[DÚVIDA] - Motor falhando. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
MarcosCampanhã
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Motor falhando. O q fazer?

Mensagem por MarcosCampanhã »

Boa tarde amigos corseiros.
Estou com um problema que está tirando o meu sono. vou detalhar o problema e se alguem souber ou tiver uma dica posta aí, pois quero sanar todas as duvidas antes de trocar peças ou levar para uma oficina.

O carro em questão, um corsa wind efi 95 apresenta um bom desempenho e retomadas, porem de uns dias pra ca ele está falhando quando está andando, tipo uns trancos e a marcha lenta parece motor frio, tipo umas trepidações bem fracas.
Estas falhas só ocorrem em movimento com o carro engrenado, eu ja cheguei a pisar na embreagem e o giro foi a quase 5000rpm e nao apresentou nada. Ele morria tambem nas desacelerações. (quando parava em lombadas ou no transito mesmo)
Estes dias eu retirei o sensor hall e na parte de cima dele estava com acumulo de sujeira, joguei limpa contato e ele melhorou um pouco nas falhas em movimento, mas não 100%, tambem parou de morrer, o tbi está limpo, bem como o sensor de marcha lenta.
A minha duvida é: será que o sensor hall está com problema ( uma vez ele deu problema, mas o carro simplesmente apagava e nao pegava, era o chicote com um dos fios ressecados) Não troquei cabos de velas pois foram trocados no ano passado (não me lembro a marca, mas é daqueles de silicone amarelo) As velas estão com uma aparencia normal, a bobina e o modulo de igniçao são novos, a bomba foi trocada a menos de 2 anos por uma nova.
O que poderia ser, agradeço desde já se alguem souber alguma coisa.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

problema q pode ser bastante coisas.....tanto coisas da injecao como nao....
tem o teste do lampejo, q mostra qnd ja tem erro gravado na memoria q nao deve ser o caso, so acontece qnd anda com a luz da injecao ligada......
certamente tem sensores com leitura errada, e isso so vai achar com um bom mecanico q saiba interpretar o q o scaner mostra na tela....
essa lenta irregular, essas falhas tem tudo pra ser bobina/cabo/velas, mas pode ser mais coisas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Marcos Campanhã
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2005f Maio 2005 04:51:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marcos Campanhã »

Ontem eu estava a caminho do trabalho e ele veio dando essas falhas, nao morreu nenhuma vez e quando estava chegando proximo ao meu destino ele normalizou, mas a lenta ainda continua do mesmo jeito. Fiz o teste do lampejo e ele nao apresentou nada, apenas o cod. 12 que e o normal. Deixei ele ligado ate a ventoinha acionar por duas vezes, dei umas aceleradas mais forte nele e ele nao apresentou nada de anormal. No escapamento nao sai nenhuma fumaca, mesmo com as fortes aceleracoes, o odor esta normal (quase sem cheiro) apenas sai um pouco d'agua quando em marcha lenta, mas isso tambem deve ser normal.
Cheguei a desconfiar da bomba e dos cabos de vela, mas ele so apresenta a falha qdo esta em movimento.
Vou trocar o filtro de combustivel e estou pensando em trocar o sensor de temperatura, apesar dele ser novo (1.5 ano) e nao apresentar um consumo elevado de combustuvel (14 km/l cidade).
Sou melhor do que você pensa, mas posso ser pior do que você imagina.


Marcos Campanhã
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2005f Maio 2005 04:51:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marcos Campanhã »

Nao sei como, mas ontem tive q criar um perfil novo pq eu perdi o e-mail e a senha deste perfil e agora q percebi q estou usando o perfil antigo.
Sou melhor do que você pensa, mas posso ser pior do que você imagina.


CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Eu tenho um Corsa Wind 96 1.0 MPFI a gasolina, já aconteceu algo parecido, ele dava trancos principalmente quando se forçava um pouco mais como numa subida. Sugiro que faça alguns procedimentos que podem ser feitos em sua casa mesmo e se não der certo é melhor levar em um mecânico para que testem as peças. Quanto aos procedimentos:
- retire as velas, faça uma revisão e deixe a parte dos eletodos de molho em gasolina, depois limpe com uma escova de dentes e passe uma lixa neles.
- Seu carro é EFI, não tenho certeza mas acho que possui distribudor. Se possível abra e limpe também.
- retire os cabos da bateria e deixe-os unidos por alguns minutos, isso resetará a unidade da injeção.
- fora isso pode ser o que o colega falou, cabos de velas partidos, as velas podem ter deixado de ter atuação, problemas na bobina, na bomba de combustível, entrada de ar que não deveria no sistema de injeção por alguma mangueira partida, por um hidrovácuo com problmas, etc...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Os sintomas podem indicar apenas e tão somente filtro de ar entupido ou de combustível.
A quanto tempo não os troca?


MarcosCampanhã
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosCampanhã »

Bom. hj ao retornar para casa o carro nao apresentou os defeitos como vinha apresentando antes, porem ele deu dois cortes no caminho e uma vez no farol em marcha lenta ele morreu e demorou a pegar, como eu estava em decida dei um tranquinho de leve e ele pegou e nao morreu mais.
Quanto a limpeza das velas não vejo necessidade pois elas estão limpas, o distribuidor eu retirei para poder limpar o sensor hall.
Fiz o teste de ECU e nao apresentou nenhuma falha recente ou antiga.
De qualquer maneira vou trocar os cabos de vela, filtro de combustivel e provavelmente o sensor de temperatura.
As velas e os cabos foram trocados no inicio do ano retrasado, Depois o carro ficou com a minha ex-mulher e quando eu peguei o carro de volta ele estava um caco na parte de injeção.
Fiz a limpeza do TBI e revisei o restante.
Os filtros de ar e combustivel, eu troquei antes de fazer a inspeção veicular no ano passado. Nao me lembro mes, mas deve ter sido em agosto.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

MarcosCampanhã, filtro é bom trocar a cada 10.000 km se não me engano, dá uma olhada, pode estar na hora novamente.


MarcosCampanhã
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosCampanhã »

Como o carro nao estava comigo no ano anterior, eu troucar.
Sou melhor do que você pensa e posso ser pior do que você imagina.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mais garantido...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”