[DÚVIDA] - Conversão para GNV. Vale a pena?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pig666 »

Bom dia pessoal.

Bom, os planos de carro novo ou GNV, foram por água abaixo...

Um carro novo, botando na ponta do lápis, iria perder rios de dinheiro... só pra ter um carro, com tudo que eu tenho, cheirando à novo e bebendo menos.

O negócio do gás, depois que eu vi quanto estão pagando pelo meu carro... (consigo no máááááximo 20 mil, no particular, com MUITA sorte), não vale a pena investir 3 conto nele, para daqui à 3 anos, ele estar valendo 12 mil...

Resumindo, vou ficar com o meu corsinha assim mesmo, sem mais delongas... tentando andar na manha o máximo possível e era isso. Mesmo que ele tenha uma manutenção de R$ 550,00 por mês com oficina (o que é um número bizarro :shock:), ainda assim, está valendo à pena... impressionante...

Obrigado à todos que contribuíram de uma forma ou outra.

Até a próxima.

BBB GNV Cancelado! ::?


pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pig666 »

Quanto ao assunto consumo, sei que tem N´s tópicos aqui no fórum sobre isso... mas resumindo, o que eu tenho que fazer pra gastar menos?!?!

- Filtros (ar, óleo, gasolina)
- Velas
- Cabos de Vela
- Surdina
- Limpeza do corpo de borboleta
- Limpeza dos bicos
- Esqueci de mais alguma coisa?!?!

Ah claro, o pé... mas como eu ando pra não gastar?

Já tentei tudo quanto é estilo... até esperar uma velocidade X para cada marcha, de acordo com o manual...

Pelo que vi, a melhor de todas é...

1 - Não pisar, pra arrancar rápido... só ENCOSTAR o pé no acelerador, suavemente... e esperar ele desenvolver... na verdade, pra quem dirigiu um carro 1.8 sabe disso, que não precisa pisar pra ele andar... se andar como 1.0 ele vai sair queimando pneu....

2 - Trocar de marchas quando chega em 3 mil giros... isso dá mais ou menos:
- 2ª = 24 km/h
- 3ª = 40 km/h
- 4ª = 64 km/h
- 5ª = 75/80 km/h (aqui não espero 3 mil giros, engato antes)

3 - Não andar na banguela, sempre engatado.

Não sei mais o que fazer... :cry:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o principal é nao ficar arrancando com tudo de alegre.....
nao ficar andando com peso inutil no carro....

consumo é relativo, nao sei quem inventou q 1.0 é economico.....
nao sei quem inventou esse raio de flex, e o pior q nao tem pra onde correr, os carros na sua maioria vem assim, bebem muito mais q os modelos antigos....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

comentarios q vejo por ai, em outros topicos falando as verdades sobre o GNV q o pessoal se recusa a ver
Rorion escreveu:Tá com cara de válvula presa, o carro fica sem força, péssima dirigibilidade, caminhão empurrando na rodovia. Sabemos da economia em rodar no GNV, mete 20 pilas num cilindro de 16m3 e faz uma viagem de 160 km de boa.
O problema é que rodar direto no GNV , dependendo do motor e sua tocada, manutenção etc vai travando as válvulas pela secura desse combustível e a temperatura maior que chega.
Enquanto der para regular as válvulas , vai se fazendo, mas chega um tempo tem que fazer o cabeçote.
Quem tem GNV não pode esquecer de rodar na gasolina, o pior que na prática o pessoal não roda mais na gasosa.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pig666 »

Enchi o tanque ontem... estou testando um novo estilo, estilo velhinha, kkkk...

Não estou passando de 2 mil RPM... tô sem pisar no acelerador praticamente, só encosto o pé em cima e espero, espero, espero, continuo esperando ele desenvolver... o mais suave que eu consigo, um nojo!

O pessoal fica meio nervoso atrás... sei como é...

Vamos ver...

