[DÚVIDA] - Corsa 16v GNV - Mesclador depois do TBI?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
kolder
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 23 2012f Fevereiro 2012 12:33:08 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa 16v GNV - Mesclador depois do TBI?

Mensagem por kolder »

Ola amigos, alguem usa ou tem informações sobre usar o mesclador do gnv depois do tbi? o meu fica antes e tenho alguns problemas de resposta na aceleração, acho eu que por este motivo, ja revisei todo o resto do sistema.
Alguém tem material técnico sobre GNV?
Uma borboleta do tbi sempre aberta geraria aceleração mesmo com a injeção eletronica oferecendo pouco combustível com o acelerador solto? Porque?

Aproveitando pra dizer que estou projetando um turbo compressor com gnv e oxigênio.

MUITO OBRIGADO MEUS CAROS


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

como vai por isso depois do TBI?
precisa uma certa distancia justamente pra homogenizar a mistura de ar e gnv

injecao trabalha por leitura de sensores, nao inventa de querer enganar ela, q ai sim vai ter problemas....nao tem como a borboleta estar aberta injetando pouco combustivel, pq isso nao funciona como vc imagina, pq a injecao do carro é bem mais esperta q vc tendo essa ideia....

so vc entendendo como um motor funciona pra saber q isso nao existe, quem vai controlar a entrada de ar no motor com a borboleta aberta? quem vai acelerar ou desacelerar o carro se ela ta aberta?

ja cansei de falar aki, e ninguem me ouve....enquanto o pessoal q tem gnv nao tirar totalmente as bugingangas do gnv e resolver o problema do seu carro, vc vai ficar se matando sem resolver nada......depois vc pensa e poe de volta......eu particularmente tiraria e jogaria bem longe do carro.....acho muito bom GNV no carro dos outros...e de preferencia bem longe do meu :twisted:
qq adaptacao so se faz num motor q esta bom, sem qq problema, tipo 200% perfeito, colocar qq adaptacao num motor com problema, vc so potencializa o defeito......

sem entender tudo e mais um pouco de motor, é melhor guardar na gaveta seu projeto, daki um tempo vc pensa nele c carinho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Tive um Corsa Hatch completo 2002 com gnv, o mesclador era na tampa da caixa de ar, tinha varios furinhos onde a mistura com ar era muito boa. Nesse meu classic o mesclador é quase junto com a entrada do TBI e noto que o carro fica dando soquinhos ao desacelerar e o compressor do AC desliga na marcha lenta, vou fazer um teste tetando colocar o TBI mais para a caixa de entrada de ar como antes para ver se a mistura melhora... Mas realmente, GNV hoje em dia está me irritando...


kolder
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 23 2012f Fevereiro 2012 12:33:08 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kolder »

Nossa que interessante o que voce disse sobre querer colocar o mesclador próximo a caixa de ar (meu caso) porque as convertedoras que visitei disseram exatamente o inverso.. que mesclador perto da caixa de ar é serviço de porco e tal.. Quanto a homogenização da mistura, um bom mesclador difuso da conta 100%. quando a borboleta, eu perguntei só perguntei porque quero compreender melhor esse sistema, já que o cilindro sempre esta cheio estequiometricamente cheio de ar atmosférico no momento da admissão, teoricamente torque seria modulado apenas pela quantidade de combustivel injetado pelo bico(tempo em que o bico permanece aberto). a nao ser que o tbi fechado cause uma resistencia a passagem de ar suficiente para frenar o motor. Alguem poderia dar uma luz sobre este sistema do motor?

GRATO MEUS AMIGOS! OBRIGADO PELA ATENCAO AI QUE ESTAO DANDO!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

kolder escreveu:A nao ser que o tbi fechado cause uma resistencia a passagem de ar suficiente para frenar o motor. Alguem poderia dar uma luz sobre este sistema do motor?
Como você acha que funciona o freio motor?

Eu não entendi direito várias colocações. Uma delas é que não tem como colocar algo depois da TBI. Tem que ser antes. Pode ser perto, mas depois?

Outra coisa, não tem como colocar a TBI em outro lugar, o corpo dela é fixo.

Carro injetado não funciona como carburador. Se está com algum comportamento estranho, não é apertando parafuso e "forçando" algum comportamento que se resolve. É tudo eletrônico. Se tem defeito, tem algum sensor com problema.

Ou coloca um kit gás da atual geração, que é mais caro, mas tem trocentas melhorias em relação ao sistema antigo ainda instalado em 99% dos casos.

