[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

Mensagem por Bange »

cacogomes escreveu:
Bange escreveu:Sim...
Existe uma tabela na qual se vê o tipo de motor, modelo do carro, onde vemos a letra que corresponde ao seu. Essa letra esta gravada no proprio eixo.
Converse com seu mecânico de confiança, geralmente quando a oficina é séria, ela possui essa tabela. As vezes alguns eixos se encaixam em motores diferentes, mas não trabalha em uma sincronia desejável, que foi o meu caso.
O mecânico do meu carro sou eu mesmo...só não mexo quando não tenho tempo ou ferramental...

Minha pergunta foi no sentido de saber o que as diferenças causam a um mesmo motor ou pra saber qual deve ser usado num caso em que não se tem ou não sabe se o que está é o correto...

As diferenças não devem ser nos ângulos dos cames, pois isto alteraria os ângulos de explosão (sincronismo)...creio que a diferença possa estar na ovalização dos cames.
Came.jpg
Veja que no desenho ambos os cames tem o mesmo raio, porém o da direita tem a parte oval 3 unidades maior, o que causaria um deslocamento maior da válvula.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nem sei se no cepchev aparece esse detalhe nos comandos...
acho muito pouco provável isso causar o tal defeito citado...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Achei este material, onde realmente a diferença está nos cames...nem só pelo afastamento da parte oval (nariz/levante), mas também no seu raio e nos flacos (simétrico ou assimétrico). Mas já se percebe que as alterações refletem alterações na taxa de aceleração.

https://www.flatout.com.br/comando-de-v ... -do-motor/

Será que um comando tão diferente seria capaz de dar os tais "soquinhos"?

Achei também este site > http://www.kuir.com.br/ onde existem respostas para várias perguntas até hj não respondidas aqui sobre a quebra de eixos de comando.
Na aba "Info Tec" aparece uma tabela para Astra/Brazer/Monza/S10... mas não tem para Corsa...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

continuo achando q não, e o problema foi corrigido sem querer no meio de tantas manutenções.....

q existem letras e mais letras, existem, agora seria necessário uma carta dos comando de diferentes letras pra ver o q existe de diferente se existe, e isso de socos serem resolvidos com comando foi a primeira e única vez q vejo em todos esses anos por aqui...

não tem como a montadora fazer comandos tao diferentes pro mesmo tipo de motor ainda mais se tratando de um propulsor comum, sem apelo esportivo ou algo do gênero, são anos e ano onde o q é 1.0 é 1.0 e tem seus dados todos iguais, o mesmo acontecendo com 1.4, 1.6 e 1.8, nem mesmo a tal versão SS foi modificada como décadas atrás....pq esses motores engessados se poderia surgir o comando X e dar 1cv a mais em época de guerras por cvs de potencia, até mesmo qnd a GM forneceu motores a FIAT, conseguiram tirar pelos a mais através de mapeamento da injeção, não foi trocando comando A por B
qnd 1.0 8V se tornou MPFI ele se manteve com seus 60CVs e torque até surgir 1.0 16V q mudou isso, ainda no sistema MPFI de 8V so veio mudar com o advento da taxa dinâmica interestelar, conheço MPFI 8V de 96 a 02 pelo menos...
por isso q digo q as alterações devem ser mínimas mesmo não causando qq transtorno....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu obtive uma relação para a linha Corsa, e lá não aparece a letra "H", que seria do Astra/Zafira/Kadet/Vectra 1.8/2.0/MPFI 97/...

Estou fazendo contato com o fabricante e colocando algumas questões...vamos aguardar o retorno, já que a GM nos abandonou...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vai q tem um comando brabo escondido......
a GM e tudo mais poe coisas no mercado e somem c qq tipo de suporte....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Interessante que nas pesquisas que fiz, só encontrei poucos eixos dos 3 fabricantes para os Corsas...nenhum de motores 16V.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a própria indústria ajuda a condenar os multiválvulas.....a própria indústria traça seu destino....
peças difíceis de conseguir, MO sem conhecimento, q pra evitar trabalhar cria mais defeitos no sistema, proprietários em busca de economia a todo custo, junta tudo isso, é o mercado de 16V em terras tupiniquins
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Recebi alguns contatos e vou abrir um tópico específico sobre eixos de comando.
cacogomes
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 02 2017f Junho 2017 12:17:31 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cacogomes »

SemControle escreveu:continuo achando q não, e o problema foi corrigido sem querer no meio de tantas manutenções.....

q existem letras e mais letras, existem, agora seria necessário uma carta dos comando de diferentes letras pra ver o q existe de diferente se existe, e isso de socos serem resolvidos com comando foi a primeira e única vez q vejo em todos esses anos por aqui...

não tem como a montadora fazer comandos tao diferentes pro mesmo tipo de motor ainda mais se tratando de um propulsor comum, sem apelo esportivo ou algo do gênero, são anos e ano onde o q é 1.0 é 1.0 e tem seus dados todos iguais, o mesmo acontecendo com 1.4, 1.6 e 1.8, nem mesmo a tal versão SS foi modificada como décadas atrás....pq esses motores engessados se poderia surgir o comando X e dar 1cv a mais em época de guerras por cvs de potencia, até mesmo qnd a GM forneceu motores a FIAT, conseguiram tirar pelos a mais através de mapeamento da injeção, não foi trocando comando A por B
qnd 1.0 8V se tornou MPFI ele se manteve com seus 60CVs e torque até surgir 1.0 16V q mudou isso, ainda no sistema MPFI de 8V so veio mudar com o advento da taxa dinâmica interestelar, conheço MPFI 8V de 96 a 02 pelo menos...
por isso q digo q as alterações devem ser mínimas mesmo não causando qq transtorno....
Desculpe, mas essa foi a explicação que obtive do meu mecânico, meu problema foi resolvido! Se ele tá falando besteira ou se eu fui enrolado, eu não sei, oq eu sei que o carrro tava uma chaleira e dando esses soquinhos, ficou sereninho e o problema foi resolvido! ✌
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”