[DÚVIDA] - Qual a chave usada para trocar o óleo do motor?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

SemControle escreveu:
mauricio s.s.oliveira escreveu:Putz, pago 17 dilmas no litro do óleo 5w30 ACDelco aqui na Accioly, nem 15 de filtro, e 10 no mecânico, e ele ainda baixa o protetor...

Pra mim nem vale a pena trocar em casa...
tmb sou dessa opiniao, 10 cruzeiros vai pagar seu trabalho, sua falta de ferramentas apropriadas, a sujeira q vai fazer, o esforco de ficar entrando embaixo do carro sobre o macaco? até tenho um cavalete, mas muita gente nao tem....
Não vale a pena não, o valor é muito baixo para se fazer em casa, sujeira, ferramente, risco de espanar o bujão ou a rosca do cárter, se a pessoa tiver espaço, ferramenta e etc para executar o serviço, além de um pouco de experiência e local onde descartar o óleo(mecânico, posto...) talvez valha a pena.

Do contrário...
NEW!! Aqui
Imagem


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

caras, a pergunta original era, como trocar o oleo do corsa, e eu respondi como são os procedimentos pra trocar o oleo, se vc quer fazer, ou quer pagar pra alguem fazer ai vai de cada um....quem quizer é só seguir o tutorialzinho que eu fiz....quem ler vai ver que falo até do aperto do bujão.....quem ler e entender certinho não vai ter problemas pra fazer uma simples troca de oleo em casa...coisa muito comum em outros paises...só aqui que temos preguiça....e eu ja falei, normalmente em posto é CENSURADO...primeiro que os caras usam aquela maquina a vacuo....o que na minha oponião não tira a sujeira....segundo, uma vez fui comprar oleo num posto, meu corsa usa oleo 20w50 API SJ, o frentista me deu 2L de oleo SJ e 2 litros de oleo 152w30 API SL, querendo me convencer que não havia problema....então assim eu confio muito mais em mim do que em qualquer boca-de-porco por aki!

Agora vou falar uma real, se vcs na região que moram tem pessoas especializadas e que sabem fazer o serviço, aproveirem mesmo pois na minha região aqui ta CENSURADO, pessoal tem preguiça de trabalhar, então, pelo menos aqui pra mim é muito mais facil EU meter a cara e fazer o que preciso no carro (no momento eu estou fazendo um curso de mecanica e vou ter que instalar um kit de vidros eletricos!!) do que esperar a mão-de-obra sem especialização e sem vontade daki....eu vou fazer um tutorial da instalação dos vidros e vou comentar o que passei antes de decidir fazer eu mesmo!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

a sim, e só pra terminar eu axo que agente não deve ficar discutindo se é melhor trocar oleo em casa ou mandar trocar....o procedimento esta ai, quem quiser trocar troca, quem quizer mandar trocar manda! como eu disse, EU prefiro trocar e ter a garantia que fiz o trampo de maneira correta! só isso...
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Então, eu pelo menos falo sobre meu caso, tenho essa facilidade, inclusive de comprar em autorizada, a Chevrolet Accioly fica praticamente do lado da minha casa, e ainda tem a Vigorito que não da nem 5k de casa até lá.

Meu mecânico fica na rua de cima, a 300m da minha casa, e ainda cobra merreca.

Ou seja, no meu caso, é muito melhor eu mandar fazer do que fazer em casa...

Você colocou seu tutorial sim, e bem feito e talz com um erro só por sinal, mas a questão do fórum é essa, discutirmos sobre as respostas e sobre a pergunta, cada um faz o que acha mais conveniente, e pra vc é conveniente, afinal, vc não tem profissionais decentes ai(como vc diz) e outra, vc faz curso de mecânica, então você vai se atentar em detalhes que quem nunca fez não vai se atentar.

Eu já troquei em casa, e é bem fácil mesmo, mas sem as ferramentas chave de filtro, macaco bom, tripé...
NEW!! Aqui
Imagem


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

uahauh eu uso improviso, macaco meio fio e ja era, tenho um macado hodraulico jacarezinho manja, mas é super simples, não precisa de tanto conhecimento, eu estou no começo do curso, muita coisa que sei foi fuçando na net! E assim aqui até tem profissional decente, mas cobram muito caro pra qualquer serviço...então o jeito e se virar nos 30 cara! ai vai o criterio e coragem de cada um pra seguir o tutorial e meter a cara e fazer!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

