[DÚVIDA] - RPM alterado. O que fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
ricardo1975
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Sábado 24 2010f Abril 2010 06:16:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ricardo1975 »

e tem mais o pessoal moderador poderia dar uma sacudida no pessoal que faz cada perguntar se o proprio motor foi projetado para funcionar nesse rpm sabe pessoal vc tem que reclamar sabe com quem ? quem projetou o motor e tem mais tem carro mas não sabe nem onde fica a chave de roda e macaco e quer entender de rpm pq fica alto a rotação tem pessoas que só sabe sentar atras do volante ligar o carro e andar e ainda quer saber mais que engenheiro que projeto o carro e suas peças
Ricardo Rodrigues


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ricardo1975 escreveu:e tem mais o pessoal moderador poderia dar uma sacudida no pessoal que faz cada perguntar se o proprio motor foi projetado para funcionar nesse rpm sabe pessoal vc tem que reclamar sabe com quem ? quem projetou o motor e tem mais tem carro mas não sabe nem onde fica a chave de roda e macaco e quer entender de rpm pq fica alto a rotação tem pessoas que só sabe sentar atras do volante ligar o carro e andar e ainda quer saber mais que engenheiro que projeto o carro e suas peças
e vai fazer o q se o forum é principalmente pra quem nao entende nada ou muito pouco, se so tivesse sabidao, nao precisava nem ter o forum.....podia ser uma empresa q prestava consultoria sobre o corsa pra propria gm ;)

entendi pq do surto qnt a rotacao, vc descobriu algo e postou em todos os topicos recentes q se fala de rotacao.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

ricardo1975 escreveu:e tem mais o pessoal moderador poderia dar uma sacudida no pessoal que faz cada perguntar se o proprio motor foi projetado para funcionar nesse rpm sabe pessoal vc tem que reclamar sabe com quem ? quem projetou o motor e tem mais tem carro mas não sabe nem onde fica a chave de roda e macaco e quer entender de rpm pq fica alto a rotação tem pessoas que só sabe sentar atras do volante ligar o carro e andar e ainda quer saber mais que engenheiro que projeto o carro e suas peças
Então Ricardo,compreendo sua indignação mas precisa levar em conta que maioria das pessoas não entendem de carro nem de Corsa. O que quero dizer é que estão aqui para aprender...

Eu mesmo aprendi muita coisa aqui no clube e ainda tenho muitas dúvidas...

Confesso que fiquei em dúvida sobre a RPM quando troquei meu 1.6 pelo VHC 1.0, cheguei a pensar na troca de câmbio ou alongar a 5ª, mas depois de andar mais uns dias com o carro entendo o porque do giro ficar tão alto.

Um motor 1.0 tem torque menor assim como potência também, logo se o câmbio for muito longo faltará disposição nas ladeiras e demora na retomada.

Claro que a quinta poderia ser uns 15% mais longas para viagens mas isso o deixaria lento nas retomadas e ultrapassagens.

O Corsa EFI é um que tem uma quinta bem longa como um colega do fórum tem e inclusive levantei esta lebre por conta dele pois o carro fica super econômico.

Se pegar um VHC-E, você irá achar que o câmbio é muito mais curto que o um 2003 por exemplo quando, na verdade não é. As relações são exatamente as mesmas basta comparar o manual.

Então qual o segredo? Comando roletado, cabeçote retrabalhado válvulas de hastes mais curtas, acelerador eletrônico, e coletor de admissão em plástico.

Além do catalisador estar logo na saída do coletor liberando mais o escape.

Resultado: o giro sobe mais rápido e não urra como o VHC comum - O meu se sobe a 4000 ele urra muito. Já com Celta e Classic novos (2011 e 2012) cheguei a quase o limite de corte sem tanto barulho. Faz barulho mas muito diferente.

O que quero dizer com tudo isso? Cada motor tem seu projeto de acordo com o tipo de uso e tipo de carro, salvo algumas falhas de projeto claro.

Eu desencanei de mexer no câmbio do meu, vou deixar original mesmo e depois troco por um mais novo seja 1.8 ou 1.4.

Eu trabalho com suporte de fechaduras eletrônicas e sistemas para hotelaria e se soubesse cada absurdo que tenho que responder, às vezes, até para técnicos terceirizados.

Enfim sejamos pacientes pois, um dia, em algum aspecto, teremos pessoas que saibam mais que nós e, para estes, muitas de nossas perguntas serão óbvias demais para o conhecimento delas.

Espero ter ajudado o colega e ter acalmado nosso amigo Ricardo.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”