é a literatura generica q até serve de base.....so é estranho aplicarem a multec 700 a tantos modelos, pelo q sei ela se aplica a modelos EFI, se nao to enganado, kadett, ipanema e até monza
o sensor de posicao da borboleta é um resistor variavel, igual akeles botoes de volume de girar, entre B e C deveria variar, teria q ver direito, pode ser q a seja o sinal de referencia, um manual completo do chicote nao é facil de conseguir pra poder testar e ter certeza de tudo
[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como reparar?
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SemControle,
Se realmente for um mero potenciômetro, a soma de C com A + C com B, terá que ser "sempre" igual a A com B.
Tudo que tenho lido até agora aponta realmente para um mero potenciômetro...
Se eu não encontrar exatamente o do meu carro, vou numa loja com o multiteste e confirmo, pois no link que postei acima, não há coerência quando ele ultrapassa (B/C=10), o valor máximo entre A/B=9.
Isso só seria correto no esquema abaixo...
Onde o resistor adicional teria 1 Ohm de valor... o que é até possível para se evitar um curto (entre A e C )quanto ele estiver ou todo aberto ou ( entre B e C), todo fechado.
Se assim for, minha unidade estaria dentro das especificações do link, faltando apenas confirmar os valores de tensão na prática, pois apenas valores estáticos não dão 100% de garantia.
Se realmente for um mero potenciômetro, a soma de C com A + C com B, terá que ser "sempre" igual a A com B.
Tudo que tenho lido até agora aponta realmente para um mero potenciômetro...
Se eu não encontrar exatamente o do meu carro, vou numa loja com o multiteste e confirmo, pois no link que postei acima, não há coerência quando ele ultrapassa (B/C=10), o valor máximo entre A/B=9.
Isso só seria correto no esquema abaixo...
Onde o resistor adicional teria 1 Ohm de valor... o que é até possível para se evitar um curto (entre A e C )quanto ele estiver ou todo aberto ou ( entre B e C), todo fechado.
Se assim for, minha unidade estaria dentro das especificações do link, faltando apenas confirmar os valores de tensão na prática, pois apenas valores estáticos não dão 100% de garantia.
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Pessoal,
Achei uma literatura que considero a melhor até agora em termos de injeção... não é específica para nenhum carro ou marca, mas dá bastante base de conhecimento, me esclareceu muitas dúvidas e também me surpreendeu com algumas informações que eu desconhecia, além de ter uma didática muito boa... recomendo.
http://www.powerpage.xpg.com.br/PWR13.mht.pdf
Este material me esclareceu por completo o fato do paralelo nos injetores 1 com 4 e 2 com 3... mas também me surpreendeu com a informação de várias injetadas no mesmo Ciclo de Oto.
Achei também uma tabela com uma cacetada de valores Ohmicos de bicos...
http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 709187.pdf
Achei uma literatura que considero a melhor até agora em termos de injeção... não é específica para nenhum carro ou marca, mas dá bastante base de conhecimento, me esclareceu muitas dúvidas e também me surpreendeu com algumas informações que eu desconhecia, além de ter uma didática muito boa... recomendo.
http://www.powerpage.xpg.com.br/PWR13.mht.pdf
Este material me esclareceu por completo o fato do paralelo nos injetores 1 com 4 e 2 com 3... mas também me surpreendeu com a informação de várias injetadas no mesmo Ciclo de Oto.
Achei também uma tabela com uma cacetada de valores Ohmicos de bicos...
http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 709187.pdf
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pra isso é invalido, se fosse pra todos bicos injetarem em todo ciclo, uma injecao monoponto bastaria derivar o fio e por 4 bicos
Rua não é disputa, é convivência.
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Olá pessoal,
Hoje chegaram as ferramentas...
Kit 5000R - Robust - Material muito bom e bem acabado, muito prático o sistema de encaixe e fixação das chaves de soquete e também das chaves combinadas (com catraca), quase a metade destas ferramentas eu já tinha, porém em várias caixas e algumas não eram de boa qualidade e estão viciadas...foi uma extravagância, mas estou satisfeito com a aquisição.
KA-015.17 - ainda não usei mas parece ter boa qualidade, o manômetro é com glicerina e vem com 17 diferentes mangueiras para vários tipos de conexões de várias marcas.
KA-008/5 - Não gostei, pois não tem válvula de alivio do ar da mangueira, o que pode inserir alguma distorção na medida já que o ar é comprimível... mas o material é razoável... ainda não usei.
