[DÚVIDA] - Como trocar a correia do alternador do corsa GSI?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Olha lá, baixei o manual. E olhei.
Página 1161 como remover e substituir a correia de acessórios.
Mostra um carro com DH e A/C. Mas , mesmo que o seu não tenha, muda pouca coisa.

Página 1388 como remover o suporte do coxim.

Leia tudo primeiro e tenha certeza de que consegue dar conta.


Berguinha
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 03 2009f Janeiro 2009 08:49:06 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Berguinha »

OLÁ AWAKED.

Obrigado pela atenção, mas o problema ta em substituir a correia do alternador,ar-condicionado e direção hidraulica, que parece a grosso modo ser facim, facim de substituir, mas não é.
A correia do comando, é mu-mu comparada a essa, pois ja substitui quando comprei o corsa, agora tenho a necessidade de substituir a do alternador e preciso de um passo a passo orientado.


Berguinha
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 03 2009f Janeiro 2009 08:49:06 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Berguinha »

Awaked.

Obrigado irei ver se consigo essas informações lá,
Grande abraço.


Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ritcho »

Olá Berguinha!

Já trocou a correia?

Infelizmente trocar a correia poly-v não é nada prático. Você tem que apoiar BEM o motor pois será necessário soltar o calço do motor. Como você já percebeu, o calço fica no meio dela :-/

Posso dizer que essa é a pior parte.

Bem... antes de escrever um monte de coisas, vou esperar pra ver se você já trocou ou não a correia tá?

Abração!


Berguinha
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 03 2009f Janeiro 2009 08:49:06 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Berguinha »

Olá Ritcho.
Ainda não troquei, na verdade to levantando informações sobre o assunto para fazer e fazer bem feito, aguardo instruções.
Grande abraço a todos que estão contribuindo. Valeu.


Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ritcho »

Fala Berguinha!

Cara, eu estava tentando ver se conseguia fazer um passo-a-passo na hora que eu estivesse montando essa parte do carro. Mas como isso pode demorar, vou te dar algumas dicas pra você se orientar.

Não é um passo-a-passo, apenas algumas coisas que eu sei que você vai ter que fazer e que eu lembro de cabeça.

Me perdoe se faltar alguma informação, mas se eu lembrar de algo "a mais" vou postando aqui.

A operação não é muito complicada.

Você tem que aliviar a pressão da correia no esticador (tensionador) que fica praticamente dentro do calço. Você girando o parafuso dele, vai ver que a correia vai ficar frouxa e quando você solta o parafuso ele volta a fazer força (tensiona) a correia. Então o que você tem que fazer é aliviar a pressão da correia e retirá-la de alguma polia, por exemplo, do alternador.Feito isso solte devagar o tensionador pra ele voltar a posição.
Agora a parte chata. Você vai ter que dar um jeito de fixar ou calçar o motor, pois será necessário soltar o calço dianteiro direito pra livrar a correia.
Com a correia solta é só seguir o caminho inverso para instalar a nova.
Uma dica que vale até para os mais experientes, é desenhar o caminho que a correia faz pra não errar na hora de colocar a nova.
Outra dica é passar a correia, na parte perto do tensionador antes de prender o calço, senão você não vai conseguir colocá-la na posição correta. Pra falar a verdade até dá, mas sob o risco de estragar a correia.
É basicamente isso.
Se der vou fazer o passo a passo, pelo menos da instalação dessa correia.
O bloco do GSI já está no carro e exatamente esse calço já está no lugar. Logicamente que eu já passei a correia :-). Mas ainda faltam todos outros roletes e até o esticador. Então não dá pra fazer o tutorial agora.

Qualquer dúvida é só falar que tento ajudar...

Abraços!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”