos e nada, nao se sabe pq mas ela estava inchada sem nada dentro.....kkkkkk faz tempo, qnd eu ainda usava o carro....mas foi olhando na oficina q vimos, e antes de rasgar e zoar a peca toda ja foi reparado....
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É isso aí, com uma mera observação, pode-se antecipar um futuro problema e custo maior...mas tem que estar polarizado pra coisa...
Um detalhe que esqueci de mencionar na troca da homocinética ou de sua coifa é exatamente quanto a coifa... ela não deve ficar nem esticada e nem comprimida... se esticada rasgará mais cedo, assim como se comprimida, pois ocorrerá atrito entre seus gomos e o desgaste virá mais cedo.
Por exemplo: se a coifa tiver 12cm de comprimento entre suas bordas quando ainda não montada, essa medida deverá ser respeitada para o aperto final das braçadeiras, desta forma ela trabalhará dentro de seu projeto construtivo e sua vida útil será a maior possível.
No seu caso pode ter ocorrido em algum momento, o contato com o óleo de freio ou de direção hidráulica...nem todas as borrachas suportam esses óleos...
Um detalhe que esqueci de mencionar na troca da homocinética ou de sua coifa é exatamente quanto a coifa... ela não deve ficar nem esticada e nem comprimida... se esticada rasgará mais cedo, assim como se comprimida, pois ocorrerá atrito entre seus gomos e o desgaste virá mais cedo.
Por exemplo: se a coifa tiver 12cm de comprimento entre suas bordas quando ainda não montada, essa medida deverá ser respeitada para o aperto final das braçadeiras, desta forma ela trabalhará dentro de seu projeto construtivo e sua vida útil será a maior possível.
No seu caso pode ter ocorrido em algum momento, o contato com o óleo de freio ou de direção hidráulica...nem todas as borrachas suportam esses óleos...
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Bange, Cubo de roda foi herdado das antigas carroças que utilizavam de fato um cubo no centro das rodas para garantir rolagem igual entre as rodas., com o tempo as rodas evoluíram juntamente com seus componentes mas alguns nomes ficaram.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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