[DÚVIDA] - Pq o motor morre se não acelerar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
pinkfloyd
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2011f Dezembro 2011 10:03:05 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pq o motor morre se não acelerar?

Mensagem por pinkfloyd »

Bom o carro é um corsa 95 EFI 1.0, motorzinha ja ta indo pro saco, pretendia dentro de uns 3 meses fazer a parte de cima e parte de baixo do motor. Vamos aos fatos então:

Distribuidor é novo, correia dentada e o tensor tbm, troquei o oleo essa semana...

Até então o carro estava normal, manco por causa do motor, mas normal. Hoje eu estava voltando pra casa e o caminho o carro começou a apagar, sorte que era só descida até em casa, então com o carro apagado eu acelerava e o carro pegava no tranco, eu botava na neutra o carro voltava a apagar foi assim até em casa.

Cheguei em casa, fui bater o arranque ele só pegava quando eu acelerava e no momento que eu tiro o pé do acelerador o carro apaga.
Sera que é a bomba de combustivel?

Obrigado1

:)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a depender do q diz estar indo pro saco pode ter tudo a ver....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


pinkfloyd
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2011f Dezembro 2011 10:03:05 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pinkfloyd »

motor ja tem 250,000km o mecanico abriu o cabeçote esses tempo e disse que acreditava que dentro de 1 ano teria que fazer uma retifica, e só na parte de cima, mas até o momento estava tudo bem.

Mas amanha chamarei um mecanico mesmo pra dar uma olhada. Mas acredito e espero que seja a bomba de combustivel.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se for pensar q a parte de cima ta bem ruim assim, os retentores de valvula podem estar bem comprometidos e com isso ja esta sujando as velas, dificultando a queima.....
isso de fazer so parte do motor é furada ainda mais com 250K km, vc vai fazer so a parte de cima, em 6 meses vai ter q abrir pra fazer a parte de baixo, isso se nao comprometer o servico ja feito na parte de cima....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ritcho »

Pinkfloyd (grande banda!:-)),

pelo que entendi, se você mantém o carro acelerado ele não morre, é isso?

Dar um "diagnóstico remoto" pra problema é sempre complicado, mas não custa nada tentar...

Podem ser várias coisas...

Entrada falsa de ar, motor de passo (responsável pela marcha lenta) com defeito, motor fora do ponto (tem que verificar o distribuidor), bomba de combustível, entre outros...

Eu começaria procurando por esses itens. Se o carro funcionar normalmente, com bom desempenho e só morre quando está em marcha lenta, eu descartaria a bomba de combustível.

Dá uma olhada com calma pra ver se não tem nenhum tubinho de vácuo solto ou rachado (normalmente ligado da TBI ou do tubo do filtro de ar até o coletor de admissão).

Outro teste que pode ser feito é soltar o conector do motor de passo. Nesse caso o carro deveria ficar acelerado (sem marcha lenta) ou ainda com oscilações, com algo entre 1000 e 1500 RPMs.

Se você perceber mais algum "sitoma" característico do problema e puder passar pra gente talvez possamos ajudar mais.

E como o SemControle falou, fazer só o cabeçote pode não ser a melhor escolha.

Agora dar uma estimativa de tempo como o seu mecânico falou é bem complicado... se ele o fizesse em quilometragem seria mais aceitável. E se em um ano você rodar só 1.000kms? Ou e se você rodar 30.000Km??? Em todo caso... faça uma outra avaliação. E procure trocar sempre o óleo, ele é o sangue do motor.

Abraço!


pinkfloyd
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2011f Dezembro 2011 10:03:05 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pinkfloyd »

o cabeçote foi feito a pouco tempo.

Mas sim, em setembro vou estar de ferias e ja esta certo. Vou fazer retifica do cabeçote e do bloco, trocar o radiador e a embreagem.

Vamos aos fatos, foi trocado a bomba de combustivel e o corsa ficou normal. Porem hj, chegando em casa na estava na primeira marcha e parado com o pré na embreagem e o carro apagou, acredito que seja o sensor de marcha lenta. Pois percebi que quando ta na marcha lenta o carro fica com o giro meio alto. Pode ter aver?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas se fica acelerado nao deveria morrer do nada....
se ta sempre acima da rotacao normal tem forte chance de ser entrada falsa de ar...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ritcho »

Pinkfloyd,

como seu carro tem distribuidor, eu daria uma olhada nele, assim como na bobina.

O carro precisa de combustível, ar e "centelha", tudo em sincronismo pra funcionar. Você tem que tentar descobrir, qual ou quais desses itens está faltando, está em excesso ou apenas gerando uma informação errada.

O carro pega de primeira em qualquer situação (quente e frio)?
O carro está com a força "normal", ou seja, a que você está acostumado?

Será que depois da retífica a correia foi colocada no ponto corretamente? Um dente pra frente ou pra trás pode não ser o suficiente para atropelar as válvulas, mas com certeza muda completamente o comportamento do carro.

Precisamos de mais detalhes...

Abraços e boa sorte aí!


pinkfloyd
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2011f Dezembro 2011 10:03:05 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pinkfloyd »

Bom a retifica ainda não foi feita, será feita em setembro. Tenho o carro a 1 ano e quando comprei o ex dono disse que foi feito o cabeçote, mas não sei há quanto tempo foi feito e nem nada disso.

@
Quanto ao tópico, o distribuidor é novo, esta na garantia.

E o carro pega normal e na primeira vez que bato arranque, porem se ele esta muito frio, aconteceu agora pouco eu parei o carro, estava em marcha lenta e o carro morreu e apenas após uns 10 minutos só o carro pegou, eu girando a chave e acelerando e com a primeira marcha engatada. Mas se está quente, quando o carro apaga ele liga de primeira.

E quando estou com o carro parado pelo barulho percebo o giro subindo e descendo e as vezes fica bem alto. Realmente não sei o que fazer. Pois ja troquei bomba de gaoslina, distribuidor todo novo, sensor de temperatura de injeção (acusou no scanner uma vez), oleo foi trocado a pouco tempo tbm, correia dentada, ja foi feito limpeza dos bicos injetores.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”