Tb sou a favor do faça vc mesmo.pocilga escreveu:cara, seguinte, experiencia propria, primeiro da sim pra trocar o oleo em casa, umas das coisas q vc tem que fazer é: coletar o oleo velho e depois levar até um posto ou oficina lá eles pegam o oleo e mandam pro destino certo!
Agora a troca eu faço assim:
1: deixo o motor e o oleo quentes, não muito mas o suficiente pro oleo ficar mais "mole"
2: depois de esquentar dexa uns 5 min pra escorrer o oleo pro carter
3: retire a tampa do oleo do motor em cima, e a vareta de nivel do oleo
4: com um bom recipiente em baixo do carter, onde o oleo vai cair, vc usa uma chave (a melhor é canhão L ou uma estrela tbm da no caso do corsa) de 19mm, vc solta o bujão, um parafuso sextavado no carter com cuidado pq o oleo vai estar quente, tira e dexa um bom tempo escorrendo até pingar beem pouco, a sim vc vai ter q arruma um jeiro de levantar um pouco o carro pra vc poder entrar em baixo
5: (Opcional) troca do filtro se estiver na hora de trocar: no começo eu não tinha nada então eu furava o filtro de fora a fora com uma chave de fenda grande e tirava ele, agora eu fiz uma ferramenta com corrende de bicicleta e um cano de ferro, é força e jeito vc tira facil! Bom tire o filtro, pegue o filtro novo e o oleo novo, encha o filtro, pegue um pouco de oleo com o dedo e "unte" a borracha de vedação dele, ai é só encaixar no lugar e rosquear bem com a mão mesmo bem firme,
6: limpe a borda do bujão do carter e recoloque e reaparafuse o bujão, não precisa apertar até tirar sangue, só de um aperto bom pra não soltar
recoloque a vareta e complete o oleo até o nivel maximo recomendado, nesse ponto eu aproveiro pra dar uma geral com WD no motor e partes plasticas,,uma limpezinha
7: olha isso eu ouvi um mecanico falando eu não sei se é melhor ou pior, ele disse que pelo oleo ter sido drenado a parte alta fica quase sem oleo, então antes de ligar ele tipo faz q vai dar a partide e antes do carro pegar ele desliga umas 3 vezes pro oleo subir e lubrificar antes do motor girar mesmo...eu faço pq tem até um pouco de lógica....mas não vou dizer que isso e lei regra nem nada...eu faço mas não tenho um parecer tecnico pra falar ok!
8: como minhas trocas de oleo são programadas então quando troco o filtro de oleo eu troco o filtro de combustivel e o de ar junto.
ai é só ligar o carro e ver se a luz do oleo apaga, apagou, ta tudo certo e pronto!
e não esquece de juntar o oleto, eu coloco ele nas proprias garrafas de oleo vazias que sobram depois....ai levo num posto de gasolina e deixo com eles..ou num mecanico sei lá onde vc preferir!
a sim vc não abre O motor, vc só abre o bujão que fica em baixo, no carter do carro
olha essa foto: http://www.mundomotors.com.br/loja/inde ... uct_id=132
o carter é isso e aquele buraco é onde vai o bujão que vc tira pra drenar o oleo!
é isso ai! espero ter ajudado vlw!
Levo meu óleo usado num posto ipiranga aqui pertinho que tem um tambor coletor de óleo velho pra uma empresa que manda caminhão tanque buscar.