[DÚVIDA] - Troca de Óleo de 3.5L pra 3.0L. Pode?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
sergiod
:: Piquet ::
Mensagens: 314
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 06:21:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Troca de Óleo de 3.5L pra 3.0L. Pode?

Mensagem por sergiod »

Bom estou para trocar o óleo do carro sempre colocam 3.5 litros ou seja sobra 0.5L de uma garrafa que não uso pra nada , mas estou afim de economizar esse 0.5 que representa também menos R$23 e colocar somente 3 litros teria algum problema? acho que não né?
1.8 FrexPower Eu Tenho a Força!
Imagem


LeoParadinhA
:: Piquet ::
Mensagens: 354
Registrado em: Terça-feira 10 2011f Maio 2011 09:05:15 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoParadinhA »

Cara...vai por mim..vai ser bem melhor tu gastar esses R$ 23,00 agora do que gastar muito mais fazendo retifica...e outra...vai guardando os 0,500ml..que logo logo terás uma troca sem custo, visto que a validade dos óleos são longas...
Corsa Super 1998 4P 1.0 8v MPFI
Salvador - BA


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

sergiod, faz mais sentido guardar esse 500 ml pra próxima troca.
Outra opção. Comprar a garrafinha de 500 ml.


Avatar do usuário
sergiod
:: Piquet ::
Mensagens: 314
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 06:21:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergiod »

Acho que essa matéria da 4 rodas sobre o agile diz alguma coisa

O Agile se aproxima dos 50 000 km apresentando pequenos mistérios mecânicos. Depois do reservatório de direção hidráulica que vaza “naturalmente”, segundo as concessionárias, chegou a vez do reservatório de óleo. Segundo o manual do carro, ele comporta exatamente 3,25 litros de lubrificante. Entretanto, com apenas 3 litros, a vareta de verificação do lubrificante já acusa o nível máximo.

Se tivéssemos efetuado a troca em qualquer outro lugar que não uma revenda, teríamos comprado 4 litros e pedido para colocar a quantidade indicada no manual. Só que não efetuamos nenhum serviço recomendado pelo fabricante a não ser em um de seus representantes diretos, os
concessionários. Foi em nossa última troca de óleo, na Anhembi, que recebemos a dica: 3 litros são suficientes para o carro rodar sem susto. Insistimos com o consultor técnico, perguntando se não seria necessário comprar mais 1 litro de óleo para completar com os 250 mililitros a mais especificados no manual, mas ele nos garantiu que não. E mostrou o nível de óleo na marcação mais alta da vareta. Excesso de óleo pode provocar problemas como carbonização dos pistões, perda de rendimento (já que as velas podem ficar impregnadas de lubrificante), vazamentos (pelo excesso de pressão), inutilização do catalisador e diminuição da vida útil do filtro de vapor de óleo.
1.8 FrexPower Eu Tenho a Força!
Imagem


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É estranho pacas, não faz sentido algum rodar com menos óleo do que o recomendado no manual.
Se fosse pra apostar eu iria no erro de comprimento da vareta ou no tubo dela.

3,25 é a troca sem filtro. No filtro vai mais 250 ml. Portanto se trocar o filtro junto com o óleo, como é recomendado, a deficiência total será de 500 ml.

500 ml a menos numa curva mais agressiva pode ser o suficiente pra trompa de aspiração pegar ar. É bem complicado isso. Se for então pra rodar com 500 ml a menos por economia de dinheiro o melhor é usar outro óleo, que atenda as necessidades do carro, mais em conta.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu so nao entendo pq nao pode guardar o meio litro q sobra e comprar 3 na proxima troca e aproveitar o meio litro q sobrou, so precisa fechar e guardar direito.....

o nivel nao precisa ficar exatamente no maximo, o nivel estando entre o minimo e o maximo é aceitavel, nao se pode dizer o mesmo sobre estar abaixo do minimo ou acima do maximo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

É simples, a vareta acusa o mínimo e o máximo, se colocar 3 litros ficará entre esses dois parâmetros, mais para o máximo, então vai tranquilo q não dá nada, usei 3 litros durante anos no antigo motor...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Se fica dentro da marca... mas como eu disse, tem o esquema do filtro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”