[DÚVIDA] - Conversão para GNV. Vale a pena?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Conversão para GNV. Vale a pena?

Mensagem por pig666 »

Bom pessoal.

Eu sempre consulto muita coisa aqui no fórum, agora que estou prestes a dar um grande passo... resolvi colaborar com a minha experiência.

Primeiro, vamos à história:

Eu tenho um CORSA HATCH 1.8 FLEX COMPLETO 2003/2004. Ele é bem nervoso, é excelente em tudo, menos no consumo claro...

Ele está com 147500 km... comprei com 126000... Sempre uso gasolina, já cheguei a fazer 10 km/l... mas nos últimos tempos só piora... só faço 8,5.

Já limpei os bicos, troquei filtros, blá, blá... tudo que li aqui no fórum... não tem jeito...

Desde que comprei, procuro fazer as manutenções certinhas... As normais filtros/velas/correia/escapamento(2 surdinas)/pastilhas... e algumas anormais que acabaram surgindo, válvula termostática/rolamento/terminal direção... tudo isso em 2 anos...

Óleo sempre de 5 em 5... sempre troco o filtro junto.

Não tem mais NADA pra fazer, está 0 km. É só abastecer e andar.

Mas... fazendo 8,5...

Rodo 1000 km mensais e gasto quase 3 tanques de gasolina.

Conversando com um colega meu (filho de taxista) e lendo muito, estou convicto à converter para GNV.

Pelas minhas contas, em 2 anos eu tiro o investimento.

Pretendo ficar com ele mais 3 anos no mínimo, pois me atende bem em tudo que preciso e sei que não preciso fazer nada nele.

Já fiz algumas ligações, tudo meio parecido... o kit aspirado fica em torno de R$ 2900,00 + R$ 323,00 de taxas da documentação. Se precisar, tem que trocar cabos/velas/filtro de ar...

O kit de 5ª geração, injetado, custa R$ 4460,00. Mas o vendedor disse que não tem necessidade, por se tratar de um motor potente e o coletor não ser de plástico (como os carros mais novos). Eu até já sabia, mas pelo menos ele foi sincero.

Quanto ao porta-malas, que já é pequeno, vai se tornar MUITO pequeno... paciência... serão 2 tanques de 7,5 m³. Pelo menos não precisa mexer no estepe, nem nada disso. Não costumo usar o porta-malas pra nada além que compras de mercado... não vai fazer tanta diferença.

Se alguém tem algo que deseja compartilhar, se viveu algo parecido, será muito bem vindo.

Bom, no momento a situação é essa... acredito que na semana que vem eu vá fazer a conversão e ae, posto fotos, detalhes, tudo...


RenanRJ
:: Millennium ::
Mensagens: 149
Registrado em: Terça-feira 22 2012f Maio 2012 04:47:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanRJ »

Tu irá notar o quão fraco o carro ficará, porém irá gostar da economia, rs.


Avatar do usuário
Abutry
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Segunda-feira 05 2012f Novembro 2012 09:51:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Abutry »

Bom vamos la o preço de 2x 7,5 metros cubicos (conciderados 8m) esta um pouco alto acho q a diferença pode ser pq eu estou no RJ :wink: ( O Kit eu vendo instalado com peças de 1° linha, de marca Tury (partes eletricas) Redutor Landi Renzo ou BRC e cilindros Cilbras a R$ 2600,00, documentaçao ja è com o cliente, no massimo posso dar descontro no Orgao do INMETRO na homologaçao)

Sobre o problema do seu carro de estar bebendo muito, pode ser varias coisas... Por esemplo entrada de ar no motor, embreagem patinando e varias outras coisas que ja sai do meu conhecimento.

Te aconselho a procurar uma convertedora que seja seria, nao fundo de quintal se nao voce tera problemas com a documentaçao na hora de regolarizar no Detran.

