[DÚVIDA] - Óleo sintético ficando escuro

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Kibemaster
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[DÚVIDA] - Óleo sintético ficando escuro

Mensagem por Kibemaster »

Pessoal, boa tarde.
Andei sumido por um tempo mas ainda estou com meu corsinha e muito satisfeito.

Vejam o que aconteceu:

Quando comprei o carro, troquei fultro de óleo, óleo, correia dentada etc.. O óleo que foi trocado era oleo mineral, resolvi trocar por sintetico, fui no posto da Shell e comprei o 5w40. Levantaram o carro, esgotaram o óleo, trocaram o filtro e blz.. estava eu com sintetico no carro (isso sem passar o aditivo que "limpa" todo o óleo mineiral do motor pq até a segunda troca não sabia desse procedimento).

Vi que o óleo estava ficando escuro rapido, não baixa o nivel, não baba no cano de descarga, só fica escuro.

Fui novamente no posto uns 10.000 km depois, esgotei todo o óleo, e coloquei outro 5w40 trocando novamente o filtro (depois que fiz isso um colega de trabalho falou que tem que rodar o carro com um aditivo pra limpar o óleo antigo).

Esse que coloquei novo também está ficando escuro, ja rodei 12.000 km, ele está mais claro que o outro quando troquei com 10.000 mas ainda sim ficando escuro.

O que acham? será que se eu passar o aditivo e colocar novamente óleo 5w40 sintetico, vai parar de ficar escuro? ou é a mecanica mesmo? devo levalo ao mecanico? o que pode ser? (pro mecanico não me enrolar).

Desde já agradeço!

abração
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Kibemaster
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Mensagem por Kibemaster »

háaaa

lembrando que meu carro é 2006 mas o motor é 2010... o antigo dono meteu o carro na enchente e o seguro não pagou.. ele teve que comprar outro motor... isso em 2010.

abç
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awaked
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Mensagem por awaked »

Kibemaster, algumas coisas.

1- Não use esses produtos que "limpam" e preparam para trocar de óleo, é um tipo de solvente.
O que ocorre é o seguinte, quando esgota o óleo ele fica nas paredes, certo?
Você vai colocar o produto lá que solta esse óleo, dissolve ele. E pergunto: Quem vai tirar o produto que fica nas curvas ou paredes das galerias? Ele também não sai 100%.
Você coloca óleo novo lá e o resto desse produto já te estraga boa parte dele. Desperdício de dinheiro.

2- O óleo tem que ficar escuro mesmo, se ele não fica é porque não presta. Depois da explosão dentro do cilindro os gases saem pelo escape, mas fica um pouco de sujeira presa nas paredes dele. O anel de segmento sobe com o cilindro refazendo a camada de óleo e retirando a sujeira que fica em suspensão no óleo fazendo ele escurecer.

3- Eu acho óleo sintético desperdício grosso de dinheiro em carro popular.
Nossa gasolina é um lixo, Não é bom pro motor ficar rodando com óleo contaminado pois ele tem sua eficiência reduzida. Se você troca a cada 5000 km vai ter a certeza de rodar menos tempo com óleo contaminado. Ou seja, vai rodar 5000 km a menos com óleo possivelmente já sem eficiência prometida. 5000 km com um mineral bom é melhor do que 10.000 km com sintético.

4- O 5w40 da Shell é SM se não me engano. Em termos técnicos sobre a qualidade da aditivação e eficiência qualquer SM mesmo mineral tem o memso padrão, afinal, é SM.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Endossando o que o awaked disse, a função do óleo é limpar mesmo o sistema de lubrificação do motor. É perfeitamente normal ele ficar escuro com o tempo de uso. Por exemplo, meu motor tem somente 6000KM rodados e a menos de 4000KM com óleo novo. Esse óleo já perdeu aquela "cor de mel" e está começando a ficar escuro, demonstrando que está limpando efetivamente a sujeira proveniente da combustão.
Mas para vc desencanar de vez, recomendo uma limpeza manual do carter e do pescador da bomba de combustível. Essa limpeza é feita retirando a tampa do carter. Não recomendo essa limpeza com produtos químicos (chama-se flush). Esse solvente pode descolar alguma placa de borra e entupir alguma galeria de óleo.

awaked, permita-me descordar do tópico 3 descrito: certamente vc sabe que a GM recomenda óleo sintético e trocas a cada 6 meses ou 5000KM para o VHCE. Então, o ideal seria usar esse tipo de óleo. Acredito que a GM recomenda esse óleo, por resistir melhor às altas rotações que são impostas aos motores 1.0.
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Kibemaster
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Mensagem por Kibemaster »

putz... fico bem mais tranquilo... não parei pra pensar por essa ótica... mais uma vez awaked, deu um show... muito obrigado rapais!! muito obrigado a vc tb José Leal, muito bom o reforço a respeito.

Se realmente o sintetico for melhor... não ligo em economizar pra ter o melhor pro carro, afinal, ando a 140, 150 km/h e podem ter certeza que não vou economizar com manuntenção pra rodar em segurança e minimizar ao maximo o risco de falhas mecanicas, mas se realmente for desperdicio de dinheiro, seguindo essa logica de trocar o oleo mais cedo pra se desfazer mais rapido e melhor dos resíduos... com ctz vou voltar pro mineiral.

Ha... José Leal, meu corsa é o 1.8 flexpower XD

Obs.: Quando falo que rodo a 150, 160 km/h... que fique claro que é quando as condições permitem, raramente faço alguma ultrapassagem perigosa, ou corto em faixa continua, ou faço qualquer imprudencia no transito ou pista. Semana passada voltei de Valença para o Rio, a noite, chovendo, eu estava cansado... levei 5 horas... vim a 50km/h para não correr o risco de dormir, bater ou atropelar algum animal na pista. Mas quando abre pista dupla, reta ou curva com boas proteções laterais... sai da frente honda civic, punto, golfou qualquer outro que não tenha disposição rsrs.
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Mensagem por Kibemaster »

ha... awaked, ... como funciona esse lance de SM do óleo?

ainda bem que antes de reclamar no mecanico ou botar este tal aditivo para remoção de troca de óleo no posto... perguntei aqui a respeito. O nivel do óleo está baixando bem devagar... mas isto está previsto no manual do proprietário... acho que a cada 10.000km baixa 800ml... algo assim. O meu ta dentro.. baixando até um pouco menos.

Valeu galera... mais uma vez muito obrigado!
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal escreveu:awaked, permita-me descordar do tópico 3 descrito: certamente vc sabe que a GM recomenda óleo sintético e trocas a cada 6 meses ou 5000KM para o VHCE. Então, o ideal seria usar esse tipo de óleo. Acredito que a GM recomenda esse óleo, por resistir melhor às altas rotações que são impostas aos motores 1.0.
Pode discordar sim, não sou dono da verdade e nem engenheiro. Só entusiasta que gosta de pesquisar e com bastante experiência e mesmo assim tem vários aqui muito mais experientes do que eu. E erro também!

Então, o 5w30 AC Delco não é sintético, não o recomendado no manual.
Quando veio a Captiva parece que veio um sintético.


awaked
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Mensagem por awaked »

Kibemaster escreveu:ha... awaked, ... como funciona esse lance de SM do óleo?

ainda bem que antes de reclamar no mecanico ou botar este tal aditivo para remoção de troca de óleo no posto... perguntei aqui a respeito. O nivel do óleo está baixando bem devagar... mas isto está previsto no manual do proprietário... acho que a cada 10.000km baixa 800ml... algo assim. O meu ta dentro.. baixando até um pouco menos.

Valeu galera... mais uma vez muito obrigado!
SM é a classificação API do óleo..
Por exemplo, um óleo SJ é pior do que um SL.
O SL é pior do que SM.
SM pior do que SN.

Essa API tem duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço. É baseado na carga de aditivação e componentes químicos do óleo. O óleo pode ser 5w30 e SL (Ac Delco), 5w30 SM ou ainda 5w30 SN (melhor dos 3 aqui).

AH. Mais um dado sobre AC Delco.
5w30 SL - mineral.
5w30 SM - sintético.

O manual dos Corsas e dos Classics pede 5w30 SL. Portanto mineral.
Mas se tem grana pode usar o sintético, claro.
Só fico com o pé atrás porque normalmente acaba-se esticando o prazo de troca
e esticando o prazo de troca aumenta o risco de rodar mais tempo com óleo contaminado.


Kibemaster
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Mensagem por Kibemaster »

hum....

valeu as dicas awaked!

fico mais tranquilo e ciente do que fazer.

abração!
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Mensagem por SemControle »

falaram de rotacao, porem os carros todos q conheco em terra tupinikim dentro de uma faixa de valor trabalham até 6K e algumas rotacoes, nao tem relacao com a base ser minera ou sintetica.....

oleo escurece mesmo, peguei a RR 0 e recomenda no manual trocar a cada 4K, troquei com 1,5K e tava bem pretinho ja, e olha q nao pede nada de especial, API SJ 10W30, logico q ja melhorei o API dele, e observando a temperatura da moto fica um pouco abaixo de antes da troca
Rua não é disputa, é convivência.
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2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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