Teste de alimentação de combustível, etc. - 1.6 8V /97 Wagon

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Teste de alimentação de combustível, etc. - 1.6 8V /97 Wagon

Mensagem por Bange »

Pessoal,

Fiz meu teste de pressão e estanqueidade, sendo que o valor obtido não foi nem o da GM para motores semelhantes e nem o da tabela da Kitest!!!!

O meu => 2,5 Bar (ML), 2,8 Bar em qualquer outra RPM.
Manual GM oitava ediçao => 380 KPA = 3,8 Bar (não fala em RPM)
Tabela Kitest => 2,8 a 3,1 Bar (não fala em RPM)

A estanqueidade tá excelente, pois já tem uns 20min. e não caiu nada...até aumentou um tiquinho... é o calor do motor... e do Rio...

A vazão ficou em 800ml em 30s => 1,6l/minuto.

Considerando a idade do carro tá bom demais....

Eu ia retirar os bicos, mandar limpar e avaliar a vazão individual de cada um, mas não estou vendo necessidade, até porque lendo pela NET, ultimamente só recomendam avaliação/limpesa quando apresentar algum sintoma negativo... o que não é meu caso...

Próxima etapa é um tal de Canister...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esqueci de mencionar o teste de pressão máxima da bomba... bateu mais que 5 Bar...

Não deu pra saber exatamente quanto, pois com a interrupção da gasolina para a flauta, o carro morre...

Antes de partir pro canister, vou ver o barulhinho no alternador...tá enchendo o saco...

Pra adiantar, alguém sabe qual a vida útil do canister ou a periodicidade de troca?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esse manual ai da oitava geracao ja é pros ultimos modelos e nem sabia q os quase 4 bar se aplicavam ao corsa tmb......o povo adora querer trocar a bomba pela do astra flex nao sei o q, q tem 4 bar.....a mudanca da pressao é vacuo/pressao atmosferica no coletor, nao rotacao
se nao enche até a boca o tanque tem chance do carro acabar e o canister estar inteiro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É minha avaliação, considerando até a idade do carro, é de que a bomba tá bombando e as diferenças não são preocupantes...

Agora quanto ao canister, é um componente que a gente não tem muita margem de avaliação, eu ainda nem sei como funciona... tem carros que tem uma tal de válvula de purga do canister, controlada pela ECU...esse meu Corsa tem isso? Ainda nem parei pra ver, pois o meu alternador vai dar trabalho...
Desmontei e o induzido está com folga no eixo (no diâmetro interno do rolamento), na parte de trás e o coletor já está bem desgastado... tem uma vala no contato com a escova, que também já tá no final...

Não sei se o eixo tem conserto... sabe dizer se isso vende separado?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem muito eixo q o povo "enche" pra salvar, as vezes esse ai seria pouco preocupante encher....
vender as partes em separado pra manutenção vendem, mas pode ser q nem sempre compense....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Hoje é dia de quem tem a consciência negra, mas os de branco também estão aproveitando... tá tudo fechado...amanhã vou ver se encontro um novo e por que preço...as vezes realmente não compensa.

Se eu já tivesse minha futura (vai demorar um pouco), solda MIG, o problema estaria resolvido, pois é fácil encher e, como tenho torno, mais fácil ainda é desbastar e por na medida exata.

Poderia também pagar para encher e eu desbastar, mas isso não daria certo por 2 motivos... um é que não conheço um bom soldador (só serralheiros meia bomba), e também os coletores estão muito gastos...acertar é mole mas vai ficar fininho...é serviço pra pouco tempo...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, eu pesquisei nas 5 lojas próximas e apenas uma tem o rotor do meu alternador... mas não é original Bosch :roll:

Antes de caçar em outas lojas, vou fazer um teste estratégico, que certamente dará uma pequena sobrevida ao meu pobre alternador...talvez tempo suficiente para eu trocar de carro... tava pensando num Zafira, mas a GM me decepcionou e meu próximo carro não será mais da GM, e ponto final.

Já que a GM, não me dá suporte, descobri pela Bosh, que meu alternador não é original (deveria ser 0 124 225 029), e o que está no carro é do 1.6 MPFI 16V (0 123 120 001)... mas ambos tem a mesma amperagem e as diferenças são sutis...

Com R$14,00, comprei o rolamento do lado do coletor, a bucha externa deste rolamento (de plástico/nylon), e 1 par de escovas novas (este material seria necessário, mesmo para o rotor novo).

A solução para a folga no eixo para o rolamento acima, vou tentar solucionar desbastando o suficiente para a entrada de uma fita de enchimento, de alumínio (o ideal seria em aço inox), que em princípio virá de uma lata de cerveja, com +- 0,11mm de espessura.

Já acertei a parte dos coletores, que estavam bem cavados (vala)... ficou fino, mas ainda é mais espesso que o fio do carvão + a mola...eu chuto que ainda vai durar mais de 1 ano...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange, tenho uma má notícia... se acha o "suporte" da GM péssimo... espere até precisar de outra marca. Isso que o Corsa foi bem vendido, agora imagine com outros carros, é ainda pior. Eu te garanto.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

He he he... folga ZERO, entrou na pressão (sem porrada...), agora é montar tudo...

Terei que comprar um parafuso da placa que segura o rolamento do outro lado, pois só saiu destruído...após o almoço vou lá.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemContorle,

Eu sei disso, mas sou chato pra KCT quando me decepcionam como consumidor/cliente... pra vc. ter uma ideia, tenho um monte de máquinas de marcenaria... antes eram da Bosch, até que ocorreu algo semelhante como com a GM agora... resultado: Troquei quase todas as máquinas (tava na hora mesmo), por Makita, e até agora estou satisfeito. Depois do episódio com a Bosch para marcenaria, não compro e nem indico mais esta marca.

Se as pessoas tomarem atitudes semelhantes eles repensam a postura... lembra quando o Collor, reclamou que nossos carros pareciam "carroças", perto dos importados??? Ainda não são uma "Brastemp", mas melhoraram bastante...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”