[DÚVIDA] - Redução e freio motor

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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aloyolla
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[DÚVIDA] - Redução e freio motor

Mensagem por aloyolla »

Prezados:
Um amigo me falou que não se deve reduzir o carro por uma marcha menor, o famoso DAR REDUZIDA, pois isso faz com que o óleo do motor suba para os pistões.

Não entendi, porque o óleo subiria para os pistões se esses já são banhados pelo óleo???

Exemplo, estou a 100km/h numa descida em quinta marcha, para economizar freios, piso devagar no freio até que o carro reduza a 80km/h e engato a quarta marcha, dessa forma o motor vai trabalhar com mais rotação mas eu não preciso atuar no freio enquanto a velocidade não aumentar.

Obrigado

Ar.
Campinas-SP.


awaked
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Mensagem por awaked »

Cara, tem um tópico sobre óleo. Normalmente fica por lá o assunto.

Mas a questão aqui é mais pra reduzir ou não, ou seja, o uso do freio motor.
Então respondo e a moderação faz o que achar melhor, se muda o título ou algo assim...

Não tem problema algum reduzir marcha, muito pelo contrário. É recomendável. Na verdade é até questão de segurança. Quando reduzimos acontecem várias coisas. Cito as principais:

1- O motor ajuda o carro a frear. Isso é importante somado ao equilíbrio dos freios, reduz consideravelmente o espaço de frenagem, o que se traduz em segurança.

2- Numa situação de chuva é arriscado colocar toda a responsabilidade nos freios, dependendo do piso e da quantidade de água eles simplesmente travam e o carro perde o controle. Situação amenizada quando reduzimos junto já que vai exigir menos dos freios evitando que travem tão facilmente.

3- O cut-off. Pesquise sobre isso, no google mesmo. O que acontece é que quando reduzimos a injeção para de fornecer combustível liquido, promovendo economia de combustível. É fácil perceber em carros com computador de bordo que o consumo vai pra 50 km/l (máximo do modelo) ou até 99 km/l em algumas marcas de carro.

5- Circulação de óleo e água. Quando o motor é exigido em alta rotação ou mesmo em baixa rotação mas com "carga" (acelerador ao máximo) ele tende a aquecer mais do que o ideal. Acontece que a bomba de óleo e a bomba de água funcionam conforme o giro do motor porque são acionadas pelas correias. Significa que se o carro está em 3000 rpm elas funcionam com mais eficiência do que quando o carro está em marcha lenta. Reduzindo engrenado mantemos a bomba de água e óleo girando com a rotação do motor favorecendo lubrificação do mesmo. Se andamos em ponto morto a rotação cai rapidamente e elas funcionam no ritmo de um carro parado, devido a rotação baixa. Esse item é mais complicadinho de entender, mas acho que deu.

Como você disse, o pistão sempre pega óleo no cárter e leva para as paredes do cilindro pelos anéis de segmento. Um leva pra cima o óleo enquanto outro raspa na descida pra não deixar a câmara de combustão lotada de óleo (estou simplificando). Se os anéis estão bons é isso. Se estão ruins o carro queima óleo e é hora de retificar.

Quando falo reduzir tem que cuidar com a forma. Não vai reduzir de 5ª marcha a 120 km/h pra segunda, o câmbio e o motor não vão aguentar. Mas ir reduzindo e freando em ordem 5ª, 4ª e assim por diante sem dar trancos (cuidando da embreagem) tem muitas vantagens.

Ah!!

6- Economiza freios, já que terão apoio do freio motor.

Só mais um detalhe que eu estava esquecendo. Numa decida de serra por exemplo ou memso numa rodovia é obrigatório o uso do freio motor. Segundo o código de trânsito é proibido andar na banguela.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

balele o q seu amigo disse, se for assim andar a 6K rpms o oleo vai subir pros pistoes tmb...

ainda pra complementar a lista ai reza a lenda q andar na banguela freiando aumenta a chance de captacao de ar no sistema de freio
e a falta do vacuo no coletor endurece o pedal
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


aloyolla
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Mensagem por aloyolla »

Obrigado pessoal, boas respostas, aprendi um pouco mais.
Abraços.

AR.


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