Vinão Brutos escreveu:josé, troquei as velas e cabos a 2 meses. Só não limpei bico, pois acho que é conversa furada esse lance de bico sujo...
Vou checar a sonda.
Conhece algum álcool muito top? Semelhante a gasolina Podium (digamos assim)
Tipo um álcool mais limpo, de melhor queima e que não seja um águalcool.
Provavelmente o bico sujo influencia sim na qualidade da queima.
Sobre o álcool, tente usar álcool V-Power. No meu carro, eu estou usando apenas combustíveis aditivados. Gasto um pouquinho a mais no combustível para economizar na limpeza de bico e descarbonização do motor.
Na minha vistoria ano passado o cara do Detran, ao colocar a maquina para verificação de gases me disse que tava alta a emissão de CO² (tava com números garrafais em vermelho), mas sem que eu pedisse arrego ele mesmo me perguntou se o carro tinha ar condicionado, e pediu que eu ligasse, pra minha surpresa, o CO² baixou drasticamente, de em torno de 1,45 para menos de 0,90 !
Achei meio estranho, não entendi mas ele me explicou que quando liga o ar a emissão baixa, não sei se foi isso mas sei que deu certo.
Aqui no RJ nas oficinas de bairros em sua maioria tem os aparelhos para verificação, só que cobram para fazer, veja se você não encontra uma por aí para verificar antes de ir para a vistoria, de repente regula ele para passar na vistoria.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Vou abastecer o carro com álcool confiável e queimar tudo aí depois coloco álcool de novo e vou pra vistoria. Acredito que o grande causador dessa taxa ter sido alta foi o álcool meia boca.
Descartei os bicos pois o carro não falha e o consumo dele é bom!
Está indo pra 58 mil, então catalisador tá fora das possíveis causas, tbm.
Peguei o carro a 10 mil Km atrás e desde então já fiz 3 trocas de óleo e filtros. Mais ou menos a cada 3 mil eu saco tudo e coloco novo!
Então vou arriscar simplesmente limpar o tanque com álcool de qualidade.
Acham que pode dar certo?
É preciso planejamento, dosado com adrenalina e frieza.
Pergunto pq alguns "técnicos" do controlar, nem sabem fazer o procedimento correto.
Tenho um parente que é mecânico, ele tem um voyage antigo, por ser mecânico, ele faz o teste antes de ir à inspeção.
Pois bem, mesmo fazendo o teste antecipadamente, o carro dele foi reprovado duas vezes, ele na terceira tentativa, ele ficou de olho no computador que faz a leitura...
Para a surpresa dele, ao realizar o teste, todos os parâmetro ficaram no vermelho, só que no fim do teste, o computador exibiu uma mensagem para que o teste fosse refeito.
Mesmo com essa msg, o "técnico" tirou os equipamentos e disse que o carro havia sido reprovado.
Ao tirar o carro da baia, esse meu parente, pegou o carro e colocou lá novamente, e pediu para que o teste fosse refeito, veio uma pessoa que se dizia ser o supervisor e disse que não tinha como, depois de muita briga, o supervisor foi refazer o teste, o problema ocorreu novamente, parâmetros no vermelho, e novamente o computador pediu para refazer o teste, ao refazer, o carro estava com todas os níveis de emissão bem abaixo do limite.
O carro teve que retornar lá dia seguinte, apenas para "constar" no sistema a nova inspeção...
Imagino isso mesmo!
Vou procurar ficar de olho no momento que o diga-se lá téxinico* estiver fazendo a inspeção.
Fui uma vez só Zucchini, e pretendo que a segunda seja a última. Impossível ter falhas se faço todas as manutenções em dia e o carro anda sempre com peças novas!
Isso é uma verdadeira palhaçada.
O melhor mesmo é documentar o veículo fora de SP e adeus controlar.
Ah, estou vendendo o carro, peço R$16.000,00 nele.
Se souberem de algum amigo aqui, interessado =D
É preciso planejamento, dosado com adrenalina e frieza.
Pessoal, levei o carro no mecânico e comentei com ele sobre a reprovação do HCc no Controlar#FAIL.
Falei em trocar filtros e limpar bicos. Ele disse que é balela.
Meu filtros como disse anteriormente estão com apenas 2.500 Km só (novos), assim como o óleo.
Os bicos ele falou que é besteira limpar com o carro estando com apenas quase 60 mil.
Catalisador ele tbm descartou.
Passamos a máquina (mesma do controlar) e os índices estavam perfeitos... muito longe da margem de reprovação!
Ele disse que pode ser o seguinte: combustível de péssima qualidade mesmo, como eu já suspeitava e/ou falcatrua nessa merd* de CONTROLAR - provável tbm.
Ele também comentou que os carros devem permanecer ligados enquanto aguardam para a inspeção e no momento em que o téxinicú* desliga o veículo para a inspeção visual, ele não deve permanecer por mais de 30 segundos desligado. Alguém sabe disso ou já viu em algum lugar o tempo máximo permitido para deixar o carro desligado no momento da inspeção???
O mecânico falou que o principal motivo pelos gases aumentarem é por deixar o carro que já está bem quente, desligado por um tempo e ao ligar já começar a emissão... Acontece um processo que não sei explicar, mas isso aumenta a queima e também a emissão dos poluentes.
Se alguém souber explicar esse processo e também o tempo, ajuda bastante a todos nós!
Valeu!!!
É preciso planejamento, dosado com adrenalina e frieza.
A questão do motor quente poluir menos é verdade. Com o motor frio, a central de IE enriquece a mistura, assim como fazíamos quando puxava o afogador.
O ideal mesmo é deixar o motor funcionando até o momento da inspeção visual. Sim, vai gastar combustível, mas pelo menos tem uma leitura correta da máquina do controlar. Se a inspeção do controlar for próximo de casa, dê uma volta com o carro, para aquecer bem o motor.
boa noite amigo fui reprovado na gasolina e alcool troquei tudo no carro e hoje em casa resolvi tirar o escapamento e para minha surpresa catalizador com a colmeia detonada pergunto a vc como pode carro 2011/2012 troquei agora atarde e voltarei la de novo...
Xará, quantos mil KM seu carro tem?
Vc fez algum serviço de mecânica em alguma oficina qqer? Se sim, comece a pensar que seu carro foi mexido por algum desonesto, que tirou seu catalisador novinho e colocou um detonado. Não tem lógica essa peça estragar em tão curto prazo, a não ser que vc tenha usado combustível BEM batizado, seu sistema de ignição esteja podre e que vc tenha o péssimo hábito de dar aquela acelerada antes de desligar o motor.