131156 - Raven - Esta ferramenta permite a compressão das molas das válvulas para retirada/troca de balancim, retentor, etc... é uma ferramenta que atende a diversos modelos e marcas e por não ser específica tem lá suas dificuldades de uso, mas dá pro gasto...
Hoje já retirei todos os balancins e agora só falta afrouxar a correia dentada pra verificar se o eixo do comando está girando suave com a mão, isto acredito que me dará tranquilidade quanto a algum empenamento do conjunto cabeçote/gaiola.
Acabei não comprando o manômetro para avaliação do perfeito fechamento das válvulas e compressão, pois tenho um para encher pneus e acredito que possa usá-lo em conjunto com o do compressor e aplicar a regra dos 25%, só tenho que conseguir uma conexão para a rosca da vela.
Não sei como é a recomendação de montagem do comando pela GM, tô achando que a montagem sem os balancins é mais confiável (embora que mais difícil...), o que acham?
Hoje chegaram as ferramentas...
Kit 5000R - Robust - Material muito bom e bem acabado, muito prático o sistema de encaixe e fixação das chaves de soquete e também das chaves combinadas (com catraca), quase a metade destas ferramentas eu já tinha, porém em várias caixas e algumas não eram de boa qualidade e estão viciadas...foi uma extravagância, mas estou satisfeito com a aquisição.
KA-015.17 - ainda não usei mas parece ter boa qualidade, o manômetro é com glicerina e vem com 17 diferentes mangueiras para vários tipos de conexões de várias marcas.
KA-008/5 - Não gostei, pois não tem válvula de alivio do ar da mangueira, o que pode inserir alguma distorção na medida já que o ar é comprimível... mas o material é razoável... ainda não usei.
131156 - Raven - Esta ferramenta permite a compressão das molas das válvulas para retirada/troca de balancim, retentor, etc... é uma ferramenta que atende a diversos modelos e marcas e por não ser específica tem lá suas dificuldades de uso, mas dá pro gasto...
Hoje já retirei todos os balancins e agora só falta afrouxar a correia dentada pra verificar se o eixo do comando está girando suave com a mão, isto acredito que me dará tranquilidade quanto a algum empenamento do conjunto cabeçote/gaiola.
Acabei não comprando o manômetro para avaliação do perfeito fechamento das válvulas e compressão, pois tenho um para encher pneus e acredito que possa usá-lo em conjunto com o do compressor e aplicar a regra dos 25%, só tenho que conseguir uma conexão para a rosca da vela.
Não sei como é a recomendação de montagem do comando pela GM, tô achando que a montagem sem os balancins é mais confiável (embora que mais difícil...), o que acham?
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SemControle,
É difícil de imediato crer, mas é possível sim... e ele só faz isso no princípio da partida para manter uma mistura mais rica, assim que o motor aquece (não sei a que temperatura), a frequência cai 50%.
Eu imagino que com apenas uma injetada, ou a pressão nas flautas tem que ser maior ou os microfuros do injetor serem mais largos...é uma técnica..
Pra comprovar isso só que tem osciloscópio e sincronizar o injetor com a roda fônica... mas isso com o carro frio, depois de aquecido a história muda...
Algum universitário possuidor de osciloscópio na área pra comprovar ou não?
É difícil de imediato crer, mas é possível sim... e ele só faz isso no princípio da partida para manter uma mistura mais rica, assim que o motor aquece (não sei a que temperatura), a frequência cai 50%.
Eu imagino que com apenas uma injetada, ou a pressão nas flautas tem que ser maior ou os microfuros do injetor serem mais largos...é uma técnica..
Pra comprovar isso só que tem osciloscópio e sincronizar o injetor com a roda fônica... mas isso com o carro frio, depois de aquecido a história muda...
Algum universitário possuidor de osciloscópio na área pra comprovar ou não?
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SemControle,
Lembre-se de que a injetada ocorre atrás da válvula, que se fecha após a admissão, ficando fechada durante a compressão, explosão e escape (3 fases, 3 injetadas), a quarta injetada ocorre junto com a abertura de admissão (quarta injetada).
Clareou?
Raciocinando assim e desconsiderando as 4 fases, podem ocorrer até mais de 4 injetadas... a soma de todas será aproveitada apenas na admissão seguinte...
Sacou?
Lembre-se de que a injetada ocorre atrás da válvula, que se fecha após a admissão, ficando fechada durante a compressão, explosão e escape (3 fases, 3 injetadas), a quarta injetada ocorre junto com a abertura de admissão (quarta injetada).
