[DÚVIDA] - Socorro - Injeção Eletrônica

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romulopcdo
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[DÚVIDA] - Socorro - Injeção Eletrônica

Mensagem por romulopcdo »

Amigos, essa semana andei com alguns problemas no meu corsa, andei enchendo um pouco o saco do awaked, do sem controle, e, infelizmente, os problemas do corsinha não sumiram.

Esse é meu querido no dia que chegou aqui em casa:


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É um maxx 2003/2004 1.0 a gasolina. Desde que o comprei, já troquei o radiador, válvula termostática, TBI, já passou por duas limpezes de injeção, já teve dois jogos de velas e de cabos de vela novos, tá no segundo filtro de ar, tá indo pra segunda troca de óleo, já troquei o filtro de gasolina duas vezes, os coxins do câmbio (os três) são novos, silencioso intermediário novo tbm e essa semana passou pela rodízio dos pneus, alinhamento, balanceamento e duas cambagens. Eis o que acontece:

Em setembro, realizei uma limpeza completa na injeção, velas novas, cabos de vela... tinha levado nesse car center pq o carro, ao frear/reduzir, as vezes morria (e eu achando que fosse alto no servo freio). Depois de tudo isso, as morridas sumiram, mas o carro, quase todo dia, ficava acelerado quando eu dava a partida, ía pra 2500 RPM e as vezes não descia. Tava me aguentando pra ver isso no começo desse mês, mas semana passada fui encher o tanque pra fazer uma viagem aqui perto, sempre abasteço em um posto que conheço, mas fui na da minha mãe de abastecer onde ela abastece o peugeot dela. Fui, quando cheguei lá, desliguei o carro, mas pouco tempo depois liguei pra manobrar e ficou acelerado "ok". Voltei pra casa, carro ok. Rpm bonitinha, sempre em 800, quando ligava o ar ía pra 900, tudo ok, a não ser esse "acelerado". Quando foi no sábado, saí com minha namorada e na volta, o carro "ía morrendo" quando coloquei em ponto morto pra parar no sinal... chegou em casa. No outro dia, saí sozinho, na volta o carro ía morrendo por duas vezes ao reduzir. Depois vim da casa dela pra minha e não podia tentar reduzir que a rpm baixava pra 200/300, quase morrendo, tinha que evitar todos os sinais possíveis. Segunda-feira levei na oficina, o cara me disse que meu atuador da marcha lenta tava travando, jogou um spray lá e disse que se não melhorasse, tinha que trocar mesmo (80 reais lá). Resultado: o carro parou de morrer, mas agora, a marcha lenta fica oscilando quando o motor esquenta, desse jeito aqui (vídeo que fiz no meu mesmo):

http://www.youtube.com/watch?v=BygeTcpecTA

Isso foi terça-feira, de lá pra cá ela não deu essas osciladas tão bruscas como uma que ela dá na metade do vídeo, fica alí oscilando entre 950/1050, quando o carro tá parado. Segunda coisa: essa semana, com ele parado, por duas vezes, ao ligar o ar, o ponteiro do acelerador ficou oscilando entre 0 e 10, só parou quando desliguei o carro e liguei de novo. Terceira coisa: a marcha lenta fica estável, perfeita, com o ar ligado, em 900. Quarta coisa: com o motor frio, assim que ligo, escuto um barulho de "água", como se tivesse água descendo pelo escapamento, aí ao olhar, na braçadeira que segura o silencioso intermediário com o silencioso traseiro, fica jorrando água, depois quando o motor esquenta, aí para. Quinta e última coisa: ao desligar o carro, eu tou sentindo ele "tremer" muito, quando viro a chave pra desligar ele dá uma tremida e, sinceramente, eu não lembro dele fazer isso antes.

Aí eu peço a ajuda de vocês: será, tudo isso, sintoma de gasolina batizada? Ainda não consegui queimar o tanque todo, tá quase chegando em 1/4. Já devo ir atrás de alguma peça? Esses defeitos, vi que podem ser o atuador da marcha lenta ruim que trava, ou o sensor de posição da borboleta que manda a informação errada e quanto ao ponteiro do acelerador oscilando, seria problema no sensor de velocidade?
Desde já muito obrigado!


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luxh2
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Mensagem por luxh2 »

amigo... sabe utilizar o multimetro ?? ou multi teste sei lá !! cada um chama de um jeito !!
... fiz alguns testes em casa e mudou meu carro !!!

quando o carro liga a ventuinha piora os sintomas ???
Up´s

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=732822#732822

Corsa hatch 1.4 Econo flex Premium 100%LED


romulopcdo
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Mensagem por romulopcdo »

luxh2, cara, meu carro só acionou a ventuinha no período que meu radiador tava furado. Minha válvula termostática e meu radiador tem 5 meses de uso, ele sempre fica com a temperatura entre 1/4 e 1/2, nunca aqueceu o suficiente ao ponto dela acionar. Ela liga quando ligo o ar condicionado, mas não dispara por excesso de calor no motor. Tava certo de trocar o atuador da marcha lenta e o sensor de posição da borboleta e ficar tudo certo, mas aí com essa oscilação no ponteiro do velocímeto e essa "tremida" ao desligar, fiquei meio sem rumo pro problema.

