[DÚVIDA] - Troca de Junta de Cabeçote. Retifica o cabeçote?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Artur Marto
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 07:45:18 PM
Localização: Caçapava - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Troca de Junta de Cabeçote. Retifica o cabeçote?

Mensagem por Artur Marto »

Boa Noite.
Possuo um corsa wind 2001, e de uns tempos pra cá começou a aparecer gotas de óleo na garagem de casa, mas é coisa de 1 ou 2 gostas. fiz uma limpeza no motor para identificar o vazamento e me parece ser na junta do cabeçote. Só uso óleo 15w40 e nunca abaixou o nível de óleo, nem sai fumaça pelo escape, e não me lembro do carro ter fervido, mas como o Corsinha já tem nas "costas" uns 230 mil KMs, vou aproveitar o feriado próximo para fazer uma geral nele. Desmontarei o cabeçote e trocarei todas a juntas e retentores. Minha idéia era mandar o cabeçote para retificar, mas aí vem a dúvida:
Se o carro nunca ferveu, se não queima óleo, não "fuma", não seria só a junta que se deteriorou pelo tempo de uso, não fazendo necessário a retífica... A troca da junta já não sanaria esse vazamento mínimo?


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Eu daria uma retificada também, já vai estar aberto mesmo, com junta nova + retiífica fica zero km.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Depende do estado e das folgas, só medindo as folgas pra decidir com segurança.


Artur Marto
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 07:45:18 PM
Localização: Caçapava - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Artur Marto »

Minha ideia é nao mexer no bloco, tirarei o cabeçote, trocarei a junta, retentor de válvulas, retentor de comando, correias... Resumindo, todas as vedações, as correias, e dar uma limpada tb na Tbi e bicos injetores.

Tb levaria o cabeçote na oficina para que eles fizessem todos os serviços nele, passe na base, assentamento das válvulas, banho, junto com a troca dos retentores das válvulas... A dúvida é em relação ao passe, se ele é mesmo necessário. visto que vaza muito pouco...E se este passe pode ocasionar algum problema com o aumento da compressão.
Vlw


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A princípio não. Também não precisa dar um passe na peça, se não estiver empenado já vi passarem apenas escova de aço, na máquina. Só limpa muito bem e deixa no metal cru. E ficou ótimo nunca deu problema.

A junta pode ter apodrecido por falta de aditivo ou proporção errada, não necessariamente super aquecimento.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só veja como vai dar o torque e trocar os parafusos do cabeçote.

Um vídeo sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=auAe0XWlIzY


Artur Marto
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 07:45:18 PM
Localização: Caçapava - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Artur Marto »

Vlw pelo vídeo awaked, em relação a parafusos e tudo mais, está tudo comprado novinho, que vou abrir e trocar tudo já tá decidido. A unica dúvida era sobre o passe.

Sou mecânico de montagem e manutenção, e gosto de desmontar coisas nas horas vagas rsrs, então ferramenta e vontade não vai faltar.

Não sei como era o cuidado do antigo dono, essa é minha preocupação, e eu mesmo não tomava muito atenção ao liquido de arrefecimento, então essa parada para manutenção tem mesmo mais um caráter preventivo, para não ter um prejuízo maior na frente.
Até esse passe estava pensando em eu mesmo fazer, pois onde trabalho tenho acesso a retifica plana e cilíndrica, mas por questão de tempo acho melhor entregar em uma oficina e eles fazerem o cabeçote inteiro, enquanto faço outras coisas.

Não é só pela economia de mão de obra, mas também uma experiência quase que profissional, pode parecer loucura, dizem pra mim, "você fica o dia inteiro desmontando máquina e depois vai fazer a mesma coisa em casa?"... Hahaha

Bom, se alguém já desmontou e não precisou retificar, só trocou a junta, lembrando que a minha não deve ter queimado, e sim deteriorado com o tempo, ou falta de cuidados, por favor deem seu parecer....


Vlw galera, falows


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Desmontou o cabeçote é fatal, tem que mandar para a retífica.

Não faça um serviço econômico, para depois se arrepender.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Se o motor já tá rodadão desse jeito e não tem nenhum problema mais grave além do vazamento na junta, não faça troca de vedadores no cabeçote pq anéis de pistão vão abrir o bico daqui uns tempos e vai precisar desmontar dinovo e perderá o jogo de juntas e mão de obra.


JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

rogdigue escreveu:Se o motor já tá rodadão desse jeito e não tem nenhum problema mais grave além do vazamento na junta, não faça troca de vedadores no cabeçote pq anéis de pistão vão abrir o bico daqui uns tempos e vai precisar desmontar dinovo e perderá o jogo de juntas e mão de obra.
Concordo.... Na minha Wagon 1.6 aconteceu isso.... A um ano atrás mais ou menos fiz todo o cabeçote, pois os retentores de válvulas foram pro espaço... Coloquei tudo novo.... Agora um ano depois, o que aconteceu.... estourou a parte de baixo do motor... Está no mecanico pra retificar tudo parte de cima e de baixo... Minha opinião, se vai mexer, gasta um pouco mais e faz o serviço completo.... infelizmente nao pensei assim a um ano atrás...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”