[DÚVIDA] - RPM alterado. O que fazer?
- ricardo1975
- :: Millennium ::
- Mensagens: 102
- Registrado em: Sábado 24 2010f Abril 2010 06:16:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
e tem mais o pessoal moderador poderia dar uma sacudida no pessoal que faz cada perguntar se o proprio motor foi projetado para funcionar nesse rpm sabe pessoal vc tem que reclamar sabe com quem ? quem projetou o motor e tem mais tem carro mas não sabe nem onde fica a chave de roda e macaco e quer entender de rpm pq fica alto a rotação tem pessoas que só sabe sentar atras do volante ligar o carro e andar e ainda quer saber mais que engenheiro que projeto o carro e suas peças
Ricardo Rodrigues
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26797
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
e vai fazer o q se o forum é principalmente pra quem nao entende nada ou muito pouco, se so tivesse sabidao, nao precisava nem ter o forum.....podia ser uma empresa q prestava consultoria sobre o corsa pra propria gmricardo1975 escreveu:e tem mais o pessoal moderador poderia dar uma sacudida no pessoal que faz cada perguntar se o proprio motor foi projetado para funcionar nesse rpm sabe pessoal vc tem que reclamar sabe com quem ? quem projetou o motor e tem mais tem carro mas não sabe nem onde fica a chave de roda e macaco e quer entender de rpm pq fica alto a rotação tem pessoas que só sabe sentar atras do volante ligar o carro e andar e ainda quer saber mais que engenheiro que projeto o carro e suas peças
entendi pq do surto qnt a rotacao, vc descobriu algo e postou em todos os topicos recentes q se fala de rotacao.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- sergio_santos11
- :: Champ ::
- Mensagens: 462
- Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
- Localização: Cotia - SP
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2010
Então Ricardo,compreendo sua indignação mas precisa levar em conta que maioria das pessoas não entendem de carro nem de Corsa. O que quero dizer é que estão aqui para aprender...ricardo1975 escreveu:e tem mais o pessoal moderador poderia dar uma sacudida no pessoal que faz cada perguntar se o proprio motor foi projetado para funcionar nesse rpm sabe pessoal vc tem que reclamar sabe com quem ? quem projetou o motor e tem mais tem carro mas não sabe nem onde fica a chave de roda e macaco e quer entender de rpm pq fica alto a rotação tem pessoas que só sabe sentar atras do volante ligar o carro e andar e ainda quer saber mais que engenheiro que projeto o carro e suas peças
Eu mesmo aprendi muita coisa aqui no clube e ainda tenho muitas dúvidas...
Confesso que fiquei em dúvida sobre a RPM quando troquei meu 1.6 pelo VHC 1.0, cheguei a pensar na troca de câmbio ou alongar a 5ª, mas depois de andar mais uns dias com o carro entendo o porque do giro ficar tão alto.
Um motor 1.0 tem torque menor assim como potência também, logo se o câmbio for muito longo faltará disposição nas ladeiras e demora na retomada.
Claro que a quinta poderia ser uns 15% mais longas para viagens mas isso o deixaria lento nas retomadas e ultrapassagens.
O Corsa EFI é um que tem uma quinta bem longa como um colega do fórum tem e inclusive levantei esta lebre por conta dele pois o carro fica super econômico.
Se pegar um VHC-E, você irá achar que o câmbio é muito mais curto que o um 2003 por exemplo quando, na verdade não é. As relações são exatamente as mesmas basta comparar o manual.
Então qual o segredo? Comando roletado, cabeçote retrabalhado válvulas de hastes mais curtas, acelerador eletrônico, e coletor de admissão em plástico.
Além do catalisador estar logo na saída do coletor liberando mais o escape.
Resultado: o giro sobe mais rápido e não urra como o VHC comum - O meu se sobe a 4000 ele urra muito. Já com Celta e Classic novos (2011 e 2012) cheguei a quase o limite de corte sem tanto barulho. Faz barulho mas muito diferente.
O que quero dizer com tudo isso? Cada motor tem seu projeto de acordo com o tipo de uso e tipo de carro, salvo algumas falhas de projeto claro.
Eu desencanei de mexer no câmbio do meu, vou deixar original mesmo e depois troco por um mais novo seja 1.8 ou 1.4.
Eu trabalho com suporte de fechaduras eletrônicas e sistemas para hotelaria e se soubesse cada absurdo que tenho que responder, às vezes, até para técnicos terceirizados.
Enfim sejamos pacientes pois, um dia, em algum aspecto, teremos pessoas que saibam mais que nós e, para estes, muitas de nossas perguntas serão óbvias demais para o conhecimento delas.
Espero ter ajudado o colega e ter acalmado nosso amigo Ricardo.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553
Antes: Fiesta Class 1.6
Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553
Antes: Fiesta Class 1.6
Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 923 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 15201 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 11140 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 15710 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 6 Respostas
- 3080 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 2419 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 15291 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1304 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1426 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 9 Respostas
- 3488 Exibições
-
Última mensagem por Arturflavio