[DÚVIDA] - Falha misteriosa 1.6 16v. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
VictorSheep
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27 2013f Agosto 2013 10:52:04 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Falha misteriosa 1.6 16v. O q fazer?

Mensagem por VictorSheep »

Bom dia a todos do fórum!
Sou o Victor, escrevo de Curitiba e vim pedir ajuda aos mais experientes, pois estou com um problema cabeludo na minha viatura. Sou dono de um Tigra 1.6 16v.

O que acontece é o seguinte: de uns 5 meses pra cá, o carro está apresentando uma falha de aceleração. Ele engasga muito, às vezes mais, às vezes menos. Quando ligo o carro e deixo ele em ponto morto, a rotação permanece estável em 900rpm e o carro não falha, o problema é quando o giro sobe. Neste caso, não importa a temperatura, ele engasga mesmo. De primeira pra segunda, de segunda pra terceira, e assim por diante. A parte engraçada é que com o AC ligado, ele não falha! Fica redondo!

Já troquei uma série de coisas em função do bendito defeito:
-Bobina
-Velas
-Bomba de Combustivel
-4 Bicos
-Regulador de Pressão
-Sensor de fase
-Sensor de detonação
-Sensor de rotação
-Correia dentada e tensores
-Central de injeção
-Alternador (foi arrumado cerca de 7 meses atrás, pois havia parado de carregar)

...dentre outros itens menos relevantes que não me ocorrem agora.
Já estou quase arrancando os cabelos, por isso vim pedir ajuda à vocês. Por enquanto, vou segtuindo com o AC ligado neste frio de Curitiba hehe Agradeço a atenção de todos, grande abraço!


Avatar do usuário
marcowessler
:: Piquet ::
Mensagens: 213
Registrado em: Sexta-feira 02 2013f Agosto 2013 08:28:40 AM
Localização: Cocal do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por marcowessler »

Minha antiga pick up corsa era assim... (nao tinha AC)... troquei a bubina (coloquei de uma marca ruim) não resolveu... resolvi pegar uma de um corseiro amigo meu (original) e resolveu o problema.... agora a parde do AC... muito estranho.. porque geralmente o Ar engasga mais ainda o carro...


VictorSheep
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27 2013f Agosto 2013 10:52:04 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VictorSheep »

Pois é Marco, a bobina que instalei é da Magnetti Marelli, não era pra ser ruim...
E como eu falei, ligando o ar fica 100%. Esquisito, né?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esta no ponto o motor?, chatinho e qnd mecanico faz nem ai pra nada, é facinho deixar tudo baguncado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


VictorSheep
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27 2013f Agosto 2013 10:52:04 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VictorSheep »

Então, aconteceu o seguinte: o mecânico havia falado que o carro estava fora do ponto, havia 'andado' aprox. 2 dentes. Nesta ocasião, pedi para ele arrumar e ja substituir a correia dentada + tensores. Será que corre o risco de ele ter trocado a correia e, ainda assim, deixado fora de ponto? E caso isso possa ter acontecido, ao acionar o AC o ponto voltaria ao normal?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

com o peso do compressor a central adota algumas estrategias, eu nao sei o qnt muda no ponto, mas é uma possibilidade
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


VictorSheep
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27 2013f Agosto 2013 10:52:04 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VictorSheep »

Pessoal, obrigado pelas respostas até o momento. Estive conversando com várias pessoas sobre o problema, e estou muito desconfiado de que seja um aterramento problemático (isolado, solto, etc.). Esses dias, a falha parou totalmente, mas meu DVD desligava toda vez que ligava um farol, milha, qualquer coisa elétrica. Oscilava a corrente, ele desligava. O DVD parou de desligar sozinho uns dias depois e a falha voltou junto hehe

Semana que vem vou verificar todos os aterramentos do carro e posto aqui o resultado!


elton.ott
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Domingo 14 2011f Agosto 2011 08:16:46 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por elton.ott »

no meu corsa 1.6 16v tem um terra encima do coletor, com tres fios nele, tem o sensor da posição da borboleta e o sensor da entrada de ar, o meu tava se engasgando e as vezes se acelerava sozinho, arrumei isso ai e ficou normal... ja colocou em um computador pra ver o que ele diz???


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Veja sua bateria também.
Faz o teste do lampejamento que tem aqui no fórum, pode ser que alguma coisa apareça.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


VictorSheep
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27 2013f Agosto 2013 10:52:04 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VictorSheep »

Então, meus colegas... Agora o negócio ficou um pouco mais sério.

Estava indo para o trabalho ontem pela manhã, quando de repente, ao entrar em uma curva (não estava rápido), o Tigra desligou completamente. Bati a partida com ele ainda em movimento, ele pegou mas, quando acelerei um pouco, morreu novamente. Depois disso não pegou mais.

Guinchei o carro até o mecânico, ele não conseguiu mexer muito ainda mas testou o chicote da bobina, e percebeu que, no momento da partida, não chega corrente até ela. Na realidade, está da seguinte forma: deixando o carro em repouso, ele pege. Fica +/- uns 15 minutos ligado e então desliga sozinho. Depois disso, ao tentar partida, não chega corrente na bobina e o carro não pega. A bomba de combustível foi testada e a princípio está ok. Passamos o carro no scanner, acusou somente leitura da sonda Lambda (já acusava 'literatura' antes) e nada mais.

Agora estou esperando um parecer do mecânico, vamos ver o que ele acha. Muito obrigado pelo suporte, gente. Caso tenham alguma ideia, será muito bem vinda. Me desejem sorte! hehe


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”