[DÚVIDA] - Problema ao dar partida e carro morrendo

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Davi_Vicente
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[DÚVIDA] - Problema ao dar partida e carro morrendo

Mensagem por Davi_Vicente »

Olá pessoal, procurei por diversos tópicos e achei até alguns parecidos com meu problema, porém sem solução ou há muito tempo encerrado. E apesar de parecidos nem todos os problemas encaixavam. Então resolvi criar este tópico. Peço desculpa se está no lugar errado e peço orientação de onde deveria postá-lo corretamente.

Meu carro é um Classic 2007/2008 flex, life 1.0 com AC e GNV. Só depois da compra que percebi que era um ex-combatente. O odômetro marca 83.000 Km mas acho que levou um tombo de no mínimo uns 200.000. Peguei o carro em 06/07/2013

Vou dividir em fases e destacar os principais problemas em negrito:

Fase 1

Logo que peguei o carro levei num mecânico que então era de confiança, pois estava com a luz de injeção acesa e morrendo no GNV. O mecânico passou o scanner e disse que haviam sido identificados 10 defeitos, ele zerou o scanner ou a central (não lembro), fez uma limpeza e disse que o único erro persistente era o da bomba de partida, já que o carro é flex e esse motor era para partida a frio quando estivesse só com álcool, essa bomba havia sido retirada e por isso a luz de injeção estava acendendo, me orientou a procurar um eletricista para colocar essa bomba. E a luz ia persistir acesa até lá.

Relatei a ele que o carro estava com problema na partida as vezes dava um “arranhão” alto, parecia ferro retorcendo, e também demorava a pegar. Quando não dava esse arranhão a partida por vezes demorava, não importando a temperatura ambiente e o horário, fica naquele nhém-nhém-nhém. O mecânico disse que era problema no motor de arranque e que eu deveria procurar um eletricista também para isso.
O mecânico regulou a pressão do GNV, mas ainda assim não adiantou muito, o redutor de pressão estava deteriorado e com o parafuso de regulagem solto, então pegava regulagem e em qualquer quebra-mola ou trepidação perdia a mesma.

Agora sei que o mecânico deveria ter me recomendado rodar um pouco e ter voltado lá para que passasse o scanner novamente e ver se os erros continuavam. Enfim ele não fez e aí entramos na fase 2 de problemas.




Fase 2:

Rodei uns 500 km com o carro e após 9 dias com ele o motor bateu. Estava saindo do extra, tinha gasto R$ 460,00 em pneus novos, ia para loja colocá-los, parei na curva e o motor morreu, e fiz mais 2 tentativas de ligar o barulho de peças e parafusos soltos gritava. Chamei o guincho e levei pra porta da loja onde o comprei. A loja tinha uma oficina ao lado com a qual trabalhavam e identificaram que uma peça soltou e entortou o cabeçote e diversas outras coisas, seria necessário fazer retífica do motor. Pois bem, o carro ficou uns 10 dias até voltar da retífica.

Fase 3:

O carro retornou da retifica, rodou uns 50 km de onde fez até a concessionária. Motor voltou com problema pra pegar e nos primeiros minutos ligado com pouca potência. Comigo rodou mais 30 km e depois tornou ao motor bater. Mas dessa vez o barulho não era de igual ao da primeira batida, ele parecia que não tinha força, que precisava acelerar. Não tentei forçar a partida.
Chamei um guincho novamente e resolvi levar numa oficina que um primo recomendou perto de onde já morei. Lá o mecânico identificou que a retifica foi mal feita e árvore de comando de válvulas estava quebrada, provavelmente não identificaram uma trinca e fecharam o motor assim mesmo resultando na quebra. Precisei retificar novamente.

Aproveitei pra pedir para consertarem a marcha, que estava enrolada, ao invés de entrar primeira entrava a terceira, primeira ao invés de ré. Primeiro o mecânico identificou que a alavanca de marcha tava ruim, de fato estava, cheia de folga e pedaços a menos. Essa peça é muito difícil de achar, rodei São Gonçalo e Niterói e só fui encontrar em uma única loja pela bagatela de R$ 420. Depois de desmontar o sistema completo eles identificaram que o trambulador (chamavam por outro nome, já que esse carro era mais moderno) estava danificado também, me deram a peça e lá fui eu atrás. Ao ver a peça nova fiquei espantado em o carro ainda conseguir fazer troca de marchas, a peça estava totalmente deteriorada. Enfim peça trocada.
Foi desligado o sistema de GNV e o cilindro foi isolado, assim como o redutor retirado, pois todo o sistema estava deteriorado e com risco de explosão.

Carro foi entregue, levei pra um eletricista uns 300 metros perto da oficina, lá foi consertado o motor de arranque, o bendix estava deteriorado e foi trocado. No eletricista o carro voltou a dar problema de partida, e o pior é que diferente de antes morria a todo o momento, sempre que baixava a rotação, precisava acelerar e manter o giro lá no alto. Problema estava tão grave que eu não conseguia sair do lugar, o eletricista falou que deveria ser problema de injeção e me ajudou a chegar na oficina.

Fase 4:

Deixei o carro na oficina novamente e o dono da mesma disse que ele próprio investigaria o que ocorria no meu carro. Após uma semana de testes, troca de alguns sensores do sistema de injeção ele me identificou que o problema parece ser o modulo de injeção. Ele passou um aparelho específico dele que não detectou outros problemas. Falou que o problema deve ser mesmo no módulo e me recomendou ir a um especialista em injeção, pois lá este trabalho ele não fazia. Este especialista irá lá hoje e passará um aparelho específico dele para identificar se o problema é mesmo no módulo ou em algum outro componente da injeção. Só para passar esse aparelho o cara cobra R$ 160,00.

Sendo o problema no módulo de injeção vocês recomendam comprar um módulo novo ou comprar um de segunda mão? O valor dessa peça pelo que já pesquisei não é barato. O que recomendam fazer?

Essa semana vou pegar a ficha de manutenção com a relação das peças trocadas e posto aqui.
Desculpem o tamanho do post.

Atenciosamente,
Davi Vicente


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Precisei trocar o módulo de injeção do meu carro tb, a uns 4 meses atrás. No meu caso, o carro tinha uns 10500KM rodados somente e o módulo pifou dentro da garagem, durante a noite. Simplesmente inexplicável.

Preferi comprar um módulo novo, zero KM na concessionária, pois me deram garantia de 1 ano na peça. De fato não foi barato, paguei R$1500,00, parcelado e com choro. Mas, como disse, é garantia de 1 ano e de peça nova. Então, se vc puder, compre um novo.

Sobre a sua história, ou o seu carro é tombado mesmo ou então os antigos donos/mechânicos eram muito porcos.
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Davi_Vicente
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Mensagem por Davi_Vicente »

José Leal escreveu:Precisei trocar o módulo de injeção do meu carro tb, a uns 4 meses atrás. No meu caso, o carro tinha uns 10500KM rodados somente e o módulo pifou dentro da garagem, durante a noite. Simplesmente inexplicável.

Preferi comprar um módulo novo, zero KM na concessionária, pois me deram garantia de 1 ano na peça. De fato não foi barato, paguei R$1500,00, parcelado e com choro. Mas, como disse, é garantia de 1 ano e de peça nova. Então, se vc puder, compre um novo.

Sobre a sua história, ou o seu carro é tombado mesmo ou então os antigos donos/mechânicos eram muito porcos.
Acredito que os dois se aplicam, carro tombado e mechânicos porcos, carro tava cheio de gatilhos. ainda tenho que revisar o sistema elétrico todo e refazer o GNV. A droga é que se for retirar o GNV dá tanto trabalho no Detran que é melhor reinstalar.


Davi_Vicente
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Mensagem por Davi_Vicente »

Aos moderadores, podem editar o título e colocarem . Escolhi a opção mas ela não ficou no título.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

acertei o titulo...
é q ja deve ter passado o tempo nessas idas e vindas, mas esta certo q quer continuar c esse carro?
eu teria medo de procurar outros problemas, pq certamente vai achar e coisas bem feias......
Rua não é disputa, é convivência.
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Davi_Vicente
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Mensagem por Davi_Vicente »

SemControle escreveu:acertei o titulo...
é q ja deve ter passado o tempo nessas idas e vindas, mas esta certo q quer continuar c esse carro?
eu teria medo de procurar outros problemas, pq certamente vai achar e coisas bem feias......
Pois é, to pensando nisso. Minha senhora é advogada, vamos analisar o que se pode fazer com a loja por conta de tantos problemas. Vamos ver se dá pra exigir de volta esse valor, ou se é possível algum acordo com o dono. Mas acho que só entrando na justiça e isso pode demorar.

O dono da oficina que o carro está agora foi bem sincero e disse que não conseguiu resolver o problema porque tentou de tudo, fez vários testes antes de partir pra investigar o módulo e parece que é isso mesmo. Ainda não entrei em contato com eles pra saber se já foi analisado com o especialista.
Segundo o dono precisa revisar o sistema elétrico que está com problemas e refazer o GNV, a partir disso o carro estaria com a manutenção em dia. Assim espero.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

a ultima coisa q eu pensaria é no gnv, enquanto o carro nao estiver 110% "original" nao adianta pensar no gnv....
eu sei como sao essas coisas na justica, mas q ta pra la de bem ruim a coisa ta.....tmb precisei trocar o modulo do golf, era muito estranho pois em baixa era uma lastima nao tinha lenta, nao dessenvolvia, mas passando dos 3K rpms, voltava a ficar perfeito o carro.....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Como o SemControle disse, será que compensa em ficar com o carro, mesmo com a lerdeza da justiça? Se sua esposa é advogada, já fica melhor. E por vício oculto, vcs podem pedir indenização junto à revenda.
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Davi_Vicente
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Mensagem por Davi_Vicente »

José Leal escreveu:Como o SemControle disse, será que compensa em ficar com o carro, mesmo com a lerdeza da justiça? Se sua esposa é advogada, já fica melhor. E por vício oculto, vcs podem pedir indenização junto à revenda.
Ela andou pesquisando e disse que por vício oculto só se for comprado em concessionária. Como foi comprado em loja, repasse, não é possível usar essa ferramenta.

Ontem liguei na oficina e tiveram um contratempo e puderam mexer no meu classic. Devem ter uma posição se é realmente o módulo hoje ou amanhã. Até lá tenho que aguardar.


Davi_Vicente
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Mensagem por Davi_Vicente »

Só atualizando.
O mecânico que trabalha com injeção está verificando o carro junto com um eletricista. É necessário corrigir o sistema elétrico, especialmente o do GNV, pois ele está alterando informação que vai para o módulo.
Estou no aguardo de uma posição sobre o que vai ser necessário mesmo.


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