[DÚVIDA] - Motor Afogado. Como resolver?

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DiSSeNHa
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[DÚVIDA] - Motor Afogado. Como resolver?

Mensagem por DiSSeNHa »

Bom dia pessoal,

Desde que comprei meu corsa no final de 2011 eu venho acompanhando o forum, não posto muito pq até o momento meu carro nunca tinha dado nenhum tipo de problema e meu carro tem uma "vidinha" comum, então não tem muito oque ficar contando.

Bom, mas no Sabado ele me deu o primeiro susto. Só para situar melhor, peguei meu corsa zero no final de 2011 e hj ele esta com 17.000 KM. So foi feita a primeira e terceira troca de oleo na CC e a revisão de 10k tbm na CC, fora isso nunca precisou de nenhum tipo de mecanica.

Sabado fui pegar o carro na garagem e quando fui dar a partida o carro não pegava, virava o motor, tentava pegar mas não ia de geito nenhum, tentei algumas vezes e nada. Conferi e estava com a bateria ok e tinha combustivel, que por sinal sempre uso gasolina.

Como não tinha oque fazer liguei para o seguro e mandaram um mecanico para verificar o carro.

Depois de olhar ele constatou que o carro estava afogado. Bom em carro a carburador e com acelerador a cabo, vc pisa no acelerador ate o fundo e da partida no carro, ele acaba desafogando.

No caso do corsa que tem injeção e acelerador eletronico, o mecanico teve que abrir a borboleta com uma chave de fenda e fazer o motor virar, até q ele funcionou. Detalhe, ele abriu a borboleta com a chave desligada.

Ele me falou q por estar muito frio, pode ter ocorrido da injeção "achar" que o carro estava com alcool e acabou injetando a gasolina do tanque mais a gasolina do tanquinho, afogando o carro.

A questão é, isso realmente pode acontecer? Esse procedimento que o mecanico fez é o correto, ou deve ser feito de alguma outra maneira?

Obrigado e desculpem pelo texto longo, mas tentei detalhar o melhor possivel a situação.

DiSSeNHa


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se vc anda somente com gasolina, não precisa abastecer o reservatório da partida a frio. Se a temperatura realmente está baixa, pode ter acontecido sim do sistema ter injetado a gasolina da partida a frio junto com a gasolina do tanque de combustível.

Sobre o procedimento do mecânico, sem comentários! Vcs correram o sério risco de danificar permanentemente a borboleta eletrônica. Por ser eletrônica, as engrenagens que movimentam a peça são um tanto frágeis e poderia quebrar alguma. Se vc tivesse pressionado completamente o pedal do acelerador e dado a partida, no momento em que o motor de partida funcionasse, a borboleta iria abrir completamente. E diga-se de passagem, pressionar o pedal completamente para abrir a borboleta é o procedimento correto.
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Zucchini
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Mensagem por Zucchini »

José,

Isso que o DiSSeNHa comentou, aconteceu com a montana de um vizinnho meu...

Fiz o esquema da chave de fenda!!
Com o contato desligado, a borboleta fica "livre" e dá para abrir até com a mão, quando vc liga o carro, mesmo com o pé lá embaixo. a borboleta abre, mas logo fecha, impossibilitando que o carro seja desafogado facilmente...

Entendo que as egrenagens são frágeis, porém, se não forçar, acho q não há problemas...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Sinceramente eu não sabia disso. Mas e se desligar a bomba de combustível e dar a partida até queimar o excesso de gasolina?

Talvez com o pedal totalmente pressionado a central de IE adote o esquema de não pulsar os bicos para desafogar o motor.
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Zucchini
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Mensagem por Zucchini »

José Leal escreveu:Sinceramente eu não sabia disso. Mas e se desligar a bomba de combustível e dar a partida até queimar o excesso de gasolina?

Talvez com o pedal totalmente pressionado a central de IE adote o esquema de não pulsar os bicos para desafogar o motor.
Mesmo desligando a bomba (o que para muitos já é mais complicado), falta o ar entrando na câmara para ajudar a desafogar...

Não sei se a IE terá essa leitura toda, já que, com o carro afogado, o número de tentativas de dar a partida é alto, e não há tempo para a central conseguir ler...
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