Clareou?
Raciocinando assim e desconsiderando as 4 fases, podem ocorrer até mais de 4 injetadas... a soma de todas será aproveitada apenas na admissão seguinte...
Sacou?
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isso piora mais ainda, o combustivel vai ser arrastado das paredes do coletor pras camara e nao pulverizado, tao usando isso pra resfriar o coletor? e na fase fria....
imagina o q sera dos 16V q alem de tudo tem bicos especiais por conta do formato do leque q se produz
do mesmo jeito q a fonica 60-2 é usada pra sincronizar a faisca, deve ser usada pra sincronizar a injecao, se nao tem criterio, vai ter faisca no fim da fase de exaustao tmb, no fim da admissao....
precisaria de ferramenta mesmo e acompanhar tudo isso no ritmo de 1000 repeticoes num minuto
mas pelo menos pelas literaturas q se encontra é mais ou menos isso, tudo em relacao aos cilindros é trabalhado o par e nao os 4, a bobina recebe sinal pra um par de cil, e pro outro, nao pros 4, os bicos tudo indica ser a mesma coisa, como nao se chega a fundo e uma verdade sobre as centrais, tem q pensar q pelo menos trabalham juntos os pares de cil, a forma precisa disso nao se sabe....
imagina o q sera dos 16V q alem de tudo tem bicos especiais por conta do formato do leque q se produz
do mesmo jeito q a fonica 60-2 é usada pra sincronizar a faisca, deve ser usada pra sincronizar a injecao, se nao tem criterio, vai ter faisca no fim da fase de exaustao tmb, no fim da admissao....
precisaria de ferramenta mesmo e acompanhar tudo isso no ritmo de 1000 repeticoes num minuto
mas pelo menos pelas literaturas q se encontra é mais ou menos isso, tudo em relacao aos cilindros é trabalhado o par e nao os 4, a bobina recebe sinal pra um par de cil, e pro outro, nao pros 4, os bicos tudo indica ser a mesma coisa, como nao se chega a fundo e uma verdade sobre as centrais, tem q pensar q pelo menos trabalham juntos os pares de cil, a forma precisa disso nao se sabe....
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Bom, a boa e velha "mijada" já acontecia nos carros aspirados... e sem nenhum controle (só advogando um pouco o texto...), adicional a abertura e fechamento da admissão.
Concordo com vc., mas o propósito, segundo o texto, é realmente criar no início de trabalho uma mistura mais rica, regularizando após o aquecimento...
É esquisito, mas possível...só quem pode nos salvar são os universitários com osciloscópio ou a turma que mexe com mapeamento de ECU´s... certamente deve ter alguns inscritos no fórum, cadê essas peças raras? Eles não aparecem nesses tópicos mais terrenos?...rsrsr
Concordo com vc., mas o propósito, segundo o texto, é realmente criar no início de trabalho uma mistura mais rica, regularizando após o aquecimento...
É esquisito, mas possível...só quem pode nos salvar são os universitários com osciloscópio ou a turma que mexe com mapeamento de ECU´s... certamente deve ter alguns inscritos no fórum, cadê essas peças raras? Eles não aparecem nesses tópicos mais terrenos?...rsrsr
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Bom, mais uma etapa vencida...
O eixo, sem os balancins e sem a correia dentada pra mim ficou OK, pois consigo movimentá-lo com a mão, tendo alguma dificuldade para sair da inércia, mas depois fica livre-livre...acho que é quando forma a película de óleo nos cames.
Mesmo assim, amanhã vou fazer uma consultoria prática coma quele amigo que deu a dica da quebra.
Desmontei uma vela velha e vou aproveitar a rosca e o sextavado para criar uma conexão de ar comprimido (no lugar da vela no cabeçote), e avaliar se tem algum escape das válvulas... se a pressão não se mantiver dentro dos 25%, dei azar...mas meu santo é forte!
O eixo, sem os balancins e sem a correia dentada pra mim ficou OK, pois consigo movimentá-lo com a mão, tendo alguma dificuldade para sair da inércia, mas depois fica livre-livre...acho que é quando forma a película de óleo nos cames.
Mesmo assim, amanhã vou fazer uma consultoria prática coma quele amigo que deu a dica da quebra.
Desmontei uma vela velha e vou aproveitar a rosca e o sextavado para criar uma conexão de ar comprimido (no lugar da vela no cabeçote), e avaliar se tem algum escape das válvulas... se a pressão não se mantiver dentro dos 25%, dei azar...mas meu santo é forte!
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