Daqui à 10 dias, posto o resultado.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Pô, isso de ficar sem força é pra carros 1.0, que tem essa sensação sem ter gnv, bastando ligar o ar condicionado.
Quanto ao resto, se o caboclo não faz manutenção no gnv não vai fazer na gasolina também, e daí tem problemas como qualquer outro carro.
Não sei se dou sorte, ams uso gnv há mais de dez anos, e nunca tive problemas, basta não ser "malandro" e querer economizar sempre mais, deixando de usar gasolina, porque no meu caso, que tenho motor 1.6, que na gasolina faz em torno de 9 km/l porque não abro mão do meu ar condicionado nem no frio, faço uma boa economia.
Lógico que tem os contras sim, assim como era antigamente usar carro a álcool, ninguém queria, achava incômodo ficar minutos esquentando o motor pra sair, e fora os desgastes de peças.
Hoje, os kits são bem mais eficientes, mas insisto em dizer, motor 1.0, com ou sem gnv, é motor 1.0.
Se hoje eu pegasse um carro sem gnv eu não instalaria só pelo preço, que acho absurdo, mas só por isso.
Meu carro usa gnv há sete anos, e tive que trocar a junta do meu cabeçote por conta de um mole que demos de deixar esquentar muito devido ao radiador estar ferrado, e ao abrir o motor, ele estava totalmente normal, tanto é que só troquei a junta (após retificar) e mais nada.
No comentário que o Sem Controle colocou destacado dá uma ideia disso: "O problema é que rodar direto no GNV , dependendo do motor e sua tocada, manutenção etc vai travando as válvulas pela secura desse combustível e a temperatura maior que chega. "
Carro - com ou sem GNV - é manutenção. Se o cidadão não cuida, se acaba.
Eu ainda acho pelo menos aqui no RJ, uma boa saída, pois temos o ipva mais caro do mundo, que cai 75% com a instalação do kit, e sem contar que estamos nos transformando em uma São Paulo, com engarrafamentos diários monstruosos.
Mas um dia eu ganho na megasena, compro meu helicóptero e adeus carro, com ou sem gnv, kkkkkkk
Pessoal, é minha opinião, não estou criticando ninguém, e acho até que nem precisava falar isso, porque se tem um lugar onde nós podemos fazer isso é aqui no clube, porque nunca vi ninguém tentar se matar virtualmente por discordarmos um do outro.
Abraço a todos e saudações Vascaínas.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

pig666, dá uma lida: http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm
Não é o ideal mas ajuda, existe um meio termo.

Outra coisa, não adianta só andar engrenado, para o cutoff funcionar precisa estar em freio motor.
Por exemplo, 30 km/h engrenado em 5ª não adianta, e 3ª ou 2ª adianta muito.

Verifique nos scaner o funcionamento da sonda lambda.


pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pig666 »

Valeu pelas dicas.... o negócio do cutoff, realmente, tem que estar acima de 1500 rpm no mínimo, tô ligado....

A sonda tá ok, fica com o gráfico pra cima, pra baixo... bem como é pra ser...

Comentaram alguma coisa comigo, sobre reprogramação da injeção... dizem que melhora performance/consumo... melhora em torno de 10 a 15%... sei lah...

Eles fazem lá na oficina onde eu vou, mas R$ 600,00... nem ##@$@#$.....

Vamos ver o que vai dar nos meus testes...

Valew!


pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pig666 »

Bem interessante a matéria, uma aferição bem séria...

Quer dizer então que, com motor forte, vale muito mais a pena usar o torque dele, ao invés da rotação...

Trocar de marcha à 1500 rpm, pisando todo acelerador... que loucura....

À 40 km por hora, vou ter que engatar a quarta já...

No próximo tanque vou tentar fazer isso ae... por enquanto vou continuar nas 2 mil rpm e sem pisar nada... :wink:


pig666
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Julho 2012 03:59:34 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pig666 »

Se bem que o Astra ali, é à 2000.

Teoricamente então, o meu método é ainda mais superior! Hehehehe


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”