[DÚVIDA] - Qual a chave usada para trocar o óleo do motor?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

pocilga escreveu:cara, seguinte, experiencia propria, primeiro da sim pra trocar o oleo em casa, umas das coisas q vc tem que fazer é: coletar o oleo velho e depois levar até um posto ou oficina lá eles pegam o oleo e mandam pro destino certo!
Agora a troca eu faço assim:
1: deixo o motor e o oleo quentes, não muito mas o suficiente pro oleo ficar mais "mole"
2: depois de esquentar dexa uns 5 min pra escorrer o oleo pro carter
3: retire a tampa do oleo do motor em cima, e a vareta de nivel do oleo
4: com um bom recipiente em baixo do carter, onde o oleo vai cair, vc usa uma chave (a melhor é canhão L ou uma estrela tbm da no caso do corsa) de 19mm, vc solta o bujão, um parafuso sextavado no carter com cuidado pq o oleo vai estar quente, tira e dexa um bom tempo escorrendo até pingar beem pouco, a sim vc vai ter q arruma um jeiro de levantar um pouco o carro pra vc poder entrar em baixo
5: (Opcional) troca do filtro se estiver na hora de trocar: no começo eu não tinha nada então eu furava o filtro de fora a fora com uma chave de fenda grande e tirava ele, agora eu fiz uma ferramenta com corrende de bicicleta e um cano de ferro, é força e jeito vc tira facil! Bom tire o filtro, pegue o filtro novo e o oleo novo, encha o filtro, pegue um pouco de oleo com o dedo e "unte" a borracha de vedação dele, ai é só encaixar no lugar e rosquear bem com a mão mesmo bem firme,
6: limpe a borda do bujão do carter e recoloque e reaparafuse o bujão, não precisa apertar até tirar sangue, só de um aperto bom pra não soltar
recoloque a vareta e complete o oleo até o nivel maximo recomendado, nesse ponto eu aproveiro pra dar uma geral com WD no motor e partes plasticas,,uma limpezinha
7: olha isso eu ouvi um mecanico falando eu não sei se é melhor ou pior, ele disse que pelo oleo ter sido drenado a parte alta fica quase sem oleo, então antes de ligar ele tipo faz q vai dar a partide e antes do carro pegar ele desliga umas 3 vezes pro oleo subir e lubrificar antes do motor girar mesmo...eu faço pq tem até um pouco de lógica....mas não vou dizer que isso e lei regra nem nada...eu faço mas não tenho um parecer tecnico pra falar ok!
8: como minhas trocas de oleo são programadas então quando troco o filtro de oleo eu troco o filtro de combustivel e o de ar junto.
ai é só ligar o carro e ver se a luz do oleo apaga, apagou, ta tudo certo e pronto!

e não esquece de juntar o oleto, eu coloco ele nas proprias garrafas de oleo vazias que sobram depois....ai levo num posto de gasolina e deixo com eles..ou num mecanico sei lá onde vc preferir!

a sim vc não abre O motor, vc só abre o bujão que fica em baixo, no carter do carro
olha essa foto: http://www.mundomotors.com.br/loja/inde ... uct_id=132
o carter é isso e aquele buraco é onde vai o bujão que vc tira pra drenar o oleo!

é isso ai! espero ter ajudado vlw!
Tb sou a favor do faça vc mesmo.

Levo meu óleo usado num posto ipiranga aqui pertinho que tem um tambor coletor de óleo velho pra uma empresa que manda caminhão tanque buscar.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Realmente, Pocilga é fácil e concordo que quando é a gente que faz, o serviço é feito com mais capricho, seja ele qual for.
Existem locais que o pessoal é sim mais preguiçoso em fazer esse tipo de serviço porque é mais barato e eles não querem perder tempo, daí nós mesmos fazermos é melhor.
Eu só não faço mais simplesmente por causa do filtro, que toda vez que se tira é uma lambança só.
Daí eu prefiro comprar o óleo e pedir a um amigo mecânico trocar, kkkkkk

O teu relato do posto acontece mesmo, e por isso eu prefiro comprar o óleo na loja e trocar em casa com um amigo mecânico.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

e engraçado eu não faço muitooooo mais lambança em casa fritando um bife, destruo a casa intera com oleo fumaça e tudo mais do que trocando o oleo e filtro do meu carro ahuhauha mas vai de cada um!
Nesse dia do posto eu fiquei realemente surpreso, ja imaginou vc sempre trocar o oleo na data certa e de repente eu motor fundi com 30.000Km, vc leva no mecanico e ve que ta cheio de borra de oleo e não intende por que...o cara simplesmente pega qualquer oleo e joga no motor do seu carro....uahauhauh ja imaginou, pra não passar por isso eu resolvi fazer por mim mesmo!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Então, no meu caso eu só não o faço por pura facilidade que eu tenho tanto de material como de mão de obra.