Nunca conheci uma pessoa que realmente tivesse vantagem instalando GNV. Nem taxista sua mais por aqui. Salvo os tetrafuel. O cara fica 3 ou 4 anos com o carro o custo nem se paga.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

primeiro....motor aspirado trabalha por aspiracao da mistura.....
quem controla o ar q vai pra dentro do motor é justamente a borboleta, se vc ver como ela funciona ao acelerar e soltar o acelerador vai ver q ela é uma valvula q fecha totalmente a passagem de ar....o motor deixa de aspirar ar, a central tem trocentos sensores q informam essa situacao, e com isso reduz a injecao de combustivel pelos bicos....

trave sua borboleta aberta e ligue o motor com qq combustivel, gasolina ou gnv, o motor qnd funcionar simplesmente vai acelerar até o corte do giro em qq um dos 2.....
a borboleta aberta, permite a passagem de todo ar q o motor puder aspirar, a central lendo todos os sensores, vai aumentando a injecao de combustivel conforme a quantidade de ar aspirada aumenta....isso acontece até mesmo nas adaptacoes de gnv, q enganam sensores e injecao...

existem pos e contras sobre o posicionamento do mesclador na admissao do motor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


kolder
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 23 2012f Fevereiro 2012 12:33:08 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kolder »

Valew galera! passei um email para um professor de máquinas térmicas e ele sanou completamente a duvida. quem tiver curiosidade segue a baixo.

Uma borboleta toda aberta nao faria o carro acelerar abruptamente, a injeção do carro tentaria compensar uma mistura rica em ar até no máximo 15% da vazão de combustivel com o acelerador solto (Sensor do pedal = 0 Sensor posição borboleta = 0). A borboleta do TBI serve efetivamente apenas para criar uma zona de baixa pressão ( >1 atm) , criando uma baixa pressão na fase de admissão, aumentando o aproveitamento da queima em marcha lenta ou baixa rotação, caso a pressão foce atmosférica para quantidades pequenas de combustível no cilindro, o motor desperdiçaria potencia.

OBRIGADO MAIS UMA VEZ MEUS CAROS!
OBRIGADO SemControle pela atenção que você tem dado ao fórum


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se vc soltar a borboleta apenas a parte q fecha e deixar o sensor de posicao dela em 0, vc vai conseguir gerar mais um erro na central.......a central vai ter a leitura de todos os outros sensores, vai avaliar como defeito no sensor de posicao da borboleta, vai ignora-lo e acender a luz da central, e vai acelerar até o corte....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

veja essa postagem q encontrei agora a pouco, onde é falado do defeito no sensor de posicao da borboleta, o mesmo q eu disse...
é q pra entender a fundo vc tem q ter uma minima nocao sobre a grande maioria dos sensores, e como influenciam sobre os outros....nao adianta pensar e tratar de mudancas sobre apenas um componente.....tanto q qnd a central le o erro, passa a ignorar o sensor e atraves dos demais sensores, consegue emular o valor aproximado q deveria ter nesse sensor ignorado....
sergio_santos11 escreveu:Olha, não se se ajuda, mas:

Velas: elas não param de uma hora para outra logo seria meio improvável que sejam elas;
Cabo: você testou a se tem faísca? Para isso, teria de testar em dois um tentando partida e outro afastando os cabos para ver se tem faísca (isso daria uma noção se a bobina está funcionando).
Bobina: o teste teria de ser com equipamentos específicos para saber se a corrente é suficiente (não bastaria só faísca) tem que ter corrente suficiente.
motor de passo: para testar teria de desmontar e ligar a ignição e ele teria de se mexer (retrair e esticar o embolo) você fez isso? Bomba, na partida dá pra ter uma ideia, bicos só com aparelho....

Muito bem, sensor de posição de borboleta é dificil de dar este defeito, o meu quando deu disparou o carro a quase 4.000 rpm. Se suspeita dele, antes de tentar ligar desligue o conector dele para isolar o mesmo ai você tem como saber pois se ele pegar é o sensor, se insistir em não pegar pode descartar. Fonte: quando o meu disparou, desliguei o conector e deu certo isso até trocar pois o carro fica quadrado na aceleração.

Bom pra resumir a história: faça o seguinte teste: solte o escapamento no coletor de escape (no motor) são dois parafusos chave de boca nº 15 que tem molas. Solte e afaste o escapamento do coletor. Se pegar ai tem que trocar o catalisador, se não eu apostaria falta de corrente na bobina ou baixa pressão na linha. Você usou manômetro para testar a bomba?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”