[DÚVIDA] - Corsa 1.0 EFI 94 Apagando sozinho em movimento!

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - Corsa 1.0 EFI 94 Apagando sozinho em movimento!

Mensagem por Pedro Duarte »

Boa Noite! Sou novo no clube, tem um amigo meu que tambem tem um corsa 94 1.0 EFI, porém de uns tempos pra cá o carro dele apaga do nada em movimento, o que será que pode ser?

Detalhe que quando ele leva na eletrica ou na mêcanica o carro funciona perfeitamente! Mais quando sai eventualmente com o carro ele apaga e não pega de jeito nenhum, o que será que pode ser?

Alguem já teve problema parecido?
Como resolveu?

Valeu pela ajuda.

Att
Pedro


Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Cara,

Sei que o Corsa Efi tem problemas no sensor Hall que pode causar este sintoma. Já li vários casos sobre este componente aqui no fórum.

Já notou se antes de apagar a luz de injeção se acende? Em muitos casos ela denuncia que algo não vai bem

Quando você levou no mecânico e na elétrica, testaram alguma coisa? Passaram scanner na injeção para ver se tinha algum erro armazenado?

Estes defeitos intermitentes são os mais chatos de se resolverem justamente por nunca aparecerem na frente do mecânico.

Outra coisa que pode dar este mesmo sintoma é bobina de ignição.

Tive um Corsa que começou a apagar do nada na rua e não pegava nem a pau. Só depois de um tempo que voltava depois apagava de novo.

Dai um mecânico emprestou uma bobina, instalei no carro, viajei 400 km e nunca mais deu zebra, ai comprei uma nova e vendi o carro sem maiores problemas 2 anos depois.

Veja bem ai que se a injeção não acusar erro, eu apostaria no sensor hall ou bobina de ignição.

Abraço.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010


Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pedro Duarte »

Olá, Sergio

Faz tempo que não mechemos no carro dele, mais hoje peguei folga no trabalho e vamos fazer mais uns testes, peguei na internet um manual do sistema de ignição com vários testes entre eles o teste do sensor hall.

Fizemos o procedimento de jumpear no conector de diagnose o conector A com o B e o sinal que aparece é o numero 12, que indica sistema normal.

Vamos testar o hall, valeu pela dica da bobina vou testar tambem, depois posto resultado.

Abraço,
ATUAL CORSA GL 1.6 8v HATCH

EX CIVIC LX MT 1.6 16v ANO 99
EX CORSA 1.0 MPFI HATCH 97
EX CORSA 1.0 MPFI SEDAM ANO 2000
EX CHEVETTE SL 79 BRANCO
EX CHEVETTE MARAJO SL 82 PRATA
EX CHEVETTE SLE 92 PRATA
EX CHEVETTE TUBARÃO 77 VERDE


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pedro Duarte, cara, passe num scaner com um bom prestador que saiba o que faz.
O teste lampejante só pega erro confirmado.

Um scaner + mecânico bom interpreta os dados fornecidos e pegam um sensor com problema muito antes dele ser condenado de vez pela central como ERRO.

Um exemplo: Sensor de temperatura com motor quente marcando 60º C. Deveria estar em 95º C.
Mas ainda não é confirmado como erro pela central que apenas aca que o motor está frio.

Pelo sintoma pode ser bomba ou bobina.


Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pedro Duarte »

Bom pessoal,
O carro já estava parado a um mês pois estavamos sem tempo para mecher.
Somente ontem conseguimos mecher no corsinha, segue um resumo do que fizemos:

1º) Testamos bomba de combústivel, retirando a mangueira que sai da bomba e vai para o motor, e conectando uma outra mangueira direto dentro de uma garrafa 2 litros pet, ao dar partida vimos que dava o pulso inicial, mais não dava os demais. Conclusão a bomba de combústivel estava OK.
2º) Retiramos o cabo da bobina e colocamos um pedaço de fio próximo do motor, ao dar partida não dava centelha, conclusão: Problema na bobina, modulo de potência, ou sensor de rotação hall.
3º) Retiramos o conector do sensor hall e no fio de pulso (normalmente o do meio) com a chave de ignição no primeiro estagio, davamos rápidos toques no polo negativo da bateria onde observavamos a centelha sair do cabo da bobina e a bomba de combustivel acionar, coclusão, problema no sensor hall.
4º) Para total certeza, colocamos o carro no ponto exato pela marcação das polias, e retiramos o distribuidor, ligamos novamente a chave de ignição no primeiro estagio e ao rodar com a mão o pé do distribidor não centelhava a bobina nem acionava a bomba de combustivel. Cocnlusão de fato o problema era o sensor hall.
5º) Compramos um distribuidor novo completo com sensor e tudo aqui em Porto Alegre custou R$ 175,00, paralelo de boa qualidade idêntico ao Bosh. Instalamos o novo conforme a marcação que fizemos, e o carro ficou otímo.