Outro conselho importante è PASSAR PARA ETANOL (Alcool)... porque? Porque os carros FLEX teim uma % alta de dar problemas na gasolina, mais se voce quer manter a gasolina porque gosta muito intao pedi para colocar um EMULADOR DE SONDA so para a gasolina. O tempo de injeçao do etanol è parecido com a do gas isso è probabilidades de ter menos problemas 99,9%

Bom espero ter ajudado pelo menos na parte do GNV, te relato agora o equipamento aconselhado indiferentemente dos carros, a diferença è so no flex ou so gasolina.

Obs: Todos os componentes eletricos sao da TURY, melhor marca no mercado

I- Caixinha, Chicote e Manometro= T1000
II- Emulador de Bicos= T54
III- Emulador de Sonda ou Simulador de Sonda= T67 - T64 - T63
IV- Variador de Avanço= T30 C ( NAO COLOCAR MAP/MAF, mais sim no sensor de rotaçao)
V- RELE CORTE DE BOMBA (para que a bomba nao funcione quando o carro esta no GAS)
VI- REDUTOR= Landi Renzo modelo novo. O BRC è mais para carros de 1.8 para cima BRC SUPER è para carros grande 2.0 para cima tipo ranger, tucson etc... (Kit comun nao è aconcelhado para esses carros maiores)
VII- Valvulas de Abastecimento= HOFFMAN (a valv. Externa, aquela na boca do tanque è aconcelhada)
VIII- Suporte do Cilindro de cor dourada, Homologada, com selo do INMETRO e numerado.

Lembrando que carro flex uma vez que coloca o GNV nao pode misturar os combustiveis (etanol com gasolina)
Os emuladores de sonda coloquei 3.

T63 è so para usar etanol.
T64 para os 2 mais teim que ser feita uma regulagem ou so para etanol ou so para gasolina e particularmente prefiro usar essa para so gasolina, mais segurança.
T67 funciona para os 2 combustiveis mais nao podem ser misturados. Se estiver usando gasolina e resolver usar Etanol voce devera espera o combustiver chegar o mais possivel no seu limite final, para depois colocar Etanol e naquele momento percorrer 20KM para a sonda gravar o novo combustivel, isso è para a troca dos 2 combustiveis.

Outra Obs è lembrar que todo carro FLEX antes de chegar em casa na hora de estacionar para o carro dormir voce devera fazer a passagem para o combustivel LIQUIDO, 3KM antes. Se nao fizer na manha seguinte o carro teim o risco de nao ligar se acontecer nao tentar mais de 2 vezes. Colocar a poziçao do botao da caixinha comutadora que se encontra dentro do carro no meio (direto no GAS se for de marca TURY) e insistir atè pegar.

2 clindros de 8m voce fara mais ou menos de 160km a 190km com so R$ 22 a R$ 25 (depende do posto) e os metros cubicos que estraram no total serao no massimo 14 a 15, nunca 16.
!*!*!* TENTANDO TRUBINAR !*!*!*!


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Na minha opinião roda muito pouco para justificar um investimento como esse e que acarretará em mais manutenções para o carro, se for isso troca por um mais novo com menor km e que seja 1.0 ou 1.4


Avatar do usuário
Abutry
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Segunda-feira 05 2012f Novembro 2012 09:51:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Abutry »

Descordo, sabe porque...

Manutençao ele vai ter que fazer do mesmo jeito, esemplo.

10 mil filtro de ar
20 a 30 mil velas
40 mil cabos de vela ou se der fuga de centelha antes dos 40 mil.

O que mais ele vai ter que fazer?

Vantagem: Vai reduzir o IPVA no ano que vem, quer dizer que a instalaçao do GNV quem vai pagar vai ser o estado.

Vantagem: Vai reduzir na economia do valor do combustivel mesalmente.

Vantagem: Vai ajudar na diminuiçao da poluiçao do meio ambiente.

