[DÚVIDA] - Problema com respiro do tanque de combustível?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
ROCKERVIL
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Segunda-feira 01 2011f Agosto 2011 05:25:11 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Problema com respiro do tanque de combustível?

Mensagem por ROCKERVIL »

Galera bom dia !!!
To bem sumidão daki mas sempre acompanhando o Forum...
Já pesquisei bastante mas pegando informações daki dali ainda não consegui montar o quebra-cabeça.

é o seguinte meu carro Wind 96 MPFI 1.0 sempre que abasteço ele, a bomba de abastecimento trava rapido, tipo posso ta com o tanque vazio que com uns 15 litros de abastecido a bomba ja trava.
ai vai na paciencia e travando até encher o tanque, 30 ou 35 litro total.

Isso pode ser suspiro (ou respiro não sei o nome certo)??
E não sei se tem alguma ligação, mas sempre que encho o tanque do carro, ele fica ruin de dirigir , tipo ...
se quero andar de boa, o carro da umas engasgadas feias ... tipo falta de combustivel.
Então tenho que andar com pé no fundo e giro alto para ele não dar engasgadas.

Exemplo: se estou de 5º marcha a 60KM/h o carro trava, parece mesmo que corsa combustivel, ai tenho que pisar fundo .
Isso só acontece quando encho o tanque ...

Será que alguém pode me ajudar, inclusive falando, mostrando, ou indicando como faço pra trocar se necessário ..

valeuuu ...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem cara de ser problema no respiro sim, ja vi passar por aki uma explicacao de como funciona o travamento da bomba, mas claro q nao lembro...a idade pesa :D
mas se for no respiro o problema, vc acaba formando vacuo no tanque pq nao entra ar conforme desce o combustivel, MAS deveria piorar mais ainda com o passar do tempo, menos combustivel, menos ar, mais vacuo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

SemControle,

Fiquei confuso com sua explicação
Vácuo não é a ausência de ar? Então o vácuo não oferece resistência alguma a entrada de combustível no tanque certo?
Oq acontece quando o respiro está entupido é que a medida q vai colocando combustível e enchendo o ar que está dentro precisa sair p algum lugar para ser completado todo tanque isso sim oferece resistência e faz a bomba de posto travar pois está entrando combustível rapidamente e o ar não consegue sair.
É a mesma coisa de quando vc entra no carro com os vidros levantados e vai fechar a porta, se abrir um pouco o vidro vc fecha a porta fácil agora se for fechar com os vidros levantados vai ter q usar mais força pois o ar não tem p onde sair, e se estivesse um vácuo na cabine seria tranquilo também.


ROCKERVIL
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Segunda-feira 01 2011f Agosto 2011 05:25:11 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ROCKERVIL »

Roger ...
acho que a explicação do vácuo do SEM CONTROLE foi com relação ao problema da falha com tanque cheio .... euuu achoooooooooo !!!

Enfim, eu imaginava mesmo que o problema para abastecer pudesse mesmo ser esse.
se eu entrar embaixo do carro consigo identificar e trocar ou desentupir ???

Ahhh só mes esquenta a cabeça a questão do carro falhar com tanque cheio, mas depois da explicação do sem controle me veio uma coisa na cabeça .

Tentem visualizar... uma garrafa pet cheio de água com um burakim na tampinha, se colocar de ponta cabeça só vai gotejar, pra sair tem que apertar cada vez mais, e a garrafa vai murchando ... até que chega uma hora que nao consegue mais apertar e para de sair agua..
Será que o principio é o mesmo, pois se furar o fundo da garrafa ( o que seria o respiro) a água sai pelo furim da tampa normalmente ....

Será que viajei na maionese ou faz sentido ???


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

ROCKERVIL,

Essa mangueira tem q ser trocada mesmo, ela é muito fina e fica difícil limpar bem as paredes internas correndo o risco de vir a entupir novamente em pouco tempo.
Vc olhando debaixo do carro consegue identificá-la com facilidade, ela desce do bocal do tanque junto com a mangueira grossa de abastecimento.
O exemplo q vc citou é perfeito isso mesmo q acontece, o furinho no fundo da garrafa q facilita a saída da água é exatamente a mangueira de respiro no sistema do carro.
O exemplo q vc citou a água sai por gravidade e no carro é mecânico com o funcionamento da bomba de cobustível p isso tem q acelerar mais p bomba trabalhar com mais pressão e puxar com mais "força" o combustível.


ROCKERVIL
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Segunda-feira 01 2011f Agosto 2011 05:25:11 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ROCKERVIL »

E essa mangueira eu compro como mangueira de respiro do tanque mesmo ou tem outro nome , codigo ???

E pra trocar é facil, pq vou levar o carro pra trocar o Amendoin pra trocar os pneus sabadão , ai ja aproveitava o elevador e ia trocando enquando os cara montavam o pneu !!!


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

ROCKERVIL,

O nome é esse mesmo mangueira do respiro do tanque, agora o código é de acordo com o ano e modelo do seu carro não é a mesma p todos modelos.
Dá uma olhada na vista explodida do tanque no link abaixo, a mangueira é a peça de número 5 bem acima do desenho, já não sei o grau de dificulade para se fazer a troca a princípio parece ser fácil.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o vacuo é pras falhas sim
mas nao deve ser, qnd menos combustivel mais falharia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ROCKERVIL
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Segunda-feira 01 2011f Agosto 2011 05:25:11 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ROCKERVIL »

Caraca cheguei do trampo e inventei de levanta o carro pra dar uma olhada e identificar essa mangueira ...

Achei ela e vi que num vai ser facim facim troca ela não ...
Até pendei em tentar desentupir ela , mas não vi por onde fazer ...
Será que tem como, eu vi um furim embaixo do bocal e abastecimento, mas ali é só pra vaza agua quando lava o carro e cai dentro da tampinha do bocal sabe ...

Agora quanto as falhas SEMCONTROLE to com outra coisa na cabeça...
Uma vez troquei a mangueira de retorno do tanque do combustivel pq ela tinha ficada esmagada e trinco ... Antes e trocar num tinha visto se ja tinha o problema de falhar com tanque cheio pq ainda não tinha enxido o tanque ...
Mas enfim será que ssa mangueira mangueirinha e retorno rachou, esmagou de novo e quando o retorno chega no tanque , tipo sei lá elo tanque ta cheio afoga essa mangueira ... Faz sentido ???
Abrasss

OBS IMPORTANTISSIMA :
Meu tio trabalha em uma concessionária VW a mais de 20 anos como mecanico e um dia conversando com ele sabem o que que ele me falou ?? hann ???

_ Entra num site chamado Corsa Clube que o pessoal lá ajuda bastante e entendem bastante de muitas coisas !!!

Caraca vcs tem reconhecimento galera ... PARABÉNS ...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

ROCKERVIL, é, não significa que acertamos tudo, mas por texto seria meio impossível mesmo.
Mas de fato, é um dos que leio menos bobeira. Tem fóruns sobre carros que sai uma asneira atrás da outra. E ninguém corrige, ainda ficam aumentando as ideias loucas e absurdas.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”