[DÚVIDA] - Socorro - Injeção Eletrônica

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

agua agua so vem do arrefecimento mesmo, ou de um pessimo combustivel, meus carros sempre q foram gasolina nunca teve isso de pingar agua, e os alcool, como procuro por sempre do melhor, ainda mais por o carro ficar parado tempao, nao sai em forma liquida, isso q nao tem qq coisa no escap, é o cano reto do motor até o fim.....
ja vi sim carros andando na sua q em qq subidinha, parece q esta fazendo xixi pelo escap, sai akele mundo de agua....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

SemControle, Pois é, quando tive problemas com meu radiador e meu motor ía indo pro espaço, depois de então fiquei bastante preocupado com essa parte de arrefecimento. Pelo tanto de água que sai, se fosse do arrefecimento, meu motor já tinha ido pra china ou tinha baixado consideravelmente a água. Tou só colocando o vídeo aqui no youtube pra vocês verem de onde sai e como fica.


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

http://www.youtube.com/watch?v=QcjY8XsD ... e=youtu.be

Essa braçadeira é por onde sai a água, dá até pra ver a barra "molhada"


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

http://www.youtube.com/watch?v=adVXmIDZ ... e=youtu.be

Outro vídeo. O que pude constatar é que tá saindo ar nessa junta, o suficiente pra essa água sair aí. Provavelmente ela passaria direto até o silencioso traseiro e sairia na forma de vapor, eu acho.


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

Pessoal, hoje vim trabalhar no carro pra ver se a gasolina "bendita" vai embora logo de vez. Notei que quando eu acelero, principalmente no engarrafamento, a rotação vai a 2000 e fica "querendo ficar lá", ou seja, quando eu engato a primeira, acelero, e aí coloco o carro em ponto morto e vou freando, a rotação demora a vir pra faixa de marcha lenta. ;~~


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Romulo,

Pra mim a quantidade não é tão grande assim... depois que o carro chegar a temperatura de trabalho, ou seja, após a primeira ligação do eletroventilador, se vc. der umas boas aceleradas ( entre 4 e 5.000RPM), o excesso de água sairá e não deve sair mais enquanto o carro estiver quente.

As conexões originais não levam este tipo de braçadeira, ou não tem ou as conexões são flangeadas e vedam mais eficientemente. Se sai ar, sai som e ajudado pela elevação do cano sairá água enquanto houver condensação ou excesso.

Nesse tipo de conexão acho que a solução é usar uma massa própria para altas temperaturas... retorne a loja que fez o serviço que eles dão a solução...

Muitas vezes devido a curtos trajetos, o carro nem atinge a temperatura de trabalho e a água vai se acumulando, enchendo o cano e agilizando a formação de ferrugem no interior dos abafadores.

Não demore muito pra colocar o fluido de radiador... a ferrugem lá também é muito prejudicial para o sistema de arrefecimento.

________________________________
Um pouco de história...
Certa vez eu estava numa oficina e um cara duma Fiorino novinha chegou "P" da vida, largou o carro de qq jeito e falou que se o problema não fosse resolvido ele iria querer todo o dinheiro dele de volta, e saiu. A oficina já havia trocado tudo do TBI, a bobina e a centralina...o problema era que o carro morria quando quente e só pegava depois de muito tempo depois de esfriar e com grande dificuldade.
Eu estava dando carona a dois amigos irmãos, um deles estava negociando um espaço na oficina e o outro era recém funcionário de uma CC da Fiat, na parte de almoxarifado.
Como estávamos todos juntos na hora que o cara chegou, o dono disse que não tinha outra saída a não ser devolver a grana, pois não sabia mais o que fazer... o amigo que trabalhava na Fiat, falou..."já trocaram o abafador/silencioso?"...quase ao mesmo tempo todos nós olhamos pra ele e perguntamos o porque? Ele disse..."por que eu não sei, mas o que sai de silencioso do almoxarifado não é brincadeira e a maioria pra carros ainda em garantia..."
Como o sistema era inteiriço, só cortando, o outro amigo disse pra retirar o sensor Lambda, pois isso abriria um buraco no sistema e se fosse entupimento já daria pra ter uma ideia...
Eles retiravam e o carro pegava de primeira...recolocavam e o carro não pegava nem a pau...o cara da oficina mandou cortar o cano... ficou aquele esporro, mas o carro não morreu mais.

Já que cortaram o silencioso fora, eu pedi pra abrirem de modo a que se pudesse ver a real causa. O miolo era constituído de algumas cavernas, uma tela e lâ de vidro...
O que ocorreu é que a tela foi corroída pela ferrugem e a lâ de vidro mais pedaços de tela vedavam as cavernas, limitando a saída do ar...por fora não havia nenhum sinal de corrosão agressiva a ponto de necessitar de troca.
__________________________________________


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

Bange, como citei, coincidentemente com a diminuição do nível de gasolina, reduziu-se a quantidade de água. O ar que sai de lá é pouco, no dia o rapaz até me falou que colocaria um "veda escape", algo assim. Acho que vou levar em alguém que mexa com escape só pra "empurrar" mais um pouco o traseiro e diminuir essa saída. Tenho uma dúvida: se a gasolina que coloquei, tivesse uma quantidade muito elevada de álcool, isso deixaria a marcha lenta instável como está, pelo fato de o motor não estar trabalhando com o combustível para o qual ele foi projetado? além, no caso, de proporcionar essa saída de água maior pelo escape...

