[DÚVIDA] - Rotação da Marcha Lenta

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Rotação da Marcha Lenta

Mensagem por romulopcdo »

Amigos, bom dia! É o seguinte: tem um tempo que o meu corsinha (sedan maxx 1.0 gasolina) tava dando umas apagadas estranhas, levei, fizeram a injeção com todas as limpezas possíveis. Depois disso, o carro, algumas vezes, ficava acelerado (2.000RPM mais ou menos) quando eu ligava. E ontem, ao pisar na embreagem pra reduzir as marchas, o carro baixava a 400 RPM, quase querendo morrer e se eu ligasse o ar, ela ficava irregular, ligando e desligando o ar. Hoje levei no mexânico, ele tirou o atuador da marcha lenta, me disse que ele tava sujo e "travando", então limpou e disse que passou um spray, me mostrou ele ligado em uma máquina lá e tava funcionando ok. Ele resolveu dar uma volta, quando voltou, mexeu em alguma coisa no motor (acho que foi no parafuso da borboleta de aceleração) e ao ligar o carro verifiquei o seguinte: o carro parado a rotação tá em 1000-1100 e ao ligar o ar, que anteriormente fazia subir a rotação, agora faz com que ela diminua pra 800, pergunto: é normal esses parâmetros de rotação com o carro parado? E essa inversão que o ar aumentava a rotação antes e agora diminui, isso tá correto/pode prejudicar algo? Ps: Ele fez isso depois de ter dado uma volta no carro;
Ps2: Não cobraram nada;
Ps3: eu vi como vantagem o fato de o carro não ter ficado mais "pesadão" como ele ficava antes quando eu ligava o ar ;x Mas tenho medo de causar algum problema, prejudicar algo.

Obrigado, amigos!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Problema sério não, mas ele devia ficar a 800 e com A/C manter os mesmos 800. Pra isso tem os sensores, eles fazem a leitura e compensam.

Não acho que ele devia ter fuçado a borboleta, sou contra isso. Mascarou mais um defeito. O carro deve ficar mais beberrão, dá uma monitorada pra conferir e ver se é fato.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

seu carro tem injecao eletronica, entao ela q comanda as mudancas pra funcionar direito, mania de curioso do tempo do carburador achar parafuso pra estragar injecao.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

SemControle, awaked, Pois é, amigos! Amanhã vou dar um pulo em outro mexânico pra ver se ele regula. Digamos que as mudanças "me agradaram" pq antes, quando ligava o ar, a rotação subia pra 1000 e ficava muito pesado. Agora, ela baixa pra 800 e o carro fica ótimo O.o mas, como com o ar desligado, ele fica entre 1000 e 1100, tenho medo de ocasionar algo ou, como o awaked falou, ficar com um alcoolatra em casa. Eu desconfio que ele mexeu no parafuso pq quando fui olhar depois que cheguei em casa, tinha uma parte meio que "brilhante" do parafuso, como se ele tivesse aberto mais. Ele poderia ter mudado essa rotação nesse canto mesmo? Pq creio que foi o máximo que ele pode ter mexeido.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ele mudou algo mecanicamente, q a injecao agora tem mais trabalho e pelo jeito nao esta nem conseguindo se achar pra voltar ao original.....
qnd liga o ar a lenta subir um pouco é até normal, mas coisa minima, so olhando no ponteiro pra notar......o peso com ar ligado sim é facil de sentir....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

SemControle, Pasmem que isso foi em um Car Center Bosch, hein?! Amanhã vou levar em outra "grande" aqui de Fortaleza. Só achei "interessante" pq agora, quando ligo o ar, o carro não pesa mais O.o


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao duvido, a propria GM ja tentou me vender um chicote completo de porta do astra pra fazer um retrovisor eletrico funcionar, e o bom q qnd perguntei se era certeza disseram q nao....numa casa de som o cara fez o chicote por 50cruzeiros, quase 10 X mais barato do q a tentativa de roubo da GM
Editado pela última vez por SemControle em Segunda-feira 18 2013f Novembro 2013 07:44:11 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

romulopcdo, sim, está entrando mais ar e taca combustível pra dentro.


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

SemControle, awaked, Amigos, como carro é que nem mulher e quem melhor entende do nosso somos os próprios, fui mexer no meu. Vi em um site (não lembro qual), alguns procedimentos que deveriam ser feitos com a troca de um atuador da marcha lenta (como ele tirou o meu, mexeu, limpou, resolvi testar), incluía ligar todos os componentes elétricos, ar, farol, limpador... repetir por 10 vezes aceleração até 2500 rpm, estabilizar e segurar por 10s, então o fiz e funcionou. Motor, depois de aquecido, tá ficando em 800 rpm (apesar de o manual do corsa 2004 recomendar 850 ;x ) e quando ligo o ar ele tá subindo á 850-900, não dá pra identificar bem, se vê que sobe, mas não chega a 1000. Ainda não rodei com o carro, mas surgiu outra dúvida: dei umas aceleradas com o ar ligado. Quando ligo o ar, dá aquele "clec" do ar ligando, com o carro em ponto morto e acelerando a 3000 rpm, quando solto a aceleração, dá o "clec" do ar disparando, isso é normal mesmo? Uso o ar tão pouco que não cheguei a reparar nisso andando no carro, verificarei de manhã se rodando dá a mesma coisa! Obrigado pela ajuda :D
Ps: nem me falem em chicote, fizeram uma gambiarra no meu pq tinha gás na dona anterior, aí cortaram o chicote na caixa de fusível e colocaram ligado direto o farol e farol alto, com um fusível ligado na própria fiação, o bendito esquentava que derretia. Fui na Chevrolet pra ver o conserto, não refaziam só o chicote do farol (só o que precisava), só vendiam a peça toda: o chicote todo frontal do carro, 2.700 reais...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso mesmo, se vc cortar um fio e for la eles nao imendam, apenas trocam o chicote completo.....
sobre o clec nao sei nao....
aki no forum mesmo tem procedimento parecido com isso no reset da central da injecao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”