Com relação a troca em posto, o negócio é fazer em casa mesmo, ou sejam prefiro eu trocar em casa do que colocar esse serviço na mão de amadores que mal sabem abrir a ou fechar a boca do tanque.

Sou e muito a favor do faça você mesmo, mas quando se tem facilidades e preço justo, eu prefiro mandar fazer.

Como no tidão que eu instalei, ou no tid do meu outro corsa que vendi, eu mesmo instalei, por que quando fiz orçamento pra instalarem, me cobram mais que o valor do kit completo...
NEW!! Aqui
Imagem


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Umas das várias ferramentas próprias pra retirar o filtro de óleo, com ela vc torce a filtro pra soltar, e na hora de apertar torce dinovo com a ferramenta virada no sentido inverso.

Imagem

Imagem


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

exato, igual meus vidros eletricos.....paguei 400 conto no kit completo, pra instalar me cobraram 300 conto!!! e quando tentei mardar fazer os caras disseram que não dava pra instalr o kit pq o meu chicote original não funcionava no kit novo.....MAS o kit novo VEM com um CHICOTE completo inteiro zerado com botões.....por preguiça de trocar o chicote os caras não fizeram o trampo....agora eu mesmo vou fazer.....e ja aproveitando pra por mais um tutorial no ar no corsa clube pra quem quizer!!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

rogdigue escreveu:Umas das várias ferramentas próprias pra retirar o filtro de óleo, com ela vc torce a filtro pra soltar, e na hora de apertar torce dinovo com a ferramenta virada no sentido inverso.

Imagem

Imagem

Hahaha, hoje eu tenho uma dessa feita em casa com corrende de bicicleta! antes era furando o filtro memo! nunca tive problema!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

pocilga escreveu:
rogdigue escreveu:Umas das várias ferramentas próprias pra retirar o filtro de óleo, com ela vc torce a filtro pra soltar, e na hora de apertar torce dinovo com a ferramenta virada no sentido inverso.

Imagem

Imagem

Hahaha, hoje eu tenho uma dessa feita em casa com corrende de bicicleta! antes era furando o filtro memo! nunca tive problema!
Tb já furei o filtro de lado a lado. É muito tosco, mas funciona.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Caramba, mas não precisa apertar com força o filtro. :shock:
Aperta o que consegue com a mão e pronto. Não vaza, sem risco algum.

Por isso que fico junto no serviços executados em oficinas. O cara vem com isso já vou lá e solto na mão mesmo.
Quanto a postos é só verificar o óleo comprado e acompanhar o serviço. Não tem segredo.
Pilantra tem em qualquer lugar, já li denúncia de auto peças vendendo óleo errado, embalagem de um conteúdo de outro.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

pocilga,

O esquema aki é esse mesmo é a troca de idéia sobre um determinado assunto para se chegar a uma evolução e conhecimento maior sobre esse tema, sabendo dos prós e contras q irá pesar na hora de decidir se vai fazer ou não ese serviço em casa.
Acho muito legal as pessoas que se interessão como vc e procurarão se especializarem através de curso mesmo q seja por hobby, com esse conhecimento adquirido fica mais fácil cuidar da manutenção dos veículos e cobrar dos profissionais onde vc leva seu carro a correta execução de um serviço sem correr o risco de ser enganado por não conhecer do assunto.
Tem uma amiga minha que cansou de ser passada para trás por maus profissionais, se isso já acontece com homens imagina com mulher os caras aproveitam mesmo, então ela começou a assistir os vídeos do Dr Carro no youtube já foi uma ótima base para ela que não tinha conhecimento algum depois se animou e fez um curso de mecânica automotiva no Senai e hoje fala com propriedade sobre diversos assuntos relacionados a mecânica e executa pequenos reparos em seu carro, e nunca mais vai ser enganada por mecânico como ela mesmo fala
E gostaria só de dar mais uma dica sobre sua troca de óleo, tome cuidado quando colocar o carro no meio fio o desnivél pode deixar uma quantidade de óleo velho no cartér por isso é importante nivelar certinho com o auxíllio do macaco para conseguir drenar todo o óleo.
:thumbright:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”