[DÚVIDA] - MOTOR SEM DESEMPENHO QUANDO FRIO. WIND 1.0 EFI
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- :: Wind ::
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[DÚVIDA] - MOTOR SEM DESEMPENHO QUANDO FRIO. WIND 1.0 EFI
Boa tarde! Meu carro teve o motor retificado por completo faz 50 dias, já rodei mais de 1.200km, porem quando ligo o motor pela manha, 1ª partida com ele frio, ele não desenvolve de maneira aceitável, após o motor aquecer um pouco o carro volta a ter desempenho normal. Como exemplo, tem um morro próximo de casa uns 2 km que só consigo subir de 1ª marcha, estando apenas eu no carro, porem com o motor já um pouco aquecido consico subir de 3ª marcha. O que pode estar acontecendo?!
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- :: Champ ::
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Isso parece pressão de combustível baixa. Peça para seu mecânico verificar a pressão, sensor de temperatura e ponto se está correto.
Depois que ele esquenta, anda normalmente??
Lembrando que todo motor precisa de uma certa temperatura para o funcionamento correto.
Depois que ele esquenta, anda normalmente??
Lembrando que todo motor precisa de uma certa temperatura para o funcionamento correto.
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Olá Valcer. Realmente depois que ele esquenta anda normal, considerando o exemplo que utilizei do morro. Antes da retífica não acontecia isto. Uma coisa que observei é que a temperatura do carro não chega aos 90ºC compo antigamente. Agora no marcador, quando a temperatura chega na metade da marcação para chegar aos 90ºC a ventoinha já é acionada. Será que algum sensor está danificado? Outra coisa curiosa é que as mangueiras que vão conctadas na TBI estão trocadas de posição. Agora se colocá-las da maneira correta o carro também não desenvolve nada, mas a TBI não está suja!
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alexelpes, como assim ligadas errado? Explique melhor.
Quanto a temperatura fique tranquilo. Se a ventuinha arma está bom, o problema é carro frio e ele nunca armar ou raramente.
Quanto a temperatura fique tranquilo. Se a ventuinha arma está bom, o problema é carro frio e ele nunca armar ou raramente.
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Olá awaked, as mangueiras que deveriam ser conectadas na válvula canister, que agora está isolada, foram conectadas em outros lugares:
A mangueira mais grossa da tomada de vácuo da válvula canister, está conectada atrás da capa da TBI, já a tomada de vácuo do sensor MAP na frente da TBI, está conectada ao vácuo de freio. Espero que tenha entendido!
A mangueira mais grossa da tomada de vácuo da válvula canister, está conectada atrás da capa da TBI, já a tomada de vácuo do sensor MAP na frente da TBI, está conectada ao vácuo de freio. Espero que tenha entendido!
- Adrianno Sakamoto
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O meu EFI fraqueja um pouco quando frio mas melhora depois que esquenta. Coisa de andar uns 5 kms. A temperatura ideal passa um pouquinho dos 90º, 92º, e a ventoinha aciona aos 95º.
Tem umas posições que andamos postando aqui neste tópico:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... ht=#778114
Abraços.
Tem umas posições que andamos postando aqui neste tópico:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... ht=#778114
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Olá Adrianno Sakamoto, realmente ele fraqueja quando frio. Estou deixando ele aquecer por volta de 3 minutos, somente na 1º partida, pois logo que saiu de casa já tem uns morros bem inclinados. Agora com relação a temperatura antes da retífica atingia os 92º acionava a ventoinha e mantia nos 90º, agora porém o ponteiro fica entre a marcação de 0º e 90º e já é acionada a ventoinha mantendo o ponteiro entre o 0º e 90º. Estou observando que o consumo de gasolina aumentou, está fazendo 10km/l, antes fazia 12km/l. Será que tem alguma relação? Foi trocada recentemente sonda lambda, pois a parte ceramica tinha quebrado, por uma sonda Bosch universal sem plug (o plug da antiga deve ser reaproveitado), porém encontrei informações aqui nos tópicos do CC que estas sondas universais não são boas. Que deve-se utilizar a sonda original do Corsa EFI. Será isso verdade? Mesmo sendo de uma marca conhecida Bosch, será que ela é ruim!?
- Adrianno Sakamoto
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Alex, o motor para ter um desempenho "normal" e o consumo bom precisa trabalhar de 92º a 95°. Abaixo disso o consumo é maior.alexelpes escreveu:Olá Adrianno Sakamoto, realmente ele fraqueja quando frio. Estou deixando ele aquecer por volta de 3 minutos, somente na 1º partida, pois logo que saiu de casa já tem uns morros bem inclinados. Agora com relação a temperatura antes da retífica atingia os 92º acionava a ventoinha e mantia nos 90º, agora porém o ponteiro fica entre a marcação de 0º e 90º e já é acionada a ventoinha mantendo o ponteiro entre o 0º e 90º. Estou observando que o consumo de gasolina aumentou, está fazendo 10km/l, antes fazia 12km/l. Será que tem alguma relação? Foi trocada recentemente sonda lambda, pois a parte ceramica tinha quebrado, por uma sonda Bosch universal sem plug (o plug da antiga deve ser reaproveitado), porém encontrei informações aqui nos tópicos do CC que estas sondas universais não são boas. Que deve-se utilizar a sonda original do Corsa EFI. Será isso verdade? Mesmo sendo de uma marca conhecida Bosch, será que ela é ruim!?
Há alguns pontos a ver como a válvula termostática, se a peça está travada ou então sem a mesma. Se está com o cebolão correto no carro, o de 95º.
Isso não tem muito a ver com a sonda lambda, mas nas dúvidas como estava quebrado troquei também por um da Delphi de um fio dele mesmo. Hoje meu Wind está fazendo 14 na cidade e 18 na rodovia.
Abraços!
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Obrigado Adrianno, vou verificar com o mecânico o que você disse! Qual o segredo de conseguir 14 km/l cidade e absurdos 18 km/l rodovia. Até hoje não obtive mais do que 12,5 km/l cidade, andando no limite de velocidade permitida e 14,5 km/l rodovia, andando devagar sem forçar o motor, entre 80 km/h e 95 km/h! Com faço para ter um ''CORSA ECONOMY EFI'' como o seu? Por falar no seu Corsa, você está de parabens, ele está super conservado e muito original. Abraços!!
- Adrianno Sakamoto
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Não tem muito segredo. Andar com o pé leve e passar as marchas logo que atingir rotação alta. Pneus calibrados a 32 psi dianteiros e 30 psi traseiros com o 165/70 R13. Óleo trocado a cada semestre, Shell Helix vermelho.alexelpes escreveu:Obrigado Adrianno, vou verificar com o mecânico o que você disse! Qual o segredo de conseguir 14 km/l cidade e absurdos 18 km/l rodovia. Até hoje não obtive mais do que 12,5 km/l cidade, andando no limite de velocidade permitida e 14,5 km/l rodovia, andando devagar sem forçar o motor, entre 80 km/h e 95 km/h! Com faço para ter um ''CORSA ECONOMY EFI'' como o seu? Por falar no seu Corsa, você está de parabens, ele está super conservado e muito original. Abraços!!
Depois de encher o tanque com aditivada V-Power to com 328 kms rodados e ta quase na metade, o que dá uma média acima de 15 km/l que é meu objetivo.
Km atual:
Nessa hora a ventoinha acionou olha onde o ponteiro está. Clique na imagem para ampliar.
O distribuidor está ajustado nesse ponto:
A lambda que uso da Delphi:
Abraços.
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