[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
sfontes
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 22 2013f Dezembro 2013 02:24:06 AM
Localização: Guarapari - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sfontes »

Pessoal possuo um corsa sedan joy 1.0 VHC recem adquirido e notei os "soquinhos" andando a uns 80, 60 km/h quando com o pé leve no acelerador. Troquei os cabos de vela e nada. Já tinha lido o tópico inteiro e fui atras da solução e encontrei pelo menos no meu caso: Limpeza do corpo de borboleta!

Usei CAR 80 um excelente descarbornizante e resolveu meu corsa não esta dando os "soquinhos".

Para quem não sabe como se faz e só seguir estes procedimentos dos videos e ter os cuidados necessários:

Acelerador por cabo
https://www.youtube.com/watch?v=kxLrQ6HLGiU

Acelerador eletronico
https://www.youtube.com/watch?v=04gBxLTn-fE

OBS: Fiz em casa o procedimento de limpeza em meu corsa que possui acelerador eletronico não zerei os parametros do modulo, não sei como se faz para zerar em casa sem o scanner. Recomendo que seje feito em oficina por causa disso.

Espero que tenha ajudado

Abraços


Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

sfontes, obrigado pela ajuda mas já realizei essa limpeza e no meu caso não resolveu.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687


sfontes
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 22 2013f Dezembro 2013 02:24:06 AM
Localização: Guarapari - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sfontes »

Hugo Janini que pena que não resolveu!
Sou muito chato com o carro. Se não estiver perfeito não sossego rs rs
Mas continua na luta que uma hora vai achar e posta a solução pra gente por favor!

Abraços


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Do meu carro não mandei fazer limpeza de bico mas não acho que seja bico pois o meu é monoponto e não fica falhando, uso só aditivada.


Avatar do usuário
Washington_SFC
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quarta-feira 12 2011f Outubro 2011 09:03:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Washington_SFC »

Já verificou os fios que se conectam naqueles 4 terminais da bobina? Eu também tenho um EFI que começou a dar soquinhos e apresentar inclusive vazios na aceleração e o problema era um dos fios (fio verde) cujo conector fêmea estava com mau contato, onde o fio estava colocado de forma porca. Refiz a ligação do fio, colocando um conector novo e o problema desapareceu.


Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

Falando em bobina, no começo do mês de novembro do ano passado precisei trocar a bobina do meu corsa mas não troquei os cabos de vela nem as velas pois pareciam boas e eu estava sem grana.

Depois da troca da bobina me parecia que o carro estava bom, mas com o tempo reparei que ele tinha perdido força e desde o começo do ano ele vinha falhando na partida. Atribui isso a outras coisas, como bomba de combustível, gasolina ruim e etc. Menos aos cabos de vela e às velas, até que ontem resolvi fazer um teste caseiro nos cabos e nas velas, constatei problemas e troquei em casa mesmo.

Por incrível que pareça, até o problema dos "soquinhos" melhorou, assim como alguns colegas citaram em posts anteriores, vale apena testar coisas mais simples primeiro, tipo bobina, velas, cabos, bomba de combustível, regulador de pressão, TBI e bicos injetores, pois são coisas que podemos verificar em casa mesmo (para quem tem tempo claro e um pouco de conhecimento).

Ai sim depois de não encontrar nada partir para coisas mais complexas, como modulo, caixa de cambio ou suspensão por exemplo, pois são coisas que é preciso ir em uma oficina.

Não digo que o problema dos soquinhos sumiu, mas melhorou muito. Agora esta mais evidente o problema quando troco de marcha, ele não soqueia mais quando eu ando na "casquinha", mas ao tirar o pé da embreagem nas trocas de marcha sinto um solavanco e as vezes um "toc" (barulho). Ao tirar o pé do acelerador e acelerar novamente também escuto um "toc" e um solavanco como se tivesse algo solto.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687


Wagner Souza
:: Champ ::
Mensagens: 496
Registrado em: Domingo 30 2012f Dezembro 2012 10:51:23 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Wagner Souza »

Hugo Janini, sfontes, Bom galera, no meu caso, fui um tanto quanto radical, o meu corsa estava com esses soquinhos principalmente quando eu partia em algumas arrancadas, depois de muita pesquisa, comprei uma sonda lambda de um fio e realizei a troca.
Resultado final: os soquinhos acabaram, a aceleração ficou mais incorpada e deixou de ser tão gastao, estou tendo uma economia boa no combustivel, mas antes de se arriscarem a fazer a troca, levem o carro pra passar no scanner, para ter certeza da onde esta o problema, as vezes pode ser o sensor da borboleta da TBI, que se estiver danificada pode acarretar nos mesmos soquinhos e falhas nas acelerações.


lojadopi
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Sábado 01 2014f Fevereiro 2014 08:48:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lojadopi »

Bom dia Galera !!

Li todo o tópico, e como todos aqui, tenho notado tambem, e muito bem , esses soquinhos.

Comprei meu corsa a 1 mes, e ainda estou me adaptando, porem algumas coisas nao dá, rss

Esse problema dos soquinhos, as vezes me desanimam de andar com o carro, pois uso diariamente no transito da Radial Leste, e é 40 minutos de anda e para com esse problema, tenho que ficar com o pé na embreagem pra nao parecer que estou num cavalo.

Porem tenho notado tambem que tambem o corre uma falhas na aceleração, mesmo em rotações mais altas, nao está perfeito, se acelerar de uma forma constante voce percebe que fica dando trancos, sem tirar o pé do acelerador, descartando a possibilidade de ser aquela folga no diferencial ou caixa de marchas ditas aqui.

Na lenta, percebe-se umas falhas pequenas no funcionamento, mas nao chega a mexer no ponteiro de RPM, percebe apenas nas tremidas rapidas.

Já troquei as velas e cabos de velas.


Alguem tem uma idéia ?
Corsa Wagon GLS 1.6 - 16V


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha eu vou teorizar, pois ainda não comprovei andando...

Outro dia, quando troquei o conector da sonda que estava quebrado, medi e tensão em trabalho (ML) pra ver se estava tudo normal e percebi de vez em quando uma tensão negativa!?!? Muito rápida...

Vou montar um esquema de fios para poder fazer a leitura com o carro andando... se no momento em que aparecer essa tensão negativa o carro der alguma engasgadinha ou soquinho, pode estar aí a causa...

A minha sonda é da Delphi de apenas 1 fio (Wagon GL 1.6 8v /97)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Olha eu vou teorizar, pois ainda não comprovei andando...

Outro dia, quando troquei o conector da sonda que estava quebrado, medi e tensão em trabalho (ML) pra ver se estava tudo normal e percebi de vez em quando uma tensão negativa!?!? Muito rápida...

Vou montar um esquema de fios para poder fazer a leitura com o carro andando... se no momento em que aparecer essa tensão negativa o carro der alguma engasgadinha ou soquinho, pode estar aí a causa...

A minha sonda é da Delphi de apenas 1 fio (Wagon GL 1.6 8v /97)
se monitorar com um multímetro mesmo, vai pegar bastante isso na entrada do cut-off
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”