[DÚVIDA] - Vazamento na tampa de válvulas do motor 16V. Como arrumar?

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flpc12
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[DÚVIDA] - Vazamento na tampa de válvulas do motor 16V. Como

Mensagem por flpc12 »

Tenho um corsa hacth 1.0 16v, estou com ele há um ano um carro bom, mas tem um probleminha quando comprei embaixo daquela tampa de plastico que fica em cima da tampa de valvulas estava parece uma borra de oleo com sujeiras grudada, levei no mecanico ele limpou trocou a mangueira de respiro e a junta da tampa de valvulas, depois de alguns meses o mesmo problema apareceu, vi em alguns topicos aki no forom parece que é a mangueira de respiro que provoca isso, é isso mesmo? vou ter q ficar mandando o lavar o motor periodicamente e trocando essa mangueira de respiro?

Aproveitando, o meu carro começou a fazer um barulho tipo um sopro proximo a essa mangueira de respiro o que pode ser? é normal?

De uns dias pra cá, quando do a primeira partida do dia no carro ele se comporta bem, fica um pouquinho acelerado e rapidamente a rotação volta ao normal o que me falaram que isso é normal, mas nas demais partidas o ponteiro da rotação chega no "1" e rapidamente cai a rotação quando o carro esta quase morrendo a rotação volta ao normal (isso acontece muito rapido logo ao ligar o carro) , mas isso é quando fico com o carro um pouco desligado se ligo o carro e desligo e ligo novamente isso não acontece, o que isso pode ser?
Lembrando que a rotação só cai na partida depois o carro se comporta normalmente.


awaked
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Mensagem por awaked »

Quanto ao vazamento... se vaza na mangueira é uma coisa, se vaza na junta da tampa de válvula é outra. Você precisa diferenciar isso. Tem que analisar de onde vem a sujeira. Se é da mangueira ela pode estar trincada perto da ponta e vaza. A junta é outro problema, comum nesse tipo de motor da GM. Tem que colocar junta boa e usar torquímetro pra parafusar, se apertar pouco vaza, se apertar demais esmaga a junta.

O sintoma que descreve sobre cair a rotação pode ser o corpo de borboleta sujo demais, o bom seria limpar, limpar os respiros, dar uma boa olhada com calma. Revisar velas e essas coisas.


flpc12
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Mensagem por flpc12 »

ahh entendi, mas é normal só quando o motor está quente? quando o motor está frio não tem esse problema e quando da uma partida acontece isso rapidamente desliga e liga novamente o problema não aparece... tirei a tampa de plastico o vazamento é na junta mesmo, mas o nivel do oleo não baixa... esse no caso se for na borboleta só a limpeza já fica legal? ou tem que trocar?


awaked
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Mensagem por awaked »

Sim, se for só ela limpar resolve, mas tem que saber limpar. Não recomendo se nunca fez.
Além disso após limpar o correto é resetar parâmetros da injeção.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Por acaso a tampa de válvulas dos 16V é de plástico? Se for, pode ser que ela esteja empenada. Aí não tem jeito, é trocar a peça. Leva em uma retífica e peça para medir a tampa. Se não estiver empenada, dê uma boa limpeza química para desobstruir os canais por onde passa o vapor do óleo.
Sobre a borboleta suja, caso com essa limpeza da tampa ainda continue sujando, o que vc pode fazer é colocar um filtro anti chamas na mangueira que sai da tampa para a borboleta. Nos Vectra 16V é comum melar a borboleta e eu usava no meu 2 anti chamas dos FIAT FIRE.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


jardelnett
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Mensagem por jardelnett »

Pegando carona no tópico...
Tenho uma wagon 1.0 16v e ela está com um vazamento na junta do cabeçote.
A dois dias atrás percebi que quando o carro esquenta muito, está saindo fumaça do motor.
Será que poder ser por causa do motor estar meio "melado" devido ao vazamento e quando aquece faz fumaça?

Desde já obrigado.


awaked
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Mensagem por awaked »

jardelnett, depende... é água ou óleo?

De qualquer forma vazamento em junta do cabeçote é preocupante. Melhor arrumar antes que de zica e precise de retífica.


jardelnett
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Mensagem por jardelnett »

awaked escreveu:jardelnett, depende... é água ou óleo?

De qualquer forma vazamento em junta do cabeçote é preocupante. Melhor arrumar antes que de zica e precise de retífica.
O vazamento é de óleo. A fumaça que sai tem cheiro de óleo ou gasolina (não sei dizer exatamente). Levei o carro ao mecânico hoje e ele me aconselhou a trocar a junta.
Tem aquele detalhe, sempre que levamos o carro a oficina o problema não aparece.
Quando ele olhou o motor estava normal, sem fumaça. Daí ele não soube precisar qual o motivo.

Obrigado pela resposta awaked.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

se vc sabe q vaza algo, sabe por onde vaza, e sabe q nao é normal acontecer, precisa consertar, ja devia até ter visto, pq pra ser um vazamento de causar fumaca, pouca coisa nao é
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jardelnett
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Mensagem por jardelnett »

SemControle escreveu:se vc sabe q vaza algo, sabe por onde vaza, e sabe q nao é normal acontecer, precisa consertar, ja devia até ter visto, pq pra ser um vazamento de causar fumaca, pouca coisa nao é
Acabei de chegar da concessionária. O problema da fumaça é a mangueira do suspiro que está com um furo. Já agendei o serviço para troca da mesma. Trocarei também a junta da tampa de válvula e a mangueira de admissão.
Nada que R$ 500,00 + ou - não pague.rsrs
Mas fazer o que né. Manutenção é prioridade.

Abraços.


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