Quanto à utilizar o multímetro, vou lhe ser sincero que nunca cheguei a usar ou tentar ;x Ah, ele nunca acendeu a luz da injeção não, tá com esse probleminha na lenta e essa oscilação agora no ponteiro do velocímetro, mas ele nunca chegou a acender a luz da injeção em 10 meses que tá comigo.


Bange
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Mensagem por Bange »

Romulo,

Seria interessante tentar lhe ajudar, mas parece que vc. tem pouco ou nenhum conhecimento para extrair informações dos sensores, fica difícil e qualquer palpite será um mero tiro no escuro.

Uma coisa é certa: é muitíssimo remota a possibilidade de ser um problema mecânico do tipo suspensão, câmbio, pneus...

No vídeo que vc. mostrou, considero a variação dentro de uma normalidade ou tolerância, que deve ser fruto do problema, não a causa.

Não sei qual a RPM normal de seu motor, mas acho que não deva ser 1000RPM...e uma coisa me chamou a atenção: o som... parece haver alguma falta de vedação no escapamento ou um abafador/silencioso esportivo ou não original...

Tenho um corsa 1.6 8V, que tinha um problema de variação na ML, de mais de 500RPM, bem maior que a sua... e o problema não era nada do carro original... foi um mal contato em alguma das conexões do meu kit gás, que interferia no sensor MAP.

Veja o tópico > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... sc&start=0

Em outro tópico eu mencionei uma melhora da oscilação, quando limpei o atuador de marcha lenta...que melhorou bastante a retenção em RPM alta (1500...2000 etc), mas a oscilação não.

Eu relatei isso pra vc. ter uma ideia de que o problema pode ter origem muito variada e nem sempre um sensor é o causador...pode ser aterramento, pode ser até a centralina ou ECU.

Sugiro vc. resolver este ronco do motor, revendo os apertos de toda a cadeia do escapamento e se for o caso trocar o que estiver errado. Aproveita e reveja também a admissão...

Após isso, leve a uma oficina que tenha o instrumental próprio (scaner), para avaliar todos os sensores...com o carro parado e depois com o carro andando em um percurso/trajeto semelhante ao que vc. citou.

Mas tem duas coisas que julgo serem responsáveis pelo desligamento repentino do motor em funcionamento normal: falha na identificação de RPM e falha na geração de pulsos para as velas.
Como vc. sempre citou que o motor morre quando em movimento e vai parar... peça para rever a polia do virabrequim, sua chaveta, fixação correta da mesma (aperto), ponto, sensor da roda fônica (distância correta, mal contato em conector, fiação aberta, blindagem etc...).

Não deixe de dar retorno da solução OKA?


romulopcdo
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Mensagem por romulopcdo »

Bange, A questão da variância é que até eu encher o tanque com essa gasolina, ela não aparecia. Quanto a RPM normal, segundo o Manual, deve ser entre 850 e 950 (ficava sempre em 800 com o ar desligado e 900 com o ar ligado). Quanto ao som, ele tava com o silencioso intermediário muito oxidado e furado, com aquele barulho de "ar escapando", troquei o silencioso intermediário e o silencioso traseiro é "meio novo", não apresenta sinais de ferrugem. O que percebi, como citei, é que entre a o silencioso intermediário e o traseiro, a braçadeira fica "jorrando água" quando ligo o motor e depois para. Não sei se ela tá folgada e essa água deveria estar saindo pelo silencioso traseiro, ou nem saindo, se transformando em vapor no caminho final. Considero muito estranha essa água (que com certeza não é a do arrefecimento, ela não baixa o nível, e jorra uma quantidade considerável). Pois é, vi tantos casos, também, de problema com aterramento, é que foi algo tão "repentino" que tomei por consideração alguma falha relativa a sensores. Estava bem disposto a realizar a troca do atuador da marcha lenta em casa, haja vista a fácil troca, o valor não tão caro e o fato de eu poder fazer em casa, já que não precisaria regular nada depois com o scanner.
Vou levar o carro pra apertar as braçadeiras, já que são todas novas.

Ressalto que o carro não morre mais, o que tá acontecendo de "problema" é essa pequena variação na marcha lenta, esses dois casos de oscilação no ponteiro do velocímetro quando liguei o ar e essa água que jorra entre os dois silenciosos, na braçadeira, quando o motor tá frio.


romulopcdo
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Mensagem por romulopcdo »

Ah, mais duas coisas:

o barulho do motor, TALVEZ, seja pq minha garagem é totalmente fechada, então, tem uma acústica muito forte. Ao parar no final, não se escuta barulho nenhum do motor, super silencioso. Como é tudo muito fechado, como dá pra ver nas fotos, talvez aparente esse eco, mas vou levar pra dar uma olhada na braçadeira, até pq tem essa água saindo, apesar de que a água me preocupa mais do que o lugar, hehehe.

Segundo: algumas pessoas podem achar preocupação exagera essas coisas que aparentam ser "poucas", mas é que esse corsa é meu primeiro carro, comprado com meu dinheiro, então, a gente acaba se apegando de uma maneira sem precedentes e tou tentando, aos poucos, ir resolvendo todos os problemas que ele tinha, além, claro, de ficar de olho nos que vão aparecendo.
Fico grato pela ajuda de todos :D


Bange
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Mensagem por Bange »

Romulo,

Água, assim que liga principalmente de manhã, é normal sair na forma de vapor e até um gotejamento na saída da descarga, nunca no meio e nem em grande quantidade, e assim que esquenta, desaparece.

A resistência à passagem do ar pelo sistema de escapamento, está prevista no projeto do motor e tanto maior retenção como maior vasão, irão dar alguma diferença que pode alterar (forçar), uma situação de consumo excessivo (maior vazão), ou erro no cálculo da mistura pela ECU, via leitura da sonda Lambda. Ar, vapor/água e ruido (abafado), só lá na saída... se sai antes e sai com "pressão", é bom avaliar alguma obstrução daí pro final...

Se vc. notou isso após encher o tanque, avalie a possibilidade desta gasolina estar com muito álcool (mais do permitido), o que irá dar uma quantidade de água maior que o normal...

Procure um posto de marca tradicional, em centro de cidade, com grande movimento e sem promoção... normalmente são postos mais honestos em termos de qualidade.

Se antes não tinha e passou a ter após este abastecimento, resolva em definitivo essa dúvida para passar pra outro ponto...antes até de trocar alguma coisa da parte dos sensores ou atuadores, caso contrário, vai embolar tudo, vc. pode não concluir nada e vai jogar grana fora...

Se o carro não está mais morrendo à toa e vc. se sente seguro, ande com ele até a reserva e abasteça com meio tanque de boa qualidade (aditivada é melhor), continue andando uns 2 dias... se era a gasolina o problema vai sumir..


romulopcdo
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Mensagem por romulopcdo »

Bange, De início já vou agradecendo por sua paciência e pela ajuda.

Pois é, a água no final do escape, realmente entendo que de manhã, com o motor frio e com o vapor isso seja aceitável. Me preocupou o fato de ser antes e sair com uma certa pressão.

Quanto a marcha lenta, o que ocorria antes dessa gasolina "bendita" era o fato de o carro ficar acelerado, as vezes, quando eu ligava (isso podia ser o atuador da marcha lenta travando?), mas nunca morria ou deixava a marcha lenta louca, o que aconteceu só depois dessa gasolina. Depois da limpeza que o mexânico fez nele, nunca mais ficou acelerado, ficando só com essa variação na marcha lenta que apresenta no vídeo. Meu escape é novo, já havia colocado gasolina depois e isso não havia acontecido, com a desse posto é que apareceu isso e essa água estranha, sempre com motor frio, depois esquenta. Não sei se teria obstrução, pelo menos o vapor sai pelo escape lá atrás normalmente. Não teria como essa água ser de outro canto, se não o nível da água do arrefecimento baixaria e, como já foi mais de meio tanque e rodei, acho que o motor já tinha batido, fora que a cor do óleo me parece normal. Então, acho que ela só seria proveniente mesmo da queima, né? Ou seja, gasolina adulterada, essa "água" o motor não queima e vai pro escape, correto? o que posso "supor" é que, como do cano do silencioso intermediário pro silencioso traseiro tem uma "subida", pode ser que aí a água necessite de força pra subir e, talvez tenha uma folga, ela seja expelida logo na junta, na braçadeira. Vou, realmente, seguir o conselho de esvaziar logo esse tanque problemático. Deixarei até algum tempo em casa ligado, pra ver se a "bendita" vai embora logo. Daqui pra sexta acho que consigo queimar o resto que tem, pouco mais de 1/4 e aí coloco o restante com aditivada.

De qualquer forma, como sempre dou uma olhadinha ao chegar do trabalho, caso aconteça algo antes de esvaziar o tanque, posto novas informações! :D
Mais uma vez obrigado!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

essa agua pode vir da junta do cabecote, pregando a trajedia no causo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


romulopcdo
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Mensagem por romulopcdo »

SemControle, também sempre penso no pior, mas o nível da água do arrefecimento não baixa, ainda assim teria como vir água de lá sem ser a do arrefecimento?!

O que acho estranho é dá pra escutar a água passando pelo escapamento, tipo aquele barulho de água em metal. Entretanto, ressalto que a água do arrefecimento não tem diminuído nem 1 cm. Com o tanto que jorra ao ligar o carro, e o fato de o meu não ter aditivo ainda, só água, se fosse água do arrefecimento já tinha baixado o reservatório pelo menos na metade. Algum outro lugar que seria possível ela vir?

Coincidentemente ou não, hoje saiu bem menos, coincidência com o fato de o tanque estar só um pouco acima de 1/4. Daqui a pouco coloco um vídeo do lugar que sai a água, apesar de não ter conseguido flagrar nenhum momento dela "jorrando".


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