pocilga escreveu:cara, seguinte, experiencia propria, primeiro da sim pra trocar o oleo em casa, umas das coisas q vc tem que fazer é: coletar o oleo velho e depois levar até um posto ou oficina lá eles pegam o oleo e mandam pro destino certo!
Agora a troca eu faço assim:
1: deixo o motor e o oleo quentes, não muito mas o suficiente pro oleo ficar mais "mole"
2: depois de esquentar dexa uns 5 min pra escorrer o oleo pro carter
3: retire a tampa do oleo do motor em cima, e a vareta de nivel do oleo
4: com um bom recipiente em baixo do carter, onde o oleo vai cair, vc usa uma chave (a melhor é canhão L ou uma estrela tbm da no caso do corsa) de 19mm, vc solta o bujão, um parafuso sextavado no carter com cuidado pq o oleo vai estar quente, tira e dexa um bom tempo escorrendo até pingar beem pouco, a sim vc vai ter q arruma um jeiro de levantar um pouco o carro pra vc poder entrar em baixo
5: (Opcional) troca do filtro se estiver na hora de trocar: no começo eu não tinha nada então eu furava o filtro de fora a fora com uma chave de fenda grande e tirava ele, agora eu fiz uma ferramenta com corrende de bicicleta e um cano de ferro, é força e jeito vc tira facil! Bom tire o filtro, pegue o filtro novo e o oleo novo, encha o filtro, pegue um pouco de oleo com o dedo e "unte" a borracha de vedação dele, ai é só encaixar no lugar e rosquear bem com a mão mesmo bem firme,
6: limpe a borda do bujão do carter e recoloque e reaparafuse o bujão, não precisa apertar até tirar sangue, só de um aperto bom pra não soltar
recoloque a vareta e complete o oleo até o nivel maximo recomendado, nesse ponto eu aproveiro pra dar uma geral com WD no motor e partes plasticas,,uma limpezinha
7: olha isso eu ouvi um mecanico falando eu não sei se é melhor ou pior, ele disse que pelo oleo ter sido drenado a parte alta fica quase sem oleo, então antes de ligar ele tipo faz q vai dar a partide e antes do carro pegar ele desliga umas 3 vezes pro oleo subir e lubrificar antes do motor girar mesmo...eu faço pq tem até um pouco de lógica....mas não vou dizer que isso e lei regra nem nada...eu faço mas não tenho um parecer tecnico pra falar ok!
8: como minhas trocas de oleo são programadas então quando troco o filtro de oleo eu troco o filtro de combustivel e o de ar junto.
ai é só ligar o carro e ver se a luz do oleo apaga, apagou, ta tudo certo e pronto!

e não esquece de juntar o oleto, eu coloco ele nas proprias garrafas de oleo vazias que sobram depois....ai levo num posto de gasolina e deixo com eles..ou num mecanico sei lá onde vc preferir!

a sim vc não abre O motor, vc só abre o bujão que fica em baixo, no carter do carro
olha essa foto: http://www.mundomotors.com.br/loja/inde ... uct_id=132
o carter é isso e aquele buraco é onde vai o bujão que vc tira pra drenar o oleo!

é isso ai! espero ter ajudado vlw!
Tb sou a favor do faça vc mesmo.

Levo meu óleo usado num posto ipiranga aqui pertinho que tem um tambor coletor de óleo velho pra uma empresa que manda caminhão tanque buscar.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Realmente, Pocilga é fácil e concordo que quando é a gente que faz, o serviço é feito com mais capricho, seja ele qual for.
Existem locais que o pessoal é sim mais preguiçoso em fazer esse tipo de serviço porque é mais barato e eles não querem perder tempo, daí nós mesmos fazermos é melhor.
Eu só não faço mais simplesmente por causa do filtro, que toda vez que se tira é uma lambança só.
Daí eu prefiro comprar o óleo e pedir a um amigo mecânico trocar, kkkkkk

O teu relato do posto acontece mesmo, e por isso eu prefiro comprar o óleo na loja e trocar em casa com um amigo mecânico.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

e engraçado eu não faço muitooooo mais lambança em casa fritando um bife, destruo a casa intera com oleo fumaça e tudo mais do que trocando o oleo e filtro do meu carro ahuhauha mas vai de cada um!
Nesse dia do posto eu fiquei realemente surpreso, ja imaginou vc sempre trocar o oleo na data certa e de repente eu motor fundi com 30.000Km, vc leva no mecanico e ve que ta cheio de borra de oleo e não intende por que...o cara simplesmente pega qualquer oleo e joga no motor do seu carro....uahauhauh ja imaginou, pra não passar por isso eu resolvi fazer por mim mesmo!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Então, no meu caso eu só não o faço por pura facilidade que eu tenho tanto de material como de mão de obra.

Com relação a troca em posto, o negócio é fazer em casa mesmo, ou sejam prefiro eu trocar em casa do que colocar esse serviço na mão de amadores que mal sabem abrir a ou fechar a boca do tanque.

Sou e muito a favor do faça você mesmo, mas quando se tem facilidades e preço justo, eu prefiro mandar fazer.

Como no tidão que eu instalei, ou no tid do meu outro corsa que vendi, eu mesmo instalei, por que quando fiz orçamento pra instalarem, me cobram mais que o valor do kit completo...
NEW!! Aqui
Imagem


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Umas das várias ferramentas próprias pra retirar o filtro de óleo, com ela vc torce a filtro pra soltar, e na hora de apertar torce dinovo com a ferramenta virada no sentido inverso.

Imagem

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”