Bom, acho que è so porque eu trabalho com isso e vejo muitas vantagens...
!*!*!* TENTANDO TRUBINAR !*!*!*!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vantagem pra quem trabalha com isso, e tome na cabeca de quem vai em tanta ilusao de bom negocio......pra quem vende so tem vantagem, povo vende até a mae :D
povo consegue inventar vantagem até pra vender casa pegando fogo

acho gas muito bom na cozinha, e melhor ainda no carro dos outros, de preferencia bem longe do meu:D

mas q é uma ideia bem $$$ pra esconder o problema do carro beber é......é bom o pessoal pensar em algo pra quem estiver consumindo no gnv tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Então... um investimento deste é recuperado em quanto tempo se estivesse andando na gasolina?

Se o cara anda muito, mas muito mesmo, até deve ser vantagem, mas tem muita gente ai que faz a conversão e o diferencial entre os combustiveis a longo prazo tem somente custo pois vendem o carro antes de se pagar...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a diferenca por km é de 0,12~0,13 centavos, pensando no carro fazendo 10km/l, mas da mesma forma q a ideia é num carro q ta bebendo por o GNV, logico q nao vai ter milagre, vai beber muito mais no GNV tmb....
ai vc ainda coloca q pra rodar na gasolina vai consumir mais ainda pelo peso morto q vai ter no carro
sim tem manutencao muito mais frequente, se original a vela aguenta la seus 30K km com 15K no gas de cozinha tem q ta trocando, com isso vem cabo de velas, bobina....vai se somando tudo qnt é fator da velha historia de adaptacao.....
aki na regiao as retificas nem dao garantia no cabecote qnd chega la pra fazer e eles veem q roda com GNV
da qq problema, o mais simples é isolar todo sistema do GNV pra conseguir achar e resolver o problema, e tornar a montar depois, e fazer os ajustes, esnao o mecanico poe a culpa no gnv, o pessoal do gnv poe a culpa no mecanico e assim vai....

nos pobres mortais nao vemos carros rdando com gnv a 10 anos....taxista q tem tara por gnv rda 2~3 anos e passa pra frente, seria uma otima ver um carro desse uns 5~10 anos rodando....seria bem rodado, se o dono mantem as manutencoes seria um otimo parametro.....

outra coisa, reducao no IPVA, e as 2 vistorias anuais em varios estados? ja pagou a reducao do IPVA......fora fazer a documentacao incluindo a alteracao no carro, nada barato tmb.....

poluir, um carro em dias tem o catalizador e estara dentro dos limites impostos....quer algo natural e q polui pouco, tem etanol tmb....ja é tudo frekiz mesmo....

consumo ta ligado ao pezim direito do sujeito....poe tudo isso e vai sentir o carro mais fraco vai socar a bota querer fazer andar mais q qnd era original logo vai consumir o gnv de canudinho.....

é q o pessoal é novo e tem memoria curta, 25~30 anos atras o povo com essa tara por economia inventava uns esquemas e colocam botijao normal de GLP no carro, hora por outra tinha noticia de carro explodindo e levando o posto junto...nao q seja diferente hj em dia, mas é so pra ver as manobras economicas q o povo criativo vai tendo....um pouco raro, mas as vezes no transito eu sentia cheiro de gas de cozinha qnd eu ainda dirigia.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

pig666, concordo plenamente com o SemControle.

Se você colocar o kit GNV no seu carro sem antes resolver o problema de consumo dele (isso se ele tive mesmo né, pode ser muito bem problema de pé pesado), vai cometer o mesmo erro que muita gente comete em converter para o etanol dizendo que na gasolina o carro esta consumindo muito. O problema de consumo não é resolvido nele original, ai quando convertido piora ainda mais e fica bem mais complicado para resolve-lo.

Lógico que a opção de instalar o kit é sua, mas aconselho a resolver o problema do consumo antes.

Abraço.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Mas não tiro uma vírgula do texto do Sem Controle.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”