Prezados:
Um amigo me falou que não se deve reduzir o carro por uma marcha menor, o famoso DAR REDUZIDA, pois isso faz com que o óleo do motor suba para os pistões.
Não entendi, porque o óleo subiria para os pistões se esses já são banhados pelo óleo???
Exemplo, estou a 100km/h numa descida em quinta marcha, para economizar freios, piso devagar no freio até que o carro reduza a 80km/h e engato a quarta marcha, dessa forma o motor vai trabalhar com mais rotação mas eu não preciso atuar no freio enquanto a velocidade não aumentar.
Obrigado
Ar.
Campinas-SP.
[DÚVIDA] - Redução e freio motor
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Cara, tem um tópico sobre óleo. Normalmente fica por lá o assunto.
Mas a questão aqui é mais pra reduzir ou não, ou seja, o uso do freio motor.
Então respondo e a moderação faz o que achar melhor, se muda o título ou algo assim...
Não tem problema algum reduzir marcha, muito pelo contrário. É recomendável. Na verdade é até questão de segurança. Quando reduzimos acontecem várias coisas. Cito as principais:
1- O motor ajuda o carro a frear. Isso é importante somado ao equilíbrio dos freios, reduz consideravelmente o espaço de frenagem, o que se traduz em segurança.
2- Numa situação de chuva é arriscado colocar toda a responsabilidade nos freios, dependendo do piso e da quantidade de água eles simplesmente travam e o carro perde o controle. Situação amenizada quando reduzimos junto já que vai exigir menos dos freios evitando que travem tão facilmente.
3- O cut-off. Pesquise sobre isso, no google mesmo. O que acontece é que quando reduzimos a injeção para de fornecer combustível liquido, promovendo economia de combustível. É fácil perceber em carros com computador de bordo que o consumo vai pra 50 km/l (máximo do modelo) ou até 99 km/l em algumas marcas de carro.
5- Circulação de óleo e água. Quando o motor é exigido em alta rotação ou mesmo em baixa rotação mas com "carga" (acelerador ao máximo) ele tende a aquecer mais do que o ideal. Acontece que a bomba de óleo e a bomba de água funcionam conforme o giro do motor porque são acionadas pelas correias. Significa que se o carro está em 3000 rpm elas funcionam com mais eficiência do que quando o carro está em marcha lenta. Reduzindo engrenado mantemos a bomba de água e óleo girando com a rotação do motor favorecendo lubrificação do mesmo. Se andamos em ponto morto a rotação cai rapidamente e elas funcionam no ritmo de um carro parado, devido a rotação baixa. Esse item é mais complicadinho de entender, mas acho que deu.
Como você disse, o pistão sempre pega óleo no cárter e leva para as paredes do cilindro pelos anéis de segmento. Um leva pra cima o óleo enquanto outro raspa na descida pra não deixar a câmara de combustão lotada de óleo (estou simplificando). Se os anéis estão bons é isso. Se estão ruins o carro queima óleo e é hora de retificar.
Quando falo reduzir tem que cuidar com a forma. Não vai reduzir de 5ª marcha a 120 km/h pra segunda, o câmbio e o motor não vão aguentar. Mas ir reduzindo e freando em ordem 5ª, 4ª e assim por diante sem dar trancos (cuidando da embreagem) tem muitas vantagens.
Ah!!
6- Economiza freios, já que terão apoio do freio motor.
Só mais um detalhe que eu estava esquecendo. Numa decida de serra por exemplo ou memso numa rodovia é obrigatório o uso do freio motor. Segundo o código de trânsito é proibido andar na banguela.
Mas a questão aqui é mais pra reduzir ou não, ou seja, o uso do freio motor.
Então respondo e a moderação faz o que achar melhor, se muda o título ou algo assim...
Não tem problema algum reduzir marcha, muito pelo contrário. É recomendável. Na verdade é até questão de segurança. Quando reduzimos acontecem várias coisas. Cito as principais:
1- O motor ajuda o carro a frear. Isso é importante somado ao equilíbrio dos freios, reduz consideravelmente o espaço de frenagem, o que se traduz em segurança.
2- Numa situação de chuva é arriscado colocar toda a responsabilidade nos freios, dependendo do piso e da quantidade de água eles simplesmente travam e o carro perde o controle. Situação amenizada quando reduzimos junto já que vai exigir menos dos freios evitando que travem tão facilmente.
3- O cut-off. Pesquise sobre isso, no google mesmo. O que acontece é que quando reduzimos a injeção para de fornecer combustível liquido, promovendo economia de combustível. É fácil perceber em carros com computador de bordo que o consumo vai pra 50 km/l (máximo do modelo) ou até 99 km/l em algumas marcas de carro.
5- Circulação de óleo e água. Quando o motor é exigido em alta rotação ou mesmo em baixa rotação mas com "carga" (acelerador ao máximo) ele tende a aquecer mais do que o ideal. Acontece que a bomba de óleo e a bomba de água funcionam conforme o giro do motor porque são acionadas pelas correias. Significa que se o carro está em 3000 rpm elas funcionam com mais eficiência do que quando o carro está em marcha lenta. Reduzindo engrenado mantemos a bomba de água e óleo girando com a rotação do motor favorecendo lubrificação do mesmo. Se andamos em ponto morto a rotação cai rapidamente e elas funcionam no ritmo de um carro parado, devido a rotação baixa. Esse item é mais complicadinho de entender, mas acho que deu.
Como você disse, o pistão sempre pega óleo no cárter e leva para as paredes do cilindro pelos anéis de segmento. Um leva pra cima o óleo enquanto outro raspa na descida pra não deixar a câmara de combustão lotada de óleo (estou simplificando). Se os anéis estão bons é isso. Se estão ruins o carro queima óleo e é hora de retificar.
Quando falo reduzir tem que cuidar com a forma. Não vai reduzir de 5ª marcha a 120 km/h pra segunda, o câmbio e o motor não vão aguentar. Mas ir reduzindo e freando em ordem 5ª, 4ª e assim por diante sem dar trancos (cuidando da embreagem) tem muitas vantagens.
Ah!!
6- Economiza freios, já que terão apoio do freio motor.
Só mais um detalhe que eu estava esquecendo. Numa decida de serra por exemplo ou memso numa rodovia é obrigatório o uso do freio motor. Segundo o código de trânsito é proibido andar na banguela.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26804
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
balele o q seu amigo disse, se for assim andar a 6K rpms o oleo vai subir pros pistoes tmb...
ainda pra complementar a lista ai reza a lenda q andar na banguela freiando aumenta a chance de captacao de ar no sistema de freio
e a falta do vacuo no coletor endurece o pedal
ainda pra complementar a lista ai reza a lenda q andar na banguela freiando aumenta a chance de captacao de ar no sistema de freio
e a falta do vacuo no coletor endurece o pedal
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 7 Respostas
- 2607 Exibições
-
Última mensagem por thiagohsm25
-
- 1 Respostas
- 2170 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 13 Respostas
- 3356 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1031 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 3 Respostas
- 1650 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 3 Respostas
- 690 Exibições
-
Última mensagem por dieter
-
- 12 Respostas
- 3714 Exibições
-
Última mensagem por DrLeandro
-
- 4 Respostas
- 1216 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 5 Respostas
- 1588 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 5 Respostas
- 3155 Exibições
-
Última mensagem por Manfio