Ah, outro relato:

hoje vim trabalhar no carro pra ver se a gasolina "bendita" vai embora logo de vez. Notei que quando eu acelero, principalmente no engarrafamento, a rotação vai a 2000 e fica "querendo ficar lá", ou seja, quando eu engato a primeira, acelero, e aí coloco o carro em ponto morto e vou freando, a rotação demora a vir pra faixa de marcha lenta. ;~~

Eis-me outra dúvida: se o meu cabo do acelerador tiver prendendo aquela borrachinha que fica perto do TBI, seria uma causa desse problema citado acima?

:D :D


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

Bange, Quanto a história da valente Fiorino, ao adquirir meu carro eu reclamava pra Deus, o mundo e o pessoal aqui do fórum que eu achava ele sem força. O awaked sempre me falava pra olhar o escape, que alguma obstrução podia deixar o carro "manco", sem força. Quando furou o silencioso intermediário, senti uma baixa no torque, o carro desenvolvia bem, mas na saída, eu pisava o acelerador no fundo e parecia que não fazia tanto efeito. Melhorou consideravelmente depois do novo, e, claro, depois de uma válvula termostática nova (antiga com defeito), cabos, velas e injeção limpos, mas só depois da troca do silencioso, foi que consegui cantar pneu de 2ª (foi só um teste, não faço isso sempre pq pneu é caro, heuiheuiehie). Entretanto, ainda não me acostumei a usar o carro sempre com o ar ligado, fica pesadão, mas também, 1.0 pra quase 1.100 kg e ainda com o ar ligado, seria pedir muito, né?!
110 km/h já atingidos dentro da cidade.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Romulo,

Faz todo sentido o problema estar na gasolina...por excesso de álcool, mais água e também a irregularidade na ML. Mas reserve uma pequena dúvida para o abafador que vc. não trocou...agora com aquela braçadeira fica fácil eliminá-lo pra teste.

Quanto a aceleração alta com demora ao retorno para ML, eu acredito ser o atuador ainda sujo ou o duto onde ele percorre o seu eixo, que pode também estar sujo e dificultar o trabalho de ir e vir para controlar a ML.
Isto acontecia com o meu e após a limpeza de ambas as partes o problema não ocorreu mais. O meu é MPFI e achei fácil esta operação...o atuador limpei com WD-40 e o corpo do TBI com querosene (ambos fora do carro).

Para tirar a dúvida do acelerador prendendo, observe o repouso normal dele (no TBI)... é assim que deve ficar sempre quando vc. retira o pé do acelerador...confirme forçando a borboleta ao seu retorno...se tiver alguma folga, pode ser sim, mas pra uns 2000RPM, a diferença tem que ser boa...

Na maioria dos carros 1.0, a ECU controla o desligamento do AC, quando se exige torque do motor...uma maneira de verificar é: deixar o carro em ML com o ar ligado, puxar o freio de mão e sem acelerar muito, tentar dar a saída...se tiver funcionando certinho a ECU vai mandar desligar o compressor e vc. ouvirá um "cleck", que é o desacoplamento da embreagem do compressor... voltando a ML, vc. ouvirá outro "cleck", que é o acoplamento para retorno...o retorno pode não ser imediato, pois dependerá da temperatura da cabine, quanto mais quente, mais rápido volta.
Esse controle pela ECU, ocorre em retomadas de velocidade, ultrapassagens fortes, subidas etc...mas vc. não deveria perceber muito, salvo se as situações perdurarem, pois aí a temperatura se eleva e a sensação de calor aparece. Mas como vc. mesmo disse...1.0, é 1.0....


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

Bange, até penso em trocar o silencioso traseiro, apesar de "aparentemente" ele estar novo. Peguei o carro em março, de qualquer forma, o que tava antes não posso levar em consideração só a aparência, né?! Cara, meu silencioso intermediário foi R$ 90,00 dilmas, ele com o cano quase todo até o final e o silencioso traseiro tá na casa de R$ 70,00 dilmas. Sinceramente? Acho barato, pelo menos pela confiança de ter coisas que você "conhece e sabe que são boas" em seu carro. Vou só trocar a correia dentada do meu (preventiva) e colocarei como investimento pro 13º o silencioso traseiro. Vou secar logo esse tanque.

Quanto ao atuador, eu tou pensando em colocar um novo, apesar de ter levado uma bronca do SemControle, serei teimoso, hueiheiuehuie. Cara, sou muito apegado ao carro, e gastar 50,60,70 reais eu acho válido em algo que eu sei que vai ser benéfico pelo menos no sentido de ter a segurança de ir renovando as peças e colocando coisas novas. Claro que se fosse uma peça de 200,300 reais eu iria mais a fundo pra saber se precisaria mesmo ou não.

Vou realizar os testes com a borboleta e o acelerador assim que chegar em casa.

Ah, quanto ao ar, eu escuto o "clec" sim. Sinceramente, até mesmo parado em casa, puxo o freio de mão, coloco em marcha lenta e ao acelerar até 3000, 3500 rpm eu escuto "clec" do ar desarmando. Entretanto, como você falou, é algo "temporário", pra uma exigência maior de força do motor, né?! Quer queira, quer não, a gente sente o peso do 1.0 depois, hehehe. De qualquer forma, pra quem se acostumou com um agile 1.4 e depois um 207 1.4 (mais leve ainda), puxei 110 no meu corsa onde já fiz 130 com o sedan, acho que tá bom! :D rsrsrs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”