O que mais dificultou o diagnostico é que o sensor funcionava quando queria, tinha dias que ele ligava o carro normalmente e quando tava em movimento o carro morria e não funcionava mais.

Mais agora está tudo normal.
Agradeço a ajuda de que se dispôs a ajudar.
Valeu. Abraço.


Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Fala Pedro,

Então até que não estou ruim de palpites heim hehehehe...

O mais importante é o retorno com a solução, ainda mais que você tem bons conhecimentos de mecânica e sabe como fazer e testar.

E mais uma vez o sensor hall causando pesadelos nos donos de Corsa EFI.

É como te disse, este sensor dá um trabalho danado mesmo, parece os platinados antigos que viviam dando pau.

Mas é isso ai, precisando estamos aqui para trocar experiências e poder ajudar.

Abraços.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no lata velha ontem, pela primeira vez na vida eu vi fazerem um carro nao virar um monstro, o fusca bala da mulher ainda pareceu com fusca.....
qnd abre a tampa do motor, ta la, carburador e distribuidor :roll:
cansei de ver os caras injetarem motores mais antigos assim la, devem ter perdido o patrocinio

como me afasto cada vez mais de futucar em algo, me afasto cada vez mais dos velhos carburadores e afins, diria q so vale a pena hj em dia pra quem realmente gosta muito de ta sempre futucando......pq a injecao é mais complicadinho, mais tecnico e logico fazer uma arte nela...e ela tmb é cheia de surpresas de outro mundo assim tmb....e pega os mexanicos de calcas curtas...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Fala Sem Controle.

Poxa esse lata velha eu perdi....

Mas é verdade eles sempre instalam injeção nos carros após a retífica deles.

Agora uma coisa é verdade carburador é para quem tem saco mesmo pois é uma peça que, hoje em dia, está ultrapassada e quase não se acha peças e são poucos locais que fazem uma boa manutenção.

Os dois carros que tive carburados quando deram problema, nunca mais foram como antes, a lenta nunca ficava certa e saia do Grajaú e ia até Santo André lá na Bom Pastor pra tentar deixar bom. O lugar talvez você conheça chama L & F Carburadores, mas nunca deu muito certo.

Enfim já foi a época dele assim como platinado e condensador.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010


Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pedro Duarte »

E ai pessoal,

Bom sobre carburados já tive 4 carros, todos chevettes, os que davam mais problemas eram os que tinham platinado, já os que eram ignição eletrônica depois de bem regulados passavam mêses sem dar quaisquer problemas, e quando davam era fácil de resolver.

Já hoje em dia quando um carro cheio de sensores dá problema, não tem muito o que fazer, se exige um conhecimento mais técnico do que antigamente.

Mais faz parte da evolução, kkkkkk

E sobre o lata velha, acho muito triste o que fazem com os carros, em vez de recuperar e deixa-los originais com algumas melhorias, transformam os carros em aberrações que depois ninguem consiguira fazer manutenção... muita adaptação....

Minha opinião....
ATUAL CORSA GL 1.6 8v HATCH

EX CIVIC LX MT 1.6 16v ANO 99
EX CORSA 1.0 MPFI HATCH 97
EX CORSA 1.0 MPFI SEDAM ANO 2000
EX CHEVETTE SL 79 BRANCO
EX CHEVETTE MARAJO SL 82 PRATA
EX CHEVETTE SLE 92 PRATA
EX CHEVETTE TUBARÃO 77 VERDE


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

conheco um lugar la na bom pastor sim q trabalha legal, nem sei se é esse mesmo, ou se ja mudaram o nome, sem contar minha memoria lastimavel, nao lembro o nome, e muito de onde sei ir é saber chegar apenas kkkkkkkk

a injecao faz parte da evolucao mesmo, nao é tao de outro mundo fazer alguns diagnosticos com poucas ferramentas e um conhecimento.....mas nao nos da a liberdade do velho carburador, akele distribuidorzao esperto......

ontem foi a primeira vez q nao vi condenarem um carro na parte de lata e até internamente nao ficou tao condenado

pra quem quiser dar uma conferida em algumas coisas
http://www.videosdiversos.com/2012/08/a ... 2-com.html
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”