Olá pessoal, tudo bem?
O meu carro estava morrendo nas trocas de marchas e no ponto morto. Eu procurei um pouquinho na internet e suspeitei do atuador de marcha lenta.
Tirei ele do carro e joguei um descarborizador dentro. Coloquei de volta e o carro voltou a funcionar direitinho, depois de um mês voltou a não funcionar mais. Joguei o descarborizador de novo e ele voltou a funcionar mas só por um ou dois dias. Agora não funciona de jeito nenhum.
Será que é o atuador que estragou (estraguei)? Se for isso, eu vou lá e compro um.
Uma outra pergunta que me faço é se ele está sujando muito e portanto eu teria que limpar o TBI. O que vocês acham?
Abraço.
[DÚVIDA] - Atuador de marcha lenta com problema. Será limpeza ou troca?
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Zulu,
De fato pode ter estragado o atuador, MAS.
Não adianta só limpar ele e não limpar o alojamento deles.
Também não é recomendado limpar só ele sem limpar a TBI.
O que suspeito é o seguinte, a sujeira estava lá no alojamento e TBI. Quando você tirava o atuador tirava um teco de sujeira junto, e limpando acabava melhorando. Agora pode ter fechado de vez lá e só tirar o atuador não resolve mais.
Ou seja, 2 possibilidades. Eu recomendo que faça o serviço direito. Tira e limpa tudo.
De fato pode ter estragado o atuador, MAS.
Não adianta só limpar ele e não limpar o alojamento deles.
Também não é recomendado limpar só ele sem limpar a TBI.
O que suspeito é o seguinte, a sujeira estava lá no alojamento e TBI. Quando você tirava o atuador tirava um teco de sujeira junto, e limpando acabava melhorando. Agora pode ter fechado de vez lá e só tirar o atuador não resolve mais.
Ou seja, 2 possibilidades. Eu recomendo que faça o serviço direito. Tira e limpa tudo.
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Faz as limpezas que te indicaram mas se não resolver é melhor não ir comprando peças por conta própria, ou leva na oficina ou pega de algum amigo emprestado.
- José Leal
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O despejo dos vapores de óleo do cárter próximo da borboleta é um erro de projeto da GM. No Vectra 16V isso é ainda pior.Zulu escreveu:(...)Uma outra pergunta que me faço é se ele está sujando muito e portanto eu teria que limpar o TBI. O que vocês acham?
Abraço.
O que fiz no meu ex-Vectra e farei no Classic caso precise é instalar dois antichamas dos motores FIRE na mangueira que leva esses gases da tampa de válvulas até o TBI. Assim, rediz a praticamente zero a passagem de óleo, deixando passar somente os vapores.
Na tampa de válvulas existe o antichamas original, mas parece que ele não é suficiente para impedir a passagem de gotas de óleo.
Para limpar o atuador de marcha-lenta, teria que desmonta-lo do TBI e limpar as partes internas com um cotonete embebido em desengraxante. A descarbonização pode até ser feita com a peça no local, mas não ficará 100%.
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É um "erro" que diversas marcas cometem, aliás. Não vi carro ainda que não mela a TBI de óleo.
Uns mais rápido que outros, mas acaba melando.
O pior é que importante que esses gases retornem pra ser queimado na câmara de combustão,
isso melhora muitos os índices de emissão do carro.
José Leal, você fala dessa peça? http://www.youtube.com/watch?v=XdaUHSOTQxA
Uns mais rápido que outros, mas acaba melando.
O pior é que importante que esses gases retornem pra ser queimado na câmara de combustão,
isso melhora muitos os índices de emissão do carro.
José Leal, você fala dessa peça? http://www.youtube.com/watch?v=XdaUHSOTQxA
- José Leal
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Quando me referi a erro, é que o despejo fica junto ao TBI. Em outras marcas, ele fica bem mais longe, evitando de melar tão rápido o TBI.awaked escreveu:É um "erro" que diversas marcas cometem, aliás. Não vi carro ainda que não mela a TBI de óleo.
Uns mais rápido que outros, mas acaba melando.
Sim, é exatamente para diminuir a poluição que inventaram esse sistema. Além disso, tem o sistema EGR que contribui para a diminuição da emissão de gases.O pior é que importante que esses gases retornem pra ser queimado na câmara de combustão,
isso melhora muitos os índices de emissão do carro.
Exatamente. É só dar o grau no TBI e instalar o anti-chamas.José Leal, você fala dessa peça? http://www.youtube.com/watch?v=XdaUHSOTQxA
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esta la pra nao poluir tanto....
colocar um monte de coisas pra querer segurar o oleo nao vai resolver...o oleo sobe e passa em forma de vapor, ao encontrar o ar fresco na tubulacao a tendencia é deixar de ser vapor e se tornar liquido novamente, como é pouco, vai melando melando melando......
colocando alguma coisa ali no caminho, qnd entupir, vai sobrar pressao no carter.....
a boa forma do motor ajuda a nao subir tanto vapor....andar com esses respiros soltos é pior ainda
colocar um monte de coisas pra querer segurar o oleo nao vai resolver...o oleo sobe e passa em forma de vapor, ao encontrar o ar fresco na tubulacao a tendencia é deixar de ser vapor e se tornar liquido novamente, como é pouco, vai melando melando melando......
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Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- José Leal
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Eu usei 2 no Vectra por uns 2 anos e sequer apresentou qqer indício de entupimento e aumento de pressão no carter/vazamento pelos retentores. E posso afirmar que resolve o problema de meleira de óleo na borboleta. Se quiserem ler sobre o assunto, tem esse tópico: http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 12&t=32205
A sugestão é limpar esse anti-chamas a cada 2 trocas de óleo.
A sugestão é limpar esse anti-chamas a cada 2 trocas de óleo.
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