[DÚVIDA] - Corsa Hatch 1.4 2012 lento na retomada em baixa v

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
fgmanfredini
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 07:27:08 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa Hatch 1.4 2012 lento na retomada em baixa v

Mensagem por fgmanfredini »

Pessoal, é meu primeiro tópico e não sou muito entendedor de carros, por isso me desculpem se eu estiver comentendo algum erro...

Comprei um corsa Hatch 1.4 com a/c, direção modelo 2012/2012. porém estou muito insatisfeito com ele, pois me parece que o carro, apesar dos 105cv prometidos, está com o desempenho muito ruim, principalmente com o ar ligado. Chego até a acreditar que seja mais lento que meu antigo celta 1.0, modelo 2008... O que tenho notado é que o motor quase morre, quando preciso retomar velocidade em segunda marcha com o carro quase parando, mas em movimento (ex, saída de um quebra mola, ou na retomada de uma curva feita em baixa velocidade, devido a pessoas ou carros na frente). Em pequenas ladeiras, praticamente tenho que engatar uma primeira, se o carro perder o embalo. Com meu antigo celta, nunca cheguei ao ponto de ter que engatar uma primeira numa ladeira pequena, só porque perdi velocidade, sempre de segunda ele retomou a velocidade tranquilo. agora com esse corsa, o motor fica ali se esguelando pra retomar a velocidade e parece até que vai morrer (já até chegou a morrer umas duas vezes)... isso tudo é muito agravado com o ar ligado, mas com o ar desligado tambem tenho notado esses problemas de falta de desempenho para retomada de velocidade em segunda marcha.

Alguem sabe se isso é pelo fato do carro ainda ter só 2 semanas de uso ou se tem alguma coisa que posso fazer ?

Obrigado a todos

Fábio


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Começa que o câmbio do Corsa é mais longo que o Celta. Pouca coisa, mas o suficiente pra criar essa sensação.

Outro detalhe é a relação peso/potência. O Celta tem uma das melhores no mercado nacional.
Significa de fato ele é mais ágil. Até mesmo comparado a modelos com motorização MUITO superior.
Matéria sobre o assunto: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... rtida.html

O Celta provavelmente era pelado, e o seu Corsa completo. Os equipamentos pesam pro motor.

Carro com A/C perde potência mesmo com ele ligado.

Seu carro é novo. Precisa se "soltar".
Tive um Palio que testei no dinamômetro novinho, potência medida foi quase 5 cv a menos do que o informado pela fábrica. 1 ano depois e com 10.000 km ele tinha 2 cavalos a mais do que informado.


fgmanfredini
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 07:27:08 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fgmanfredini »

Ola awaked, obrigado pela resposta, faz sentido tudo que vc disse. Porem será que é certo eu ter que engatar uma primeira com o carro em movimento (quase parando), pq com a segunda ele não tem força pra retomar a velocidade ? Eu fico imaginando esse carro com 5 pessoas, mais bagagem e subindo a serra com ar ligado, vou ter que andar praticamente só em primeira.. :( Não pode ser tão ruim assim esse carro, mesmo sendo mais pesado e etc... Outra coisa, será que o punto 1.4 é tão superior assim, pq eu andei num punto 1.4 do meu amigo e notei uma diverença gritante, eu pisava em segunda com o carro quase parando e o bicho respondia de imediato, não ficava quase morrendo que nem esse corsa... Eu vou esperar um tempo pra ver se melhora, senão vou devolver pq simplesmente é ruim demais um carro que vc pisa e ele não responde...

awaked escreveu:Começa que o câmbio do Corsa é mais longo que o Celta. Pouca coisa, mas o suficiente pra criar essa sensação.

Outro detalhe é a relação peso/potência. O Celta tem uma das melhores no mercado nacional.
Significa de fato ele é mais ágil. Até mesmo comparado a modelos com motorização MUITO superior.
Matéria sobre o assunto: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... rtida.html

O Celta provavelmente era pelado, e o seu Corsa completo. Os equipamentos pesam pro motor.

Carro com A/C perde potência mesmo com ele ligado.

Seu carro é novo. Precisa se "soltar".
Tive um Palio que testei no dinamômetro novinho, potência medida foi quase 5 cv a menos do que o informado pela fábrica. 1 ano depois e com 10.000 km ele tinha 2 cavalos a mais do que informado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pelo contrario, o punto é mais fraco :D, tem o torque maximo em regimes mais altos tmb
o punto ta mais pro pug q temos em casa do q pro corsa, o pug aki tem 80 e alguns cavalos...
esse seu corsa ta mais pro meu golf qnd original q tem 101 cvs, so ganho em torque....o motor é tao bom e forte q nao precisava acelerar pra andar, chegava a fazer 13km/l gasolina original na cidade, imagino vc acelerando como diz, vai beber muito.....
outro detalhe é a enorme dificuldade de engatar a primeira ainda em movimento....ou ta andando super devagar mesmo pro motor pedir a primeira ou alguma coisa deve ter de errado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pois é, a primeira só entra realmente quando o carro está lento demais.
O que pela descrição nos faz concluir que você está colocando a marcha no momento errado.

Ou está freando demais pra uma lombada ou curva com dó do carro.


fgmanfredini
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 07:27:08 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fgmanfredini »

Mas é normal o carro "pedir" uma primeira com ele ainda em movimento ? mesmo que seja quase parando, mas ainda em movimento ? com meu antigo celta 1.0, primeira só completamente parado... conseguia até arrancar de segunda com ele parado sem muito problema, inclusive, retomava velocidade em segunda na rampa da subida do shopping. Com esse corsa agora, retomar velocidade em rampa de shopping, só em primeira (mesmo sem o ar ligado)...


Awaked, o que vc quer dizer com "colocando a marcha no momento errado" ? tu quer dizer demorando pra engatar a segunda ? se for, acho que não é esse o problema pois quando a roda de tras passa a lombada eu ja tou em segunda e acelerando (ou tentando acelerar)...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao se anda com carro quase parando...como nao é normal andar assim se arrastando, nao é normal tmb pedir primeira, e nao é atoa q a primeira entra com o carro parado apenas.....

sem o ar vc arranca de segunda com o corsa tmb....com motor muito menor se arranca até de terceira dependendo da necessidade e do problema q se enfrenta....ja fiquei com cambio travado em terceira e como toda desgraca ainda era pouca, partiu o cabo do acelerador me restando o afogador como acelerador.....rodei pelo menos 10km assim no transito até chegar em casa.....isso mesmo com carburador q nao se ajusta igual a injecao....

ta faltando aprender a digirir o corsa....ou a revolta de ter trocado de carro é tanta q fica criando defeito.....eu sei como é isso....em 6 anos com o golf rodei 1/3 do q rodei em 6 anos com o corsa....mas pra nao criar defeito no carro, prefiro nao rodar mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

fgmanfredini escreveu:Awaked, o que vc quer dizer com "colocando a marcha no momento errado" ? tu quer dizer demorando pra engatar a segunda ? se for, acho que não é esse o problema pois quando a roda de tras passa a lombada eu ja tou em segunda e acelerando (ou tentando acelerar)...
O correto sempre, não sei se ensinam na auto escola aqui no Brasil... é assim...

Avistou a lombada, freia reduzindo a marcha pra segunda ANTES de chegar nela. Pouco antes de "tocar" na lombada o freio deve estar solto também. Porque quando freamos a suspensão comprime, e devemos passar pela lombada com ela completamente pronta pra trabalhar, vai ser mais macio para os ocupantes e sua suspensão agradece.

Curva a mesma coisa, freia e reduz para 2ª marcha antes da manobra. Quando começar a curva/esquina, já toca no acelerador e manda bala. Não se faz curva desengrenado como vejo a maioria fazendo por aí.

Nos 2 casos vai escutar o freio motor e a rotação cair. Mas antes que caia demais já toca o acelerador, termina a curva ou lombada e acelera.


fgmanfredini
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 07:27:08 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fgmanfredini »

Mas amigo, e nas situacoes de trafego intenso
Onde vc ta parando porque o carro da frente parou,
Entao, quando vc ta quase parando, o carro da frente anda, entao,
Vc tem que retomar o a velocidade em segunda com o carro quase parado,
E nesse tipo de situacao que eu me refiro. Quando isso acontece contigo, vice nao acelera em segunda marcha com o carro quase parando ?
E nessas horas que eu sinto que o carro nao responde.
Antes do celta, eu tive um corsa wind 1.0 e nao tinha esse problema tb...
Quando vc acelera teu carro em segunda com o carro quase parando, como ele responde ?
SemControle escreveu:nao se anda com carro quase parando...como nao é normal andar assim se arrastando, nao é normal tmb pedir primeira, e nao é atoa q a primeira entra com o carro parado apenas.....

sem o ar vc arranca de segunda com o corsa tmb....com motor muito menor se arranca até de terceira dependendo da necessidade e do problema q se enfrenta....ja fiquei com cambio travado em terceira e como toda desgraca ainda era pouca, partiu o cabo do acelerador me restando o afogador como acelerador.....rodei pelo menos 10km assim no transito até chegar em casa.....isso mesmo com carburador q nao se ajusta igual a injecao....

ta faltando aprender a digirir o corsa....ou a revolta de ter trocado de carro é tanta q fica criando defeito.....eu sei como é isso....em 6 anos com o golf rodei 1/3 do q rodei em 6 anos com o corsa....mas pra nao criar defeito no carro, prefiro nao rodar mesmo


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Teria que filmar pra você ter essa noção exata.
De modo geral pego pouquíssimo tráfego. Mas quando pego deixo em primeira mesmo.
Quando o trânsito está extremamente lento mas fluindo fica na primeira sem pisar no acelerador, só no embalo normal da lenta.

Não prometo cara, mas, na saída do serviço a tarde filmo nem que seja com o celular uma arrancada em segunda marcha, SE eu conseguir alguma ajuda pra filmar.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”