[DÚVIDA] - Hidrovacuo e cilindro mestre Corsa GSI 16v

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

romulopcdo, as vezes é só a mangueira com problema. Teria que testar.
Com o carro ligado pisa no pedal e veja se vai baixando ou se ele segura.


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

awaked, já fiz esse teste, da seguinte forma: com o carro desligado, eu piso no pedal umas 4/5 vezes, aí ele faz aquele "assopro" e o ar que tinha ficado sai, aí o pedal fica completamente duro. Dou a partida e o pedal baixa. Aí seguro ele e desligo o carro, o pedal continua lá. O meu mecânico que é conhecido disse que não era o servofreio pq quando ele dirigiu ele frava e o carro não morria, mas entre semana passada e essa aconteceu isso duas vezes.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

romulopcdo, pode ser outra coisa... o primeiro sintoma da minha bomba de combustível quando morreu era o carro apagar quando parava no sinal.

Tem certeza que foi ao pisar no freio ou pode ter sido ao pisar na embreagem?
Ma dúvida teste pressão e vazão da bomba.


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

awaked, tenho a mania horrível (e repreendida por todos) de pisar na embreagem, colocar me porto morto, deixar a embreagem acionada e ir pisando no freio ;x mas não sei te precisar se foi ao pisar na embreagem/freio quando aconteceu quarta feira, mas semana passada eu posso garantir que foi ao pisar no freio, pq eu havia acabado de passar a 3ª e tava fazendo uma curva em subida, quando vi um buraco apertei no freio e aí o carro morreu, como tava em um pouco de subida, tentei segurar o carro no freio, mas ele ficou muito duro e tive que puxar o freio de mão pq tava descendo. Mas o teste de saber se o freio baixa quando a gente liga o carro eu já fiz várias vezes e sempre baixa, por isso indago se pode ser alguma mangueira ou algo do tipo, até pq a região que fica o servo freio do maxx acumula muita sujeira, muita folha... ah, meu carro tem 120.000 km, até suspeito que seja o servo original. Outra coisa, quanto a pressão e vazão da bomba poderia interferir um pouco no desempenho, né?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

romulopcdo, o freio sempre vai baixar se segurá-lo quando liga o carro, isso por que o vácuo passa a ajudar o servo freio. Isso na verdade indica que está tudo certo.

Sim, falta de pressão ou vazão afeta desempenho e até consumo elevado, por incrível que pareça a central detecta que está injetando pouco e manda o bico abrir mais, só que nessa acaba piorando tudo.

A mania é horrível mesmo, kkk. Quando tiramos o pé do acelerador e usamos o freio entra em ação o cutoff, ele corta a injeção de combustível e mantém o motor só no ar. Parece estranho, mas funciona e muito bem nos carros injetados. Já perto de parar o carro ao pisar na embreagem e desengrenar a injeção volta a usar gasolina. Não é tão simples, envolve uma série de fatores mas é um resumo. Fora que reduzir de leve ajuda freio, tanto em desgaste quanto em fadiga por aquecimento. No piso molhado você garante mais controle reduzindo e freando, é bem mais difícil o carro "escapar" assim. Mude isso aí, vale a pena e reprova no teste do Detran. Rs.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

romulopcdo escreveu:awaked, Pra um leigo como eu, peço "aula", hehehe:
1º quais seriam os sintomas de uma embreagem "patinando"? creio que a minha não esteja, não sinto nada de anormal nela (pelas experiências que já tive em peugeot e agile), mas, todo conhecimento é sempre bem vindo, e como você mesmo citou seu caso, enquanto em andava nos carangos "novos" da minha mãe/sogra/namorada, eu nem ligava, mas agora com meu seminovo, tou aprendendo muita coisa bem vinda, principalmente pra não ser "enrolado".
2º Vou levar o carro pra ver o assunto do freio e vou pedir pro mecânico realizar este procedimento. Além da perda de potência, tem algum outro "sintoma" visível?
Muito obrigado!!
Vou responder aqui...

A embreagem patinando faz o giro do motor subir mas a velocidade não sobe ou sobe desproporcionalmente. Por exemplo, desde novo o carro a 3500 rpm chegava aos 110 km/h... quando patina vai precisar 4500 rpm pra chegar aos mesmos 110 km/h... entendeu? Quando é mais grave o carro das uns soquinhos quando arranca.

É difícil diagnosticar mesmo, no geral pega tudo isso que conversamos e vai vendo com o mecânico, do mais barato até o mais caro pra resolver. Oficinas boas mesmo tem equipamento pra testar tudo, no caso, deixe testarem, assim fica garantido de todos os lados.

Qualquer coisa, vai lá. Conversa, vê e na dúvida manda uma MP aqui pelo ícone na base das mensagens. Ou posta aqui mesmo.


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

awaked, pois é, vou ver a questão das mangueiras de vácuo, então. E vou pedir pra analisarem a pressão e vazão da bomba, pq tenho aquele problema do escapamento tbm que vc me recomendou uma análise, em outro tópico. Como tudo, em relação ao desempenho, gira em torno da combustão e exaustão desses gases, vou agir em cima da injeção e do escapamento mesmo, diante de todas as trocas que fiz, acho que o que falta mesmo é dar uma geral na injeção e verificar as polias do motor. Vou levar pra ver o orçamento na quinta que vem aí posto aqui as possíveis indicações do mecânico. e quanto a mudança do estilo, vou me readaptar, afinal, a economia é muito bem vinda, hehehe! Ao conversar com um mecânico da chevrolet, falei pra ele que consegui 110 no meu, dentro da cidade, na época ele disse que eu tinha conseguido algo acima do que os modelos da época do meu normalmente conseguem. Até fiquei satisfeito, mas essa baixa de desempenho com o ar ligado acaba me incomodando, morar no NE e ter que andar com vidro baixo e ar desligado pra andar mais é complicado ;x hehehehe
Cara, muito obrigado pelas dicas que vem dando ;)


romulopcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Segunda-feira 26 2013f Agosto 2013 05:01:17 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romulopcdo »

awaked, Valeu pelas dicas quanto a embreagem. Vou te ser sincero que esses "socos", seriam tipos uns pulos que o carro dá se arrancar muito forte? Quando arranco no meu e passo da primeira pra segunda, ou com o ar ligado, quando piso mais forte na segunda, ele dá esses solavancos... uma vez o meu mecânico olhou e disse que eram as bases da caixa de marcha, realmente estavam ruins, troquei as três (mais de 200 dilmas na época), só que não resolveu, não é algo tão desastroso, se eu saio normal, não acontece nada atípico, mas em uma arranca mais brusca, ele sai na primeira, aí quando passo pra segunda se eu pisar forte, ele dá esses pulos mesmo. Possíveis soluções?
Pois é, a questão de oficinas maiores é pq o pessoal tem equipamentos pra realizar todos os testes, nas menores, fica mais na famosa "voltinha" que o mecânico dá, aí as vezes trocamos tanta coisa e não chegamos ao real problema. Por exemplo, na época que troquei essas bases, ninguém tinha se atentado a possibilidade de algo na embreagem... Mas hoje de noite vou passar por uma avenida boa com ele e tentar chegar aos 100-110, aí vou ver em quanto fica o RPM e posto aqui de noite ;)
Muito obrigado, depois que o pessoal der o orçamento lá mando um MP com o que me passaram e os "defeitos" da criança, hehehe!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

maua é do lado da minha cidade aqui, mas nao